Depois das mudanças de estilo de 1998, o modelo 2003 (ao lado) recebia direção e suspensão melhoradas; o motor V8 já rendia 238 cv

Carros policiais de Nova Jersey (em cima) e da Filadélfia: corporações são fiéis à robustez e ao motor V8 com tração traseira do "Crown Vic"

O modelo 2007 foi o último vendido ao público: em seus últimos meses de produção, o grande Ford tem oferta restrita a taxistas e polícias

A limitação eletrônica de velocidade também era diferente: enquanto o sedã civil estacionava em 193 km/h, o policial chegava a 210 km/h. Os Interceptors tinham outras particularidades: pára-choques que resistem mais a impactos, rodas de aço pretas, bancos dianteiros com um recheio metálico (impede o criminoso de atingir os policiais com algo perfurante) e painel dotado de equipamentos usados pelos homens da lei, como radiocomunicadores, e entrada para computadores portáteis que acessam um terminal de dados.

Em 1993 discretas modificações eram feitas na grade; as bolsas infláveis tornavam-se itens de série para o ano seguinte. O modelo 1995 recebia retoques na frente, que agora tinha faróis maiores e pára-choque remodelado, e no porta-malas. O painel também era modificado. Mas foi em 1998 que a Ford alterou com mais profundidade o Crown Vic: os faróis cresciam em altura, assim como a grade, que ganhava destaque na dianteira. O teto era o mesmo do Mercury Grand Marquis, a terceira janela na coluna posterior desaparecia e as lanternas traseiras davam lugar a unidades mais altas em forma de pirâmide. O porta-malas também crescia em altura e o vidro traseiro era levemente curvo na parte superior. O carro, no geral, perdia o ar comportado.

A suspensão traseira ganhava paralelogramos de Watt para melhor localização do eixo rígido. O motor de 4,6 litros agora desenvolvia 218 cv e 37,6 m.kgf. A unidade V8 de 3,4 litros do Taurus SHO, desenvolvida pela Yamaha, também podia equipar o modelo. Com 32 válvulas, fornecia 235 cv e 31,8 m.kgf. O novo Ford ganhava também mais 70 kg. Fez muito sucesso no Oriente Médio, onde preço da gasolina não é um problema. Nos EUA, depois que o Caprice foi descontinuado pela GM, o Crown Vic e o Grand Marquis encontraram terreno fértil para enterrar suas raízes.

Em 2001 o Crown Victoria estava disponível com pedais ajustáveis e o motor 4,6 passava a 238 cv e 38 m.kgf na versão LX. No ano seguinte, uma novidade que não chegou ao público comum de início era o aumento de 15 cm no entreeixos, configuração voltada para taxistas e frotistas. No modelo 2003 a Ford implementou mudanças técnicas: o chassi recebia novo tipo de aço, as suspensões eram redesenhadas e a caixa de direção enfim passava ao sistema de pinhão e cremalheira, abandonando as esferas recirculantes. Nos modelos policiais os amortecedores traseiros foram movidos para a parte externa do chassi, em busca de melhor controle direcional e facilidade de manutenção. Os motores recebiam sensor de detonação.

Essas foram as últimas modificações substanciais do carro grande da Ford. Com vendas caindo ano a ano, o Crown Vic, que outrora serviu às famílias americanas que buscavam um sedã com espaço de sobra, agora só interessava a taxistas e policiais. Em meados de 2007 o modelo deixou de ser vendido a consumidores comuns. Não restava mais nada à Ford do que divulgar que 2008 será o último ano-modelo de seu clássico de grande porte — e provavelmente também dos irmãos Mercury Grand Marquis e Lincoln Town Car. Para os fãs, ficará a saudade de um dos veículos que mais serviram aos americanos em todos os tempos.

Ficha técnica
_ LTD 429
(1967)
LTD Landau 400
(1977)
LTD Country Squire
302 (1979)
Crown Victoria LX (2007)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 105 x 101,2 mm 101,6 x 101,6 mm 101,6 x 76,2 mm 90,2 x 90 mm
Cilindrada 7.010 cm3 6.555 cm3 4.949 cm3 4.601 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 8:1 8,4:1 9,4:1
Potência máxima 350 cv a
4.600 rpm*
170 cv a
3.800 rpm
130 cv a
3.600 rpm
238 cv a
4.800 rpm
Torque máximo 63,8 m.kgf a
2.800 rpm*
44,7 m.kgf a
1.600 rpm
30,8 m.kgf a
2.600 rpm
38 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação carburador de
corpo quádruplo
carburador de corpo duplo injeção multiponto
* Valores brutos
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 3, traseira aut., 4, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 7,75-15 HR 78-15 225/60 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 5,41 m 5,76 m 5,45 m 5,38 m
Entreeixos 3,02 m 3,07 m 2,90 m 2,91 m
Peso 1.880 kg 1.945 kg 1.680 kg 1.875 kg
DESEMPENHO
Não disponível

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