
O Land Rover County de 1982: com
faixas decorativas e melhor acabamento, buscava o usuário mais urbano


O modelo 90 de 1984, com motor
de 3,4 litros (branco), e a versão G4 de 2003: apesar do estilo
inalterado em 20 anos, houve melhorias como os novos motores a diesel |
O
Land Rover recebia em 1992 a denominação Defender e novo motor a diesel
de 2.495 cm³, com 86 cv a 4.000 rpm e 20,8 m.kgf a 1.800 rpm. Estava
disponível nas versões 90 e 110, com entreeixos de 2,28 e 2,79 m, na
ordem. A maior media 4,63 m de comprimento e pesava 1.752 kg. Em 1993 o
jipe alcançava a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.
Dois anos depois, o motor a diesel recebia
turbocompressor e resfriador de ar,
passando a 115 cv a 4.000 rpm e 27 m.kgf. Esse propulsor, com que
passaria a ser fabricado no Brasil em 1998 (leia boxe abaixo),
dava lugar em 1999 a um novo turbodiesel de cinco cilindros e 2.498 cm³,
que entregava 122 cv a 4.200 rpm e 30,6 m.kgf a 1.950 rpm. Era capaz de
atingir 135 km/h. Os freios a disco chegavam à traseira. Ele celebrava
seu qüinquagésimo aniversário com uma série especial, que reprisava as
primeiras cores oferecidas em 1948: verde Atlântico e areia.
Havia três versões de chassi — 90, 110 e 130, esta com imponentes 3,30 m
de entreeixos — e cinco tipos de carrocerias: fechada com capota de
lona, teto fixo, picape, picape de cabine dupla e perua. As versões a
gasolina ganhavam podiam ter freios com sistema antitravamento (ABS) e
controle de tração eletrônico. O motor V8 já contava com 134 cv a 5.000
rpm, elevando a velocidade máxima a 145 km/h. Para garantir maior
estabilidade no asfalto, calçava pneus 205-16 na versão 90. Em 1998
chegava o irmão menor Freelander, para enfrentar a concorrência japonesa
do mesmo porte.
O motor turbodiesel de 2,5 litros era o único disponível em 2006, mas o
número de versões de carroceria continuava o mesmo. Até hoje as vendas
deste quase sexagenário são boas. Ele não sai de moda e nunca se
declinou a modismos. É um utilitário com alma, um veículo polivalente.
Segundo os ingleses amantes da marca, o motorista pode se cansar, mas o
Land Rover jamais. |