Com formato fastback e linhas mais retas, o Karmann Ghia TC não escondia a inspiração no Porsche 911 da década de 1960

O vidro traseiro erguia-se junto da tampa, que dava acesso ao motor de construção plana; sem preço competitivo, o TC durou só quatro anos

A área envidraçada era ampla e a grande tampa traseira (que levava junto o vidro) facilitava o acesso e a colocação de pequenas bagagens. O motor era coberto por uma tampa com material fonoabsorvente, mas quando exigido o ruído interno chegava a incomodar. Media 4,20 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,31 m de altura e 2,40 m entre eixos e seu peso era de 920 kg. Por dentro, pouca coisa mudava em relação ao modelo anterior. Tinha bancos mais modernos na frente, mas atrás ficava muito a dever em conforto. A propaganda anunciava quatro lugares, um evidente exagero. O painel simples oferecia velocímetro, marcador de combustível e relógio.

Usava o mesmo motor do VW 1600 TL e da perua Variant. O boxer de construção plana, em que a turbina fixada ao virabrequim reduzia a altura do motor completo, era alimentado por dois carburadores de corpo simples. Não era tarefa fácil deixar os dois com a regulagem correta. O desempenho permanecia modesto, assim como a estabilidade, mas este cupê feito em São Bernardo do Campo não tinha grandes pretensões esportivas.

O TC custava 13% a mais que o antigo Karmann Ghia, mas era 36% mais barato que o Puma GTE, que também já usava motor VW. Por quase a mesma quantia podia-se adquirir um Corcel GT e, se o cliente pudesse pagar mais 27%, levaria um Dodge Dart cupê para casa, com desempenho muito superior. O novo Volkswagen, portanto, não era um carro com preço competitivo e oferecia pouco para sua proposta de esportivo. Tinha estilo bonito e moderno frente aos outros nacionais, mas lhe faltava o charme do original.

Em 1971 a produção do Karmann Ghia 1600 era descontinuada, depois de nove anos de sucesso desde a versão 1200. Foram 23.402 cupês e apenas 176 conversíveis. No ano seguinte a Volkswagen lançava o SP2, desenhado no Brasil. Muito mais elegante que o TC, ofuscou sua carreira. O "Porsche 911 nacional" deixou o mercado em 1975 após 18 mil unidades produzidas.

O primeiro Karmann Ghia provoca suspiros até hoje e é muito cobiçado no mercado de antigos — do conversível nem se fala.

Para ler
VW Karmann Ghia Gold Portfolio - 1955-1974 - por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Mais uma das conhecidas compilações de matérias por Clarke, foi publicada em 2006 e tem 160 páginas em inglês. Testes e comparativos publicados na Europa e nos Estados Unidos, dados técnicos e a história do carro estão no livro, que inclui os três motores (os mesmos usados no Brasil) e também as versões especiais da Okrasa e da Beutler.

VW Karmann Ghia - por Malcolm Bobbitt, editora Veloce Publishing. Foi considerado o melhor livro sobre KG por um site especializado no modelo.
Saiu em 1995 e traz 160 páginas em inglês. Inclui ainda o Beetle (Fusca) conversível alemão.

Karmann Ghia Coupé & Cabriolet - por Malcolm Bobbitt, editora Veloce Publishing. O mesmo autor publicou em 2004 esta obra mais compacta, sem o Fusca, com 112 páginas em inglês. Inclui dados para compra e manutenção e história da Ghia.

Essential Volkswagen Karmann-Ghia: The Cars and Their Story - 1955-74 - por Lawrence Meredith, editora Motorbooks International. Pequeno, com 80 páginas em inglês, este livro de 1994 traz informações básicas sobre o cupê e o conversível produzidos na Alemanha.
Ficha técnica
_ Karmann Ghia 1200
(1963)
Karmann Ghia 1500
(1967)
Karmann Ghia TC
(1971)
MOTOR
Posição e cilindros traseiro, longitudinal, 4 opostos
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 77 x 64 mm 83 x 69 mm 85,5 x 69 mm
Cilindrada 1.192 cm3 1.493 cm3 1.584 cm3
Taxa de compressão 7:1 7,5:1 7,2:1
Potência máxima 30 cv a 3.400 rpm 44 cv a 4.000 rpm 50 cv a 4.600 rpm
Torque máximo 7,7 m.kgf a 2.000 rpm 10,2 m.kgf a 2.000 rpm 10,8 m.kgf a 3.000 rpm
Alimentação carburador de
corpo simples
2 carburadores de
corpo simples
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braço arrastado
Traseira independente, semi-eixo oscilante
RODAS
Pneus 5,60-15
DIMENSÕES
Comprimento 4,14 m 4,20 m
Entreeixos 2,40 m
Peso 830 kg 920 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 120 km/h 138 km/h 138 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 23 s
ND = não disponível

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