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Últimas novidades: o Type S de 2002 (à esquerda), com menor peso e volante Momo, e o NSX-R GT de homologação, que tinha falso coletor de ar
Para ler
Acura NSX: Honda's Supercar - por Brian Long, editora Veloce Publishing. Lançado em 2006, o livro de 208 páginas em inglês conta a trajetória desse carro esporte nipônico cheio de tecnologia. Inclui entrevistas com pessoas da fábrica envolvidas com o modelo e traz fartas ilustrações e material promocional da Honda.

Acura-Honda NSX Performance Portfolio, 1989-1999 - por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Mais uma das famosas compilações de Clarke, que são boa forma de conhecer um automóvel pelo ponto de vista da época em que foi produzido. Restrito à primeira década do NSX, esta tem 140 páginas com testes, comparativos e dados técnicos publicados em revistas.

 
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Um sucessor chegou a ser anunciado, mas o projeto foi cancelado, deixando o NSX como primeiro e único carro superesportivo da Honda

As diferenças para o NSX-R já conhecido estavam na carroceria alargada, defletor dianteiro e difusor de ar traseiro mais pronunciados, suspensão mais baixa e um curioso coletor de ar no teto, não funcional nos carros de rua, mas capaz de direcionar ar ao sistema de admissão na versão para as pistas. Em 2004 a produção do esportivo da Honda era transferida da fábrica de Tochigi — antes exclusiva, agora compartilhada com o roadster S2000 e o cupê híbrido Insight — para a de Suzuka.

Já no ano seguinte, em julho, a fábrica anunciava que a história do NSX chegava ao fim e que começava o desenvolvimento de seu sucessor. Um substituto que, é verdade, vinha sendo previsto pela imprensa desde 2001, com expectativa de um motor V8 de cerca de 400 cv e lançamento previsto para 2004. Dali em diante, durante anos se falou nos planos de um supercarro com motor V10, aguardado para 2010 — o que chegou a ser confirmado em 2007 pelo presidente da filial norte-americana da Honda, Tetsuo Iwamura. O carro-conceito HSC ou Honda Sports Concept, do Salão de Tóquio de 2003, provavelmente serviria de base para o novo carro. Contudo, em dezembro de 2008 o presidente da matriz, Takeo Fukui, anunciou que o cenário de crise econômica mundial havia levado a empresa a cancelar o projeto.

Mesmo que nunca venha a ter sucessor, o NSX passou à história como um dos marcos da indústria automobilística japonesa, um projeto reconhecido até mesmo por uma autoridade no assunto como o sul-africano Gordon Murray, criador do McLaren F1. Em uma entrevista, Murray admitiu: "No momento em que dirigi o NSX, todos os carros — Ferrari, Porsche, Lamborghini — que eu vinha usando como referências no desenvolvimento de meu carro sumiram de minha mente. É claro que o F1 precisaria ser mais rápido que o NSX, mas o comportamento dinâmico e o conforto de marcha do Honda seriam meus novos alvos de projeto."

Além das inovações técnicas que introduziu, o NSX pode ser considerado o primeiro superesportivo planejado para oferecer conforto e facilidade de uso no dia-a-dia. O fato de ter mantido o desenho original por 15 anos, apenas com uma reforma dianteira, e de pouco ter sido modificado na mecânica por tal período comprova a excelência de seu projeto, que deixaria orgulhoso o fundador Soichiro Honda, falecido em 1991.

Ficha técnica
_ NSX (1990) NSX Alex Zanardi
Edition (1999)
NSX-R (2002)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, transversal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo variável nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 90 x 78 mm 93 x 78 mm
Cilindrada 2.977 cm3 3.179 cm3
Taxa de compressão 10,2:1
Potência máxima 273 cv a 7.100 rpm 294 cv a 7.100 rpm 280 cv a 7.300 rpm
Torque máximo 29 m.kgf a 5.300 rpm 31,1 m.kgf a 5.500 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5, traseira manual, 6, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 205/50 R 15 215/45 R 16 215/40 R 17
Pneus traseiros 225/50 R 16 245/40 R 17 255/40 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,40 m 4,42 m 4,43 m
Entreeixos 2,53 m
Peso 1.365 kg 1.383 kg 1.270 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 270 km/h 274 km/h 270 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,6 s 4,8 s 4,4 s

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