

O último RX-7 foi o Spirit R,
oferecido em três versões com bancos e freios especiais e motor de até
280 cv |
Em abril de 2002, ao anunciar o encerramento da produção do RX-7 para
agosto seguinte, a Mazda apresentou outra série especial. Limitado a
1.500 unidades, o Spirit R era oferecido em versões Spec-A, Spec-B e
Spec-C. A primeira tinha dois lugares, bancos Recaro com revestimento em
vermelho, que reduziam o peso do conjunto em 10 kg, e freios a disco
ventilado especiais. As rodas de 17 pol usavam pneus 235/45. A Spec-B
adicionava dois pequenos bancos traseiros, e a Spec-C, câmbio automático
(neste caso com motor de 255 cv), mas perdiam os assentos Recaro.
Terminava ali a notável carreira do mais famoso automóvel do mundo a
usar o motor rotativo. Apesar de sua extinção, a Mazda estava convencida
de levar adiante essa exclusividade e lançou o
RX-8, um "cupê de quatro portas" com
o propulsor RENESIS de nova geração, sem turbo. Não se trata, porém, de
um sucessor para o RX-7: o perfil mais esportivo deste último permanece
no aguardo de um substituto, que — ao que se comenta — deve estar nos
planos da Mazda.
A criação de Wankel parece destinado a ainda muitos anos de sucesso,
contrariando todas as expectativas iniciais. Para alegria dos
entusiastas.
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