O motor V6 3,0 permanecia em linha, agora com 177 cv. Já o V6 3,5 recebia injeção direta de gasolina (GDI) no mercado japonês e passava a 230 cv. Como esse sistema requer combustível com baixo teor de enxofre, não disponível em mercados como o americano, a empresa manteve a versão com injeção indireta e 203 cv para exportação. Na linha a diesel, o 2,8 era mantido, mas logo chegaria um moderno 3,2 com 16 válvulas, injeção eletrônica de duto único e 163 cv.

O terceiro Pajero usou injeção direta no motor V6 3,5, só no mercado japonês, mas os americanos levaram ao lançamento de um 3,8-litros de 218 cv

A tração integral Super Select II vinha com controle eletrônico e maior capacidade de distribuir o torque entre os eixos. Também evoluía a direção, que trocava o antigo sistema de esferas recirculantes pelo de pinhão e cremalheira, mais leve e preciso. E o câmbio automático tinha opção por cinco marchas, caso em que permitia mudanças manuais seqüenciais. Na ausência de um V8, como os americanos apreciam, o Pajero (lá chamado de Montero) recebia naquele mercado em 2003 um V6 de 3,8 litros e 218 cv (depois 233 cv), que só foi adotado no Japão dois anos mais tarde, no lugar do 3,5 GDI.

No Salão de Paris em setembro de 2006 a Mitsubishi revelava uma ampla reestilização para o Pajero. O desenho evoluía sobre o tradicional, mas havia avanços expressivos em segurança: controle de estabilidade, freios com distribuição eletrônica de pressão, bolsas infláveis laterais e superiores (cortinas) de série. O comprimento crescia mais um pouco: 4,90 m com cinco portas e 4,38 m com três portas. Os motores estavam mais potentes: 170 cv para o 3,2 turbodiesel e 250 cv para o 3,8 a gasolina, que adotava o comando de válvulas variável MIVEC. O V6 3,0 continuava em uso no mercado japonês.

A reestilização do utilitário para 2007: novos recursos de conforto e segurança, maior comprimento e 250 cv no motor V6 a gasolina

Depois de mais de 2,5 milhões de unidades vendidas em 170 países e 12 vitórias no rali Dacar (leia boxe abaixo), o Pajero obteve popularidade como poucos utilitários esporte. E está plenamente atualizado, apto a continuar enfrentando obstáculos os mais severos — no fora-de-estrada ou na disputa pelo mercado — por muitos anos.

Ficha técnica
_ Pajero 2,5 gas.
(1ª. geração)
Pajero V6 3,0 gas.
(2ª. geração)
Pajero V6 3,8 gas.
(3ª. geração)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
longitudinal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 91,1 x 98 mm 91,1 x 76 mm 95 x 90 mm
Cilindrada 2.531 cm3 2.972 cm3 3.828 cm3
Taxa de compressão 8,2:1 8,9:1 9,5:1
Potência máxima 103 cv a
4.500 rpm
150 cv a
5.000 rpm
233 cv a
5.000 rpm
Torque máximo 19,4 m.kgf a
2.500 rpm
18,8 m.kgf a
4.000 rpm
35,1 m.kgf a
3.500 rpm
Alimentação carburador injeção multiponto injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, integral automático, 4,
integral
automático, 5,
integral
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido independente
RODAS
Pneus 215/80 R 15 265/70 R 16 265/65 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,60 m 4,65 m 4,83 m
Entreeixos 2,69 m 2,72 m 2,78 m
Peso 1.665 kg 2.070 kg 2.110 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 135 km/h 165 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 14,0 s ND
ND = não disponível

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