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O Land Rover County de 1982: com faixas decorativas e melhor acabamento, buscava o usuário mais urbano

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O modelo 90 de 1984, com motor de 3,4 litros (branco), e a versão G4 de 2003: apesar do estilo inalterado em 20 anos, houve melhorias como os novos motores a diesel

O Land Rover recebia em 1992 a denominação Defender e novo motor a diesel de 2.495 cm³, com 86 cv a 4.000 rpm e 20,8 m.kgf a 1.800 rpm. Estava disponível nas versões 90 e 110, com entreeixos de 2,28 e 2,79 m, na ordem. A maior media 4,63 m de comprimento e pesava 1.752 kg. Em 1993 o jipe alcançava a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.

Dois anos depois, o motor a diesel recebia turbocompressor e resfriador de ar, passando a 115 cv a 4.000 rpm e 27 m.kgf. Esse propulsor, com que passaria a ser fabricado no Brasil em 1998 (leia boxe abaixo), dava lugar em 1999 a um novo turbodiesel de cinco cilindros e 2.498 cm³, que entregava 122 cv a 4.200 rpm e 30,6 m.kgf a 1.950 rpm. Era capaz de atingir 135 km/h. Os freios a disco chegavam à traseira. Ele celebrava seu qüinquagésimo aniversário com uma série especial, que reprisava as primeiras cores oferecidas em 1948: verde Atlântico e areia.

Havia três versões de chassi — 90, 110 e 130, esta com imponentes 3,30 m de entreeixos — e cinco tipos de carrocerias: fechada com capota de lona, teto fixo, picape, picape de cabine dupla e perua. As versões a gasolina ganhavam podiam ter freios com sistema antitravamento (ABS) e controle de tração eletrônico. O motor V8 já contava com 134 cv a 5.000 rpm, elevando a velocidade máxima a 145 km/h. Para garantir maior estabilidade no asfalto, calçava pneus 205-16 na versão 90. Em 1998 chegava o irmão menor Freelander, para enfrentar a concorrência japonesa do mesmo porte.

O motor turbodiesel de 2,5 litros era o único disponível em 2006, mas o número de versões de carroceria continuava o mesmo. Até hoje as vendas deste quase sexagenário são boas. Ele não sai de moda e nunca se declinou a modismos. É um utilitário com alma, um veículo polivalente. Segundo os ingleses amantes da marca, o motorista pode se cansar, mas o Land Rover jamais.

No Brasil
O Defender começou a ser importado para o Brasil em 1992, nas versões 90, 110 e 130, todas com motor a diesel de 2,5 litros. Seis anos depois a Land Rover instalou uma linha de produção em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

A produção anual do Defender ficava em torno de 800 unidades, com cerca de 40% das peças nacionais e o restante, incluindo a carroceria de alumínio, vindo da terra natal. O motor turbodiesel de 2,5 litros, dotado de resfriador de ar, fornecia 115 cv e 28,4 m.kgf. Era um projeto Land Rover feito sob licença pela International, empresa americana instalada no Rio Grande do Sul. Havia as opções perua básica (SW) e County (CSW), jipe básico (Std) e County (CStd) e picape de caçamba longa (HCPU) com cabine dupla ou simples. E os três entreeixos permaneciam disponíveis.

Ao encerrar a produção no Brasil em 2006, devido ao baixo volume de vendas, a empresa passou a importá-lo da Inglaterra apenas no entreeixos 110.

Ficha técnica
_ Jipe 1,6 (1950) Picape 2,6 (1969) Perua V8 (1978)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 69,5 x 105 mm 77,8 x 92,1 mm 88,9 x 71,1 mm
Cilindrada 1.595 cm3 2.625 cm3 3.528 cm3
Taxa de compressão ND 7,8:1 8,1:1
Potência máxima 50 cv a 4.000 rpm 86 cv a 4.500 rpm 92 cv a 3.500 rpm
Torque máximo 11,2 m.kgf a
2.000 rpm
18,2 m.kgf a
1.750 rpm
23 m.kgf a
2.000 rpm
Alimentação carburador 2 carburadores
CÂMBIO
Marchas e tração 4, integral
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira eixos rígidos
RODAS
Pneus 6,00-16 9,00-16 7,50-16
DIMENSÕES
Comprimento 3,35 m 4,44 m 4,48 m
Entreeixos 2,03 m 2,78 m
Peso 1.175 kg 1.765 kg 1.800 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 80 km/h 110 km/h 120 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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