Enorme volante, diminuto painel: ingredientes de um interior simples ao extremo, mas adequado a um carro que se prestava a toda utilização

Sai a parte traseira da carroceria, entra um baú: surge o furgão 2CV AU

Era um carro rústico, mas confortável... e realmente não quebrava com facilidade os tais ovos previstos no projeto! Nas curvas inclinava demais (a suspensão não impunha muita resistência à rolagem) e parecia que ia tombar, mas como todo Citroën surpreendia em estabilidade, mesmo com pneus finos na medida 125-400 (15,7 pol de aro). Os quatro freios eram a tambor e o de estacionamento atuava nas rodas dianteiras, outra característica da marca por muito tempo, que tornava mais eficiente esse freio caso houvesse falha no circuito principal.

As vendas foram muito além das expectativas. A fábrica de Levallois-Perret, cidade que faz parte da conurbação parisiense a sete quilômetros do centro da capital francesa, dedicava toda sua produção ao 2CV. As linhas de montagem trabalhavam de forma ininterrupta, tal era o sucesso do carrinho. Havia fila de espera de três meses e quase 1.000 carros foram produzidos no último trimestre de 1949. Para um carro simples, um catálogo simples: apenas quatro páginas, duas fotos frontais, uma lateral sem as portas mostrando o interior e outra mostrando a parte de trás, com o porta-malas de lona aberto. Uma orientação pitoresca estava no pára-sol: instruções de manutenção em três idiomas.

No Salão de Paris de 1950 era apresentado um interessante furgão baseado no modelo. No ano seguinte, em maio, entrava em produção o 2CV AU (Utilitário). Da parte central para trás era modificado, recebendo chapas onduladas na parte inferior e também no teto. A capacidade anunciada de carga era de 250 kg, mas muitos não a respeitavam, colocando às vezes o dobro do peso. Fez a alegria dos correios, da empresa estatal de comunicação, da polícia e de agricultores.

Continuava rústico, não tinha pára-choque traseiro e a abertura das portas para a inserção de carga era muito boa. Outra genialidade estava no equilíbrio do peso: o estepe foi posicionado em pé na lateral direita e o tanque de combustível no lado oposto, o que também melhorava o vão livre interno. Vários construtores independentes de carrocerias fizeram versões com vidros laterais, teto mais alto e até um picape.

Chegam as melhorias   Em 1953 o 2CV recebia a primeira mudança externa. O emblema do radiador estava sem o oval, o capô e os pára-lamas eram redesenhados. O automóvel podia ser visto na porta de universidades, em frente a bistrôs requintados da moda e até mansões. Havia se tornado um objeto charmoso, mais que um meio de transporte popular. Na cidade ou no campo, era um sucesso. Continua

Nas telas
Se o filme fosse francês com cenário e época após 1948, na cidade ou no campo, colorido ou em preto e branco, teria um Citroën 2CV em pelo menos uma cena externa. Mas ele atuou — e bem — em filmes muito famosos.

Em 1981 estreava mais uma aventura de 007, o agente britânico James Bond, em Somente para Seus Olhos (For Your Eyes Only). O personagem principal criado por Ian Fleming é vivido por Roger Moore. Desta vez ele está numa investigação no litoral espanhol a bordo de seu Lotus Esprit.Junto da lindíssima Melina Havelock (Carole Bouquet), sai em fuga de bandidos e vê seu Lotus explodir após uma tentativa de invasão. A única opção disponível é um 2CV 6 amarelo, 1981, para o espanto do agente. Há uma ótima perseguição pelas ruelas e morros de uma vila, capotagens e muito malabarismo.

Um 2CV azul é o carro do casal protagonista do polêmico filme Proposta Indecente (Indecent Proposal) de 1993. A bela Diana Murphy (Demi Moore) é casada e feliz com David Murphy (Woody Harrelson), mas estão com sérias dificuldades financeiras. Ela, muito atraente, recebe uma proposta do milionário John Gage (Robert Redford) para passar uma noite com ele em troca de uma bela soma em dinheiro. As conseqüências são inesperadas e o filme é interessante. Causou impacto na época.

Desde a estréia do primeiro filme da série, em 1963, A Pantera Cor de Rosa (The Pink Panther) fez muita gente rir em todo o planeta. O ótimo ator Peter Sellers interpretava o atrapalhado inspetor de polícia francês Jacques Clouseau. Esta produção anglo-americana, com a direção competente de Blake Edwards, contou em seus vários filmes com atores famosos como David Niven, Robert Wagner e a belíssima italiana Claudia Cardinale. Sellers participou de mais seis filmes da série e em sua impecável atuação destruiu dois furgões 2CV.

Um filme de muito sucesso, em que aparecem vários carros bonitos, é Loucuras de Verão (American Graffiti), de 1973. É um pouco comédia, um leve drama que se passa numa pequena cidade americana do início dos anos 60. Os adolescentes Curt (Richard Dreyfuss), Teddy (Charles Martin Smith), Paul Le Mat (John Milner) e Steve (Ron Howard) passam sua última noite de verão antes de Curt ir para a universidade em outra cidade. E a noite é muito agitada e divertida. Um 2CV azul de 1967 é o carro de Curt e aparece muito no filme. Ele tem até um adesivo com um “F”, muito usado na Europa dos anos 60, 70 e 80 para identificar o país.

O famoso e também polêmico filme de guerra Apocalypse Now, de 1979, tem um elenco estelar contando com Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall e Dennis Hopper. A direção é de Francis Ford Coppola e foi baseado em um livro. Este drama de guerra, muito pesado, tem cenas no Vietnã e no Camboja e nele aparecem dois Citroëns 2CV.

Uma ótima comédia ítalo-francesa é As Aventuras de Rabbi Jacob. A história que se passa em 1973 mostra um homem preconceituoso, obrigado a rever seus conceitos após ter de se passar por um rabino enquanto ia para o casamento de sua filha. Fez muito sucesso. Há muita confusão, agitação e destruição de vários carros, incluindo um 2CV cinza.


Loucuras de Verão


Os 102 Dálmatas


Somente para Seus Olhos


A Pantera Cor de Rosa


Ratatouille


As Bicicletas de Belleville

Um infantil, mas do qual muito adulto gosta, foi Os 102 Dálmatas (The 102 Dalmatians) de 1988. Quem faz a malvada Cruela é Glenn Close, ajudada por Gérard Depardieu. O filme recebeu uma indicação ao Oscar. Cruela, obcecada por um casaco confeccionado com os pêlos dos pequenos caninos, conta com a ajuda de um estilista francês — muito bem interpretado por Depardieu — e vários outros cruéis para caçar os bichinhos. Em várias cenas podemos ver um 2CV Spécial 1988 branco.

Entre os desenhos animados, As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville), de 2003, conta a história de uma senhora que presenteia seu sobrinho com uma bicicleta para que ele concorra à famosa corrida Volta da França. Uma gangue tenta de todo modo sabotar o jovem e sua tia, mas três amigas ciclistas sempre estão presentes para salvá-lo. Aparece em várias cenas um 2CV imitando uma limusine.

Em 2007 fez muito sucesso o desenho animado Ratatouille, do valente, sábio e habilidoso ratinho Remy, que sonha em ser um grande chefe de cozinha. Este fabuloso desenho tem um pouco de comédia, romance, drama e muitas receitas francesas. Conta com belas reproduções de Paris, prédios, ruas e carros. Não podia faltar um 2CV azul. Mesmo para quem não é gourmet, é um ótimo divertimento.

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