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O vigor que faltava ao XR vinha ao GLX e ao Ghia em 2005: o motor Duratec 2,0 com 140 cv para caixa automática e 147 cv para manual

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Bons resultados: o Zetec Rocam flexível chegava a 113 cv com álcool

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Levou quatro anos para a segunda geração chegar ao Brasil, mas ela veio renovada em estilo; por enquanto oferece só motor 2,0 a gasolina

O sedã GLX manteve o 1,8 16V só por mais alguns meses, até receber o 1,6, enquanto o 2,0 16V permanecia disponível para hatch e sedã GLX e Ghia. Mas havia um fato intrigante: desde o lançamento do EcoSport, em 2003, a Ford brasileira vinha usando na versão de topo deste utilitário o motor Duratec 2,0 16V importado do México, uma unidade mais moderna que o Zetec, com bloco de alumínio e outros aprimoramentos. Adaptá-lo ao Focus seria uma boa forma de competir com a renovada concorrência — e foi o que a Ford providenciou em uma combinação inédita no mundo, pois na Europa o Duratec só foi adotado na segunda geração.

Em junho de 2005 o Zetec dava lugar ao novo motor nas versões GLX e Ghia, que ganhavam tempero esportivo. A potência passava a 140 cv quando dotado de câmbio automático e 147 cv com caixa manual — a diferença vinha da calibração da central eletrônica, que no primeiro caso favorecia o torque em baixa rotação —, enquanto o torque era o mesmo nos dois casos, 19 m.kgf. O câmbio passava a ser o feito em Taubaté e a suspensão era recalibrada. Na aparência, poucas novidades: apenas o logotipo 2.0 16V na traseira e nova grafia nos instrumentos do painel.

Abandonado   Daquele período em diante o Focus, que já não era privilegiado pela estratégia de marketing da Ford, entrou praticamente no esquecimento. O segmento de sedãs médios apresentava grande renovação, com lançamentos como Vectra, Civic, Mégane e Jetta, mas o modelo argentino deixava de acompanhar esse ritmo. Até mesmo o motor 1,6 flexível, que a Ford usava no Fiesta desde 2004, demorou três anos para chegar ao Focus — apareceu em maio de 2007 com 113 cv e 15,1 m.kgf ao usar álcool, ótimos resultados para um motor de duas válvulas por cilindro. E suas linhas continuavam intocadas, pois pesquisas indicavam baixa aceitação pelos brasileiros da reforma parcial lançada em 2005 nos Estados Unidos.

Em setembro de 2008, quatro anos depois do lançamento europeu, o Focus de segunda geração começava a ser feito na Argentina — ao menos, atualizado com a recente remodelação da Europa. Sedã e hatch vinham ao Brasil nas versões GLX e Ghia, apenas com o motor Duratec HE 2,0 16V a gasolina (o flexível ficou para mais tarde), que teve a potência ajustada para 145 cv e o torque em 18,9 m.kgf, tanto com caixa manual quanto com automática.

Além do desenho atraente e do ganho em espaço interno trazido pelas maiores dimensões, o novo Focus mostrava detalhes interessantes na versão Ghia, como partida do motor por botão (a chave podia permanecer no bolso), ar-condicionado automático com duas zonas de ajuste, canal para mudanças manuais sequenciais no câmbio automático e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone. O GLX ganhava computador de bordo e ambos tinham rodas de 16 pol. A geração anterior foi mantida com motor 1,6 flexível, nos acabamentos GL (inédito para o sedã) e GLX, este com detalhes externos iguais aos do antigo Ghia.

Em 10 anos de produção o Focus assumiu e perdeu a liderança mundial de vendas (que manteve em 2001 e 2002), viu a versão norte-americana seguir outro caminho e a sul-americana se desatualizar e retomar a modernidade. Mas conclui esse período como um dos mais bem-sucedidos modelos da história moderna da Ford — mais de 5,5 milhões de unidades fabricadas só na Europa — e o carro mais vendido da Inglaterra, ano após ano, desde o lançamento. Pelo carisma que seu nome conquistou em vários mercados, não será surpresa vê-lo estampado na traseira de muitas e muitas gerações, como aconteceu com seu antecessor Escort.

Ficha técnica
_ ST 170 (2002) RS (2002) ZX4 ST (2004, EUA) ST (2005)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha transv., 5 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 84,8 x 88 mm 87,5 x 94 mm 83 x 93,2 mm
Cilindrada 1.988 cm3 2.261 cm3 2.521 cm3
Taxa de compressão 10,2:1 8:1 9,9:1 9:1
Potência máxima 170 cv a 7.000 rpm 215 cv a 5.500 rpm 153 cv a 5.750 rpm 225 cv a 6.100 rpm
Torque máximo 20 m.kgf a
5.500 rpm
31,6 m.kgf a
3.500 rpm
21,3 m.kgf a
4.250 rpm
32,6 m.kgf de
1.600 a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto injeção multiponto, turbo, resfr. de ar injeção multiponto injeção multiponto, turbo, resfr. de ar
CÂMBIO
Marchas e tração 6, dianteira 5, dianteira 5, dianteira 6, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira independente, multibraço
RODAS
Pneus 215/45 R 17 225/40 R 18 205/50 R 16 225/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,15 m 4,18 m 4,45 m 4,36 m
Entreeixos 2,61 m 2,64 m
Peso 1.208 kg 1.278 kg 1.242 kg 1.317 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 216 km/h 232 km/h ND 241 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,2 s 6,3 s ND 6,8 s
ND = não disponível

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