Todo redesenhado, mas preservando a identidade original, o terceiro MX-5 (agora não mais Miata) ganhava motor de 2,0 litros e suspensão traseira multibraço

A diversão de dirigi-lo vinha associada a um interior mais confortável e surgia em 2006 o Power Retractable Hard Top, com teto rígido retrátil

O interior melhorava bastante, com aspecto cada vez mais requintado — a simplicidade do Miata original era passado. O volante de três raios tinha apliques imitando alumínio escovado e atrás dele os mostradores traziam iluminação em vermelho. Uma faixa de acabamento em preto brilhante dava o toque de requinte ao painel. Suas dimensões eram de 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,25 m de altura e 2,33 m de entre-eixos. O peso aumentava para 1.095 kg.

A suspensão abandonava o conceito de braços duplos na traseira em favor do multibraço. Tecnologias impensáveis para os roadsters tradicionais, como controles de tração e estabilidade, chegavam ao MX-5. Nos EUA havia um novo motor de 2,0 litros e 16 válvulas, similar ao Ford Duratec (que é na verdade um projeto Mazda), com 174 cv, 19 m.kgf e caixa manual de cinco ou seis marchas. Opção era o câmbio automático de seis marchas com "borboletas" para mudanças manuais no volante. Na Europa o 2,0 entregava 163 cv e 19,2 m.kgf com seis marchas de série, mas havia um novo 1,8 de 126 cv e 17 m.kgf com cinco marchas.

Essa geração recebeu uma série especial Limited, que trazia rodas especiais com partes cromadas e várias opções de revestimento da capota, em cores como azul e verde, e do interior. Teve 3.500 unidades produzidas. A moda do teto rígido retrátil chegou ao MX-5 em julho de 2006. Com nomes diferentes dependendo do mercado (Roadster Coupe na Europa, Roadster Power Retractable Hard Top no Japão e Power Retractable Hard Top nos EUA), tinha o teto dividido em três partes móveis que se recolhiam em 12 segundos. O peso era 36 kg maior que a versão com capota de lona, mas o conforto compensava.

Em 2008 aparecia outra série especial com vários refinamentos e rodas de 17 pol. O novo padrão de estilo da Mazda chegou ao MX-5 na versão reestilizada do Salão de Paris daquele ano. Com novo estilo de grade e faróis, estava em consonância com os modelos mais recentes da casa japonesa. Por dentro havia alterações sutis, mas o motor passava a fornecer 169 cv e 19,3 m.kgf para as versões de câmbio manual e a faixa de corte de rotação subia 500 rpm. Suspensão e câmbio recebiam fino ajuste e, pela primeira vez, a caixa automática estava disponível para os europeus.

Com mais de 735 mil unidades vendidas (em nada menos que 53 cores, das quais 20 foram aplicadas apenas a edições especiais), não é exagero dizer que o MX-5 ou Miata fez ressurgir um segmento até então esquecido. É inegável o sucesso e o prestígio que o pequeno roadster trouxe à Mazda. Conquistou o coração dos aficionados pelo estilo e o prazer de dirigir que só eram encontrados em esportivos maiores e mais caros.

Para ler
Mazda MX-5 Miata: The Book of the World's Favourite Sportscar - por Brian Long e Takao Kijima, editora Veloce. Com 224 páginas, a história de um dos mais importantes esportivos do mundo é contada nesta obra. São depoimentos de pessoas ligadas ao projeto, detalhes do lançamento, a evolução dos modelos em vários mercados, dados técnicos. Kijima foi o engenheiro chefe do projeto Miata.

Miata 20 Years -
por Larry Edsall, editora Motorbooks. Em 176 páginas, este autor conta a trajetória do roadster pelas ruas e também nos bastidores, com 232 fotos coloridas.
Mazda MX-5 Miata Roadster - por Toshihiko Hirai, editora Veloce. Em 176 páginas, conta a história do Miata com base nos depoimentos de engenheiros e projetistas envolvidos no projeto.

Mazda Miata MX- 5 Performance Projects - por Keith Tanner, editora Motorbooks. Para quem deseja conhecer toda a alma do Miata, o livro de 112 páginas trata de formas de cuidar de sua manutenção e também dar aquele toque especial para mudar seu desempenho e comportamento. São 41 projetos que incluem custo, peças e informações técnicas.
Ficha técnica
_ MX-5 (1989) MX-5 (1999) Mazdaspeed (2004) MX-5 (2006)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 78 x 83,6 mm 83 x 85 mm 87,5 x 83,1 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.840 cm3 1.999 cm3
Taxa de compressão 9,4:1 10:1 9,5:1 10,8:1
Potência máxima 114 cv a 6.500 rpm 144 cv a 7.000 rpm 180 cv a 6.000 rpm 163 cv a 6.700 rpm
Torque máximo 13,8 m.kgf a
5.500 rpm
17,1 m.kgf a
5.000 rpm
22,9 m.kgf a
4.500 rpm
19,2 m.kgf a
5.000 rpm
Alimentação injeção multiponto injeção multiponto e turbocompressor injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira 6, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, braços sobrepostos indep., multibraço
RODAS
Pneus 185/60 R 14 195/50 R 15 205/40 R 17 205/45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 3,95 m 3,97 m 3,95 m 3,99 m
Entreeixos 2,23 m 2,26 m 2,33 m
Peso 970 kg 1.065 kg 1.147 kg 1.095 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 188 km/h 200 km/h 205 km/h 215 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5 s 8,0 s 6,7 s 8,3 s

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade