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Reincorporado à linha Cadillac, o LaSalle 1937 (em verde) era destacado no anúncio da marca de maior prestígio da GM; as vendas atingiram seu auge nesse ano

Na linha 1939 desapareciam os estribos e havia novas grades; o cupê (em azul) trazia bancos laterais retráteis e surgia este sedã conversível

O LaSalle 1940 mostrava nova frente para a série 52, mas a GM já havia decidido substituir a marca pela linha mais acessível Cadillac 61

Quase nada precisou ser alterado nos dois anos-modelo seguintes. Em 1935, na agora chamada Série 50, o motor ganhava maior taxa de compressão para aumento de 5 cv. Mas a divisão continuava a perder mercado para a Packard e seu One-Twenty, que oferecia melhor desempenho e mais prestígio por menor preço — apesar das reduções promovidas pela GM que resultaram, em 1936, nos valores mais baixos da história da LaSalle.

De volta à Cadillac   Passado o pior período desde a quebra da bolsa, a marca recuperava a proximidade com a Cadillac na linha 1937, muito semelhante à mais acessível série 60 da marca de topo, lançada um ano antes. O estilo era atraente e o motor V8 monobloco da "Caddy", com 322 pol³ (5,3 litros) e 125 cv, melhorava muito o desempenho. O entreeixos crescia de novo para 3,15 m e surgia entre as opções um sedã conversível de cinco lugares. As vendas subiram em 150% e registraram o melhor ano da história da LaSalle, com 32.005 unidades, mas voltaram a cair com a crise econômica de 1938. Nesse ano a marca voltava a usar porta-malas saliente, de estética discutível, e adotava alavanca de câmbio na coluna de direção.

Um desenho mais requintado aparecia para 1939, com grades menores ao lado da principal, maior área de vidros, eliminação de estribos (embora ainda disponíveis como opcional), oferta de teto solar e entreeixos reduzido a 3,04 m. O cupê de dois lugares trazia pequenos bancos retráteis nas laterais traseiras — como se veria décadas depois em picapes de cabine estendida — no lugar do "banco da sogra". Havia também o sedã conversível de quatro portas, sendo as de trás "suicidas". As vendas cresceram e superaram as do Packard 120 pela primeira vez.

A linha 1940 foi a única com duas séries: a 50, que mantinha as formas do ano anterior, e a 52, com novo desenho que destacava a posição mais baixa dos faróis. Oferecia opção entre cupê, sedã de quatro portas com porta-malas saliente e os conversíveis que chegavam meses depois. A potência aumentava para 130 cv, mediante carburador maior, e o entreeixos para 3,12 m. Embora as vendas nesse ano tenham sido o dobro das registradas pela Cadillac, o resultado ainda era modesto diante do obtido pela Packard. A decisão da corporação estava tomada.

Em meados do ano a divisão LaSalle era encerrada, com produção total acumulada de 127.615 unidades. Um estudo da linha 1941 chegou a ser feito antes que o plugue fosse puxado da tomada. Em seu lugar entrava o acessível Cadillac Série 61, que chegava a custar menos que o carro similar da divisão extinta. Depois de vários anos, a GM parece ter compreendido o caminho seguido com êxito pela Packard: cativar o cliente de segmento médio-alto com uma opção mais simples de uma marca de prestígio, em vez de recorrer a um emblema de menor expressão. De fato, as vendas da Cadillac em 1941 superaram em 82% as dessa marca e da LaSalle, somadas, no ano anterior.

Se do ponto de vista de marketing a LaSalle pode ter sido um erro, o mundo do automóvel reconhece seus méritos. Durante 14 anos ela ofereceu aos americanos alguns dos mais belos carros feitos no país. E foi a primeira a colocar em produção em massa uma carroceria desenhada por estilista renomado, o que antes só se via em projetos especiais.

Ficha técnica
_ LaSalle 1927 LaSalle 1932 LaSalle 1937
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 79,4 x 125,5 mm 85,4 x 125,5 mm 85,8 x 114,3 mm
Cilindrada 4.965 cm3 5.743 cm3 5.276 cm3
Taxa de compressão 4,8:1 ND 6,25:1
Potência máxima 75 cv a 3.000 rpm 115 cv a 3.000 rpm 125 cv a 3.400 rpm
Torque máximo ND
Alimentação carburador
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira eixo rígido independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 6,50-19 6,50-17 7,00-16
DIMENSÕES
Comprimento 4,70 m 5,13 m
Entreeixos 3,17 m 3,30 m 3,15 m
Peso 1.850 kg 2.205 kg 1.730 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 115 km/h 135 km/h 125 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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