Desventuras em série
Conhecido
como o maior fracasso da indústria, o |
|
|
Em 1948, sob direção de Henry Ford II, a Ford Motor Company se deu conta
que faltava cobertura de níveis de mercado em seu catálogo de marcas. A
idéia de uma quarta divisão para o grupo já composto pela acessível
Ford, a intermediária Mercury e a luxuosa Lincoln foi sendo acalentada
até a Guerra da Coréia colocar o projeto na geladeira, em 1950. Uma vez
encerrado o conflito, três anos mais tarde, a nova marca ganhou impulso.
Afinal, até meados dos anos 50, as outras duas grandes de Detroit tinham
uma família maior de divisões. |
|
A grade era o ponto crítico do desenho, que no restante mostrava sobriedade |
Essa antiga tendência à especificação levou a Ford a concluir que, ao
perder mercado para as outras companhias, precisava mesmo enriquecer
seu cardápio de marcas. Se um dono de Ford quisesse subir em nível de
conforto, acabamento e status, mas não tivesse condições de adquirir
um Lincoln, encontraria como única opção a Mercury. Na mesma época,
porém, as divisões das concorrentes antes focadas na simplicidade e em
preços acessíveis começavam a se confundir com as intermediárias, à
medida em que motores potentes e desenho caprichado enriqueciam seus
produtos. O melhor exemplo disso era a Chevrolet. |
A versão Citation, mostrada
nestas ilustrações (acima o cupê hardtop), era a mais luxuosa da linha, que compreendia sete opções de acabamento e sete de carroceria |
Mais
de 6.000 nomes foram considerados para a nova divisão, vindos das mais
improváveis fontes. Uma delas foi a poetisa Marianne Moore, que teria
sugerido "pérolas" como Resilient Bullet (Bala Elástica), Mongoose
Civique (Mangusto Cívico), Varsity Stroke (Pancada do Time da Escola),
Pastelogram (sem tradução, algo como Pastelograma), Andante con Moto
(Andante com Movimento) e até Utopian Turtletop (Casco de Tartaruga
Utópico). Com opções absurdas desse nível, é de se compreender a escolha
que a Ford fez... |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/12/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |