A simplicidade dominava também a mecânica do 500. Embora com quatro cilindros e refrigeração a água — em vez de dois cilindros e arrefecimento a ar, como em alguns carros de seu porte —, o motor era tão singelo e barato quanto fosse possível. O sistema de arrefecimento usava termo-sifão, o que dispensava a bomba d'água, e o tanque de combustível ficava acima do carburador para não ser necessária bomba de gasolina. As válvulas laterais também ajudavam a reduzir os custos com o cabeçote, embora limitassem o desempenho. Por outro lado, o cabeçote era de alumínio e o sistema elétrico já era de 12 volts.

A mecânica simples, que dispensava a bomba d'água e até a de
combustível, tinha o motor à frente do eixo dianteiro e tração traseira

A cilindrada era um pouco maior que o número 500 da denominação, exatos 569 cm³. A potência de 13 cv a 4.000 rpm, que hoje seria alcançada por motocicletas de um cilindro e 125 cm³, movia com honestidade o carro de apenas 535 kg, levando-o à velocidade máxima de 85 km/h. Como se espera, consumia pouco, fazendo cerca de 16 km/l. O motor ficava à frente do eixo dianteiro, o que alguns atribuem a uma intenção de Giacosa de adotar a tração à frente. Agnelli, porém, teria preferido a tradicional tração traseira por temer uma rejeição do público italiano à novidade, que ainda começava a ganhar adeptos com o Citroën Traction Avant e outros modelos. O capô abria-se para a frente, levando junto a grade.

O câmbio era de quatro marchas, sem sincronização na primeira e na segunda. As suspensões usavam feixes de molas: um transversal com molas semi-elíticas na dianteira, que era independente, e feixes longitudinais de quartos de elipse na traseira, com eixo rígido. O chassi sustentava o motor por um único ponto e terminava no eixo posterior, algo que logo mudaria com sua extensão até a extremidade do carro — ocasião em que os feixes traseiros passavam a ter molas semi-elíticas. O tanque levava 22 litros.
Continua

O chassi dos primeiros modelos, à esquerda, logo era aperfeiçoado para sustentar
a parte traseira, ocasião em que mudavam também os feixes de mola deste eixo

Em escala

A Brumm tem uma vasta série de Topolinos em escala 1:43. O modelo 500 A vem em preto com o teto de lona.

Da série 500 B há o sedã vermelho ou bege, o furgão amarelo e o furgão de bombeiro (acima). O 500 C pode ser um sedã vermelho, azul ou cinza (este com teto de lona), um furgão verde ou uma Giardiniera verde ou bege com as laterais de madeira (abaixo).

A Ixo Models oferece apenas o modelo 500 C de 1949, em 1:43, também em 1:43.

Na escala 1:18, que permite melhor detalhamento, a Mamone tem duas versões: o 500 C de 1952 (acima), em azul, cinza ou verde, e a 500 C Belvedere de 1954.

A versão francesa Simca 6 é feita em 1:43 pela Miniroute, em marrom com teto de lona bege.

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