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Ao lado de melhorias na qualidade de construção, o Diablo 2000 trazia posição de dirigir mais cômoda pela nova posição de bancos e pedais

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A versão única VT extraía 550 cv do motor de 6,0 litros -- a unidade do antigo GT "amansada" para ganhar em durabilidade e torque em baixa

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A edição limitada SE, oferecida em dourado e bronze, marcava o fim da produção do Diablo, substituído em 2001 pelo também brutal Murciélago

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A Motor Trend colocou-o frente a frente ao Ferrari 550 Maranello, de concepção bem mais recente (1996) e também com motor V12. O resultado em aceleração foi o esperado: "Em qualquer prova, o motorista do Ferrari veria apenas as lanternas traseiras do Diablo até que elas desaparecessem da vista. Graças à melhor tração longitudinal de sua tração integral, uma vantagem de 65 cv sobre o Ferrari, pequena vantagem de peso e primeira marcha longa, que move a difícil troca para segunda para depois de 96 km/h, o Diablo é o carro de produção com aceleração mais rápida que já testamos". O tempo de 3,4 s na prova deixou o 550 para trás por 0,8 s.

E quanto ao comportamento dinâmico? "O Diablo surpreende por ser fácil de dirigir. Graças aos pneus traseiros muito mais largos, ele tende a subesterçar, enquanto o Ferrari precisa de seu controle eletrônico de tração para ajudar o motorista a evitar uma saída de traseira sob aceleração." Contudo, o 550 se mostrou mais confortável. "Entrar no Diablo é só um pouco menos difícil que em um carro [de corridas] da Indy (e sair dele pode ser ainda pior!), enquanto se colocar diante do volante do Ferrari é fácil como num Lexus SC 400. Motoristas altos ou pesados têm de desviar seu pescoço para a direita para evitar o teto do Lambo, enquanto o Maranello tem espaço de sobra para a cabeça", comparava a revista. A conclusão: "Se você compra um para dirigir todo dia, o 550 é o vencedor sem dúvida. Se, no entanto, está procurando máxima aceleração e visual marcante, o Lambo é seu supercarro".

Com o Murciélago já pronto para estrear, a Lamborghini lançou no Salão de Genebra de 2001 a edição final do Diablo, a 6.0 VT SE ou Special Edition. As 40 unidades estavam disponíveis apenas nas cores dourado, com um efeito de mudança de tom conforme a incidência de luz, e bronze — para simbolizar o nascer e o por do sol, segundo a empresa. O couro do acabamento acompanhava a cor externa e o sistema de áudio era o mais moderno da linha Alpine, com toca-DVDs e navegador integrado. Na mecânica, nenhuma alteração, salvo pelo uso da transmissão mais curta como padrão.

Com o lançamento do novo supercarro em setembro, no Salão de Frankfurt, o Diablo entrava na galeria de grandes Lamborghinis do passado. Ele não foi só o carro mais veloz do mundo ao surgir no mercado, mas o último dos esportivos brutais, que exigiam músculos e nervos de aço para serem levados ao limite. A tendência de tornar os supercarros mais acessíveis ao motorista comum, mais fáceis e seguros de dirigir rápido, foi menos importante para esse velho e endiabrado touro que o desejo de marcar o asfalto com grossas faixas pretas feitas por seus enormes pneus, de desafiar quem estivesse ao volante, de responder com um soco nas costas quando o pé direito pesasse sobre o acelerador e de lhe retribuir com o som gutural do clássico, imortal V12 de Sant'Agata Bolognese.

Ficha técnica
_ Diablo (1990) Diablo SE30 Jota
(1995)
Diablo GT (1999) Diablo VT (2000)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, longitudinal, 12 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 87 x 80 mm 87 x 84 mm
Cilindrada 5.709 cm3 5.992 cm3
Taxa de compressão 10:1 10,7:1
Potência máxima 492 cv a 7.000 rpm 600 cv a 7.300 rpm 575 cv a 7.300 rpm 550 cv a 7.100 rpm
Torque máximo 59 m.kgf a
5.200 rpm
65,2 m.kgf a
4.800 rpm
64,2 m.kgf a
5.500 rpm
63,2 m.kgf a
5.500 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 manual, 6 manual, 5
Tração traseira integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 245/40 R 17 245/35 R 18
Pneus traseiros 335/35 R 17 335/30 R 18 335/35 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,46 m 4,50 m 4,43 m 4,47 m
Entre-eixos 2,65 m
Peso 1.576 kg 1.450 kg 1.460 kg 1.625 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 325 km/h 340 km/h 345 km/h 335 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,1 s 3,9 s
Dados do fabricante; velocidade máxima variável conforme relações de marcha e diferencial

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