Álbum de família: o 645 Ci de geração atual, em primeiro plano, e os antecessores 503, 3200 S, 3.0 CSi, 628 CSi e 840 Ci, da esquerda para a direita

Depois de ganhar um "C" em seu nome, o 850i tinha o motor ampliado para 5,4 litros e 326 cv e recebia quinta marcha na caixa automática

O Z8 cumpriu bem o papel de topo de linha da marca após o Série 8, mas com outra proposta: um conversível nostálgico de dois lugares

Novos motores   Pouco depois da estreia do CSi, em janeiro de 1993 o 850i foi renomeado 850 Ci (C de Coupe) e recebeu bancos de couro e encosto traseiro rebatível como itens de série. Em julho do mesmo ano, aproveitando a adoção de novos motores V8 pela marca — os primeiros desde os anos 60 —, aparecia a versão de entrada 840 Ci, com o objetivo de recuperar o patamar de vendas em declínio de mais de 30% desde o lançamento do cupê.

O motor M60, de 4,0 litros e cilindros dispostos em "V" de 90°, trazia como novidades quatro válvulas por cilindro e camisas de cilindros em Nikasil, uma liga de níquel e silício que trazia redução de atrito e melhor rendimento. De fato, o V8 entregava números próximos aos do 850i inicial: 286 cv e 40,8 m.kgf, o bastante para 0-100 em 6,9 s com caixa manual de seis marchas (7,4 s com a automática de cinco, a única oferecida no mercado norte-americano) e a habitual máxima de 250 km/h. Além do logotipo na tampa do portamalas, a única identificação visual da versão estava nas saídas de escapamento de seção circular.

Mais tarde, em fevereiro de 1994, o motor V12 do 850 Ci dava lugar a uma variação com maior cilindrada, a M73, de 5.379 cm³ (o diâmetro dos cilindros passava de 75 para 79 mm, e o curso dos pistões, de 84 para 85 mm). Associado a taxa de compressão de 10:1 em vez de 8,8:1, o aumento de volume resultava em 326 cv e 50 m.kgf obtidos em rotações mais baixas. A caixa automática, agora a única disponível, ganhava a quinta marcha. Mesmo sem opção de câmbio manual e com o elevado peso de 1.955 kg, o novo Série 8 superava o antigo no 0-100, feito em 6,3 s; continuava limitado a 250 km/h.

O V8 era o alvo da atenção da BMW no ano seguinte. Diante de problemas de corrosão das camisas de Nikasil verificados em mercados como os EUA, causados pela gasolina com alto teor de enxofre, foi preciso desenvolver um novo bloco, agora com camisas de Alusil (liga com alumínio e silício). A empresa aproveitou para aumentar a cilindrada para 4,4 litros, por meio de diâmetro e curso ampliados, de 80 x 89 mm para 82,7 x 92 mm. O motor M62 mantinha a potência de 286 cv, mas ganhava torque (42,6 m.kgf) e baixava os tempos de 0-100 para 6,6 s no manual e 7 s no automático. Essa foi a última alteração de monta no Série 8. Os EUA deixavam de recebê-lo em 1997 após um total de 7.232 carros, volume modesto para um mercado tão amplo e receptivo a modelos de preço e desempenho elevados. A produção da linha foi encerrada em maio de 1999 depois de 30.621 unidades.

De certo modo a BMW o substituiu pelo Z8 lançado no ano seguinte, mas este era um conversível de dois lugares e linhas nostálgicas, uma proposta diferente. Um sucessor mais próximo talvez seja o atual Série 6, também um cupê de 2+2 lugares e elevado desempenho. Mas a marca de Munique ainda estuda o lançamento de um grande sedã esportivo, na linha sugerida pelo conceito CS, que poderá marcar o merecido retorno da carismática designação iniciada pelo número 8.

Ficha técnica
_ 850i (1990) 850 CSi (1993) 840 Ci 4,4 (1995)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 12 em V longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 75 x 84 mm 80 x 86 mm 82,7 x 92 mm
Cilindrada 4.988 cm3 5.576 cm3 4.398 cm3
Taxa de compressão 8,8:1 9,8:1 10:1
Potência máxima 300 cv a 5.200 rpm 380 cv a 5.300 rpm 286 cv a 5.700 rpm
Torque máximo 45,9 m.kgf a 4.100 rpm 56,1 m.kgf a 4.000 rpm 42,8 m.kgf a 3.900 rpm
Alimentação injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 6 ou automático, 4 manual, 6 manual, 6 ou automático, 5
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado a disco
Antitravamento (ABS) sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, multibraço
RODAS
Pneus dianteiros 235/50 R 16 235/45 R 17 235/50 R 16
Pneus traseiros 235/50 R 16 265/40 R 17 235/50 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,78 m
Entre-eixos 2,68 m
Peso 1.790 kg 1.865 kg 1.855 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (câmbio manual) 6,8 s 6,0 s 6,6 s

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