Teto solar, câmbio automatizado, cortinas infláveis: os refinamentos do novo Panda o afastavam da simplicidade do modelo original

Também não falta desempenho: com motor 1,4 16V e câmbio de seis marchas, a versão 100 HP acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos

A versão Cross combina tração 4x4, suspensão elevada e bloqueio de diferencial para que este Panda seja tão valente quanto o antecessor

A pesquisa da revista inglesa elencava qualidades como confiabilidade, valorização, experiência ao volante e qualidade dos serviços autorizados. Os tempos de qualidade duvidosa definitivamente ficaram para trás. E, se na aparência o Panda de 2003 continua o mesmo até hoje, a Fiat compensa o fato com infindáveis edições especiais que abrangem todos os gostos e bolsos.

Em tempos ecologicamente corretos, não poderia faltar a versão Natural Power, que podia receber gasolina ou gás natural. Essa opção significava baixas emissões poluentes e economia financeira. A plataforma utilizada era a mesma da versão de tração integral, onde o espaço do diferencial traseiro recebia dois tanques para o gás. A autonomia chegava a 240 quilômetros.

Os equipamentos de conforto e segurança estavam adaptados aos novos tempos. A versão Active trazia direção assistida e opção de bolsas infláveis e sistema antitravamento (ABS), itens que passariam a vir de série em 2005. A Dynamic oferecia as opções de ar-condicionado com controle automático de temperatura, teto solar de vidro, rodas de alumínio, rádio/toca-CDs com MP3 e caixa manual automatizada. Em alguns mercados, bolsas infláveis frontais e laterais tornaram-se padrão na linha 2006 e surgiu a opção de cortinas infláveis.

A Emotion, ou Eleganza em alguns países, era uma tentativa da Fiat em dar luxo e requinte ao pequenino. De série dispunha de CD/MP3, rodas de alumínio com pneus de perfil baixo e ar-condicionado automático. O lado "esportivo" do Panda, por mais estranho que isso possa parecer tendo em vista o perfil do modelo, não ficou de fora. A versão 100 HP vinha com câmbio manual de seis marchas, freios a disco nas quatro rodas e suspensão modificada. Acelerava de 0 a 100 km/h em ótimos 9,5 segundos, atingindo a máxima de 185 km/h.

Para 2005 ressurgia o modelo 4x4, nas versões Climbing e Cross, ambas com rodas e pneus maiores, suspensão elevada, pára-choques mais envolventes e molduras laterais. A Cross adicionava bloqueio de diferencial, para maior capacidade fora-de-estrada, e diferentes faróis e lanternas. Em 2007 a Fiat chegava à milionésima unidade, um Panda Climbing 4x4 de 1,2 litro, vermelho.

Opções variadas, baixo custo de manutenção e robustez costumam ser ingredientes quase certos para as boas vendas de um automóvel de entrada. No caso do Panda tudo isso se concretizou: um carro pequeno, econômico e forte que atinge até hoje várias faixas de mercado. Para o jovem solteiro, famílias pequenas ou quem precisa de um minitrator para os momentos difíceis do clima italiano, o nome Panda se mostrou sinônimo de simplicidade.

Nas pistas
O Panda esteve presente em uma das mais famosas provas fora-de-estrada do mundo, o Rali Dacar de 2007, que na ocasião teve início em Lisboa e chegada à capital do Senegal. Inseridas na categoria T2, voltada para veículos de produção, as duas unidades preparadas para o evento receberam o nome de Panda Cross Dakar.

Equipado com o motor Multijet turbodiesel de 1,3 litro, o carro entregava 105 cv e 17 m.kgf. Recebia caixa manual de seis marchas e tração integral com acoplamento viscoso e bloqueio de diferencial. A suspensão independente nas quatro rodas completava o conjunto. O Cross Dakar também tinha plataformas de alumínio para o caso de atolar na areia, duas pás, três pneus sobressalentes e reservatório de água.

 

Ficha técnica
_ Panda 30 (1982) Panda 4x4 (1991) Panda 100 HP (2006)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 2 em linha transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 77 x 70 mm 70 x 72 mm 72 x 84 mm
Cilindrada 652 cm3 1.108 cm3 1.368 cm3
Taxa de compressão 8:1 9,6:1 11:1
Potência máxima 30 cv a 5.500 rpm 51 cv a 5.250 rpm 100 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 4,2 m.kgf a 3.000 rpm 8,6 m.kgf a 3.000 rpm 13,4 m.kgf a 4.250 rpm
Alimentação carb. de corpo simples injeção multiponto injeção mult. seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 4, dianteira 5, dianteira 6, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira eixo rígido eixo de torção
RODAS
Pneus 135-13 145-13 195/45 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,38 m 3,40 m 3,58 m
Entreeixos 2,16 m 2,30 m
Peso 650 kg 800 kg 975 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 115 km/h 130 km/h 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 25 s 19,5 s 9,5 s

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