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O novo padrão de estilo da Chrysler, com linhas fortes e angulosas, apareceu em 2008 para dar aspecto imponente à terceira geração da Caravan

Interior modernizado, motores de até 254 cv e a mesma praticidade: as minivans Chrysler completavam 25 anos com longa carreira pela frente

À frente chamava atenção a grade desafiadora, ladeada por faróis de cantos retos e um pára-choque bem integrado à carroceria. A lateral era reta, com um vinco saindo das luzes de direção e cortando todo o carro abaixo da linha de cintura. As caixas de rodas traziam um ressalto que completava o conjunto. A grande porta traseira continuava e as lanternas, retilíneas e verticais, seguiam do pára-choque até a linha do vidro. O interior estava mais elegante e com um toque de esportividade. O motorista tinha à frente três mostradores circulares em separado e o console alto integrava os comandos do carro. Havia conforto e espaço de sobra para a família.

Suas medidas eram generosas: 5,1 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,75 m de altura e entreeixos de 3,07 m. Mecanicamente as minivans contavam com três motores. O de 3,3 litros, com 177 cv, era capaz de consumir E85 (85% de álcool e 15% de gasolina); o 3,8 vinha desta vez com 199 cv; e o mais potente da linha era um 4,0-litros com 254 cv, todos V6. A primeira unidade vinha equipada com caixa automática de quatro marchas; para o restante o câmbio tinha seis marchas. Sua alavanca deixava a coluna de direção e ia para o painel, em posição elevada, junto ao motorista.

A evolução veio em boa hora. Para a segurança dos ocupantes havia agora bolsas infláveis laterais e do tipo cortina. O entretenimento ficava garantido pelo sistema MyGIG, com telas de vídeo espalhadas pelo forro do teto. Um destaque: o sistema Swivel'n'Go, que permitia à segunda fileira de bancos rodar sobre seu eixo, ficando de frente para a terceira fileira. Uma mesa vinha junto com o pacote, formando um espaço de integração familiar.

A versão de entreeixos curto saía de cena e dava lugar a um novo carro, o Dodge Journey, decisão não aplaudida por alguns clientes da marca. Outra novidade foi o acordo da americana com a Volkswagen, que resultou na minivan Routan. Basicamente uma Caravan com logotipo alemão, a Routan (seria um anagrama com o nome da Touran, baseada no Golf?) trazia faróis e lanternas de acordo com o DNA da VW, o que não impedia que se notasse o desenho básico da Chrysler. Montada no Canadá com foco no mercado dos EUA, a Routan vinha com os motores de 3,8 e 4,0 litros e o câmbio de seis marchas.

O conceito de carro familiar inaugurado há 25 anos pela Chrysler em seu país de origem está mais atual do que nunca e não parece ter fim tão cedo. Qualquer que seja o rumo da gigante americana, a Caravan, que já vendeu mais de 12 milhões de unidades, e suas irmãs têm lugar cativo na história de vida de várias gerações de pessoas.

Ficha técnica
_ Caravan 2,6 (1984) Caravan LX 4WD 3,8 (1999) Caravan SXT 3,3 (2005)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha transversal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no bloco, 2
Diâmetro e curso 91,2 x 98 mm 96 x 87 mm 93 x 81 mm
Cilindrada 2.555 cm3 3.778 cm3 3.301 cm3
Taxa de compressão 8,7:1 8,9:1 9,3:1
Potência máxima 105 cv a 4.800 rpm 180 cv a 4.400 rpm 180 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 19,6 m.kgf a 2.800 rpm 33,1 m.kgf a 3.200 rpm 29 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 4
Tração dianteira integral dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 205/70 R 15 215/65 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,46 m 4,73 m 4,80 m
Entreeixos 2,84 m 2,87 m
Peso 1.550 kg 1.840 kg 1.775 kg
DESEMPENHO
ND
ND = não disponível

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