Mais cara um pouco era a GTX, com motor de 1.721 cm³ — grande para seu porte —, um carburador de corpo duplo e 90 cv. O 0-100 km/h era feito em 9,4 segundos e a velocidade final era de 184 km/h. Com a mesma motorização era oferecida a versão discreta e luxuosa Baccara, que trazia câmbio automático de três marchas. O painel, completamente remodelado, estava bem mais moderno e seguia o padrão da Renault. Era completo e de desenho agradável. A suspensão do Super mantinha as quatro rodas independentes, mas na frente adotava o esquema McPherson com molas helicoidais (atrás permaneciam as barras de torção).

O Super Cinq GT Turbo pretendeu substituir o mítico R5 Turbo, mas com uma fórmula mais convencional: motor dianteiro, 120 cv, 0 a 100 em 8 segundos

Infelizmente o R5 Turbo, apesar de uma evolução discreta em 1982, era descontinuado. Para os saudosos da picante versão era oferecida uma opção menos radical, mas com muito tempero: o topo-de-linha GT Turbo. As belas rodas de alumínio recebiam pneus 175/60 R 13 H e o motor de 1.397 cm³ tinha 120 cv a 5.750 rpm, com carburador. Não era tão potente quanto seu antepassado, mas conseguia um desempenho muito bom: de 0 a 100 km/h em oito segundos, velocidade máxima de 193 km/h. O carrinho de 830 kg fazia com que muitos carros maiores e mais caros comessem poeira... e o tanque de 50 litros agora dava conta do recado.

Um marco na história da Renault, o R5 deixou de ser produzido em 1993. Teve motorizações desde modestos 800 cm³ até 1,7 litros, com potência entre insípidos 34 e intimidadores 160 cv. Tem incontáveis amantes até hoje. O Alpine e o Turbo continuam a ter desempenho muito atual, são até hoje muito apreciados e começam a ficar colecionáveis.

Ficha técnica
_ R5 Alpine Turbo
(1981)
R5 Turbo 2
(1982)
Super Cinq GT
Turbo (1987)
MOTOR
Posição e cilindros dianteiro,
transversal,
4 em linha
central-traseiro,
longitudinal,
4 em linha
dianteiro,
transversal,
4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 76 x 77 mm
Cilindrada 1.397 cm3
Taxa de compressão 8,6:1 7:1 7,9:1
Potência máxima 110 cv a
6.000 rpm
160 cv a
6.000 rpm
120 cv a
5.750 rpm
Torque máximo 15 m.kgf a
4.000 rpm
21,4 m.kgf a
3.250 rpm
16,8 m.kgf a
3.750 rpm
Alimentação carburador e
turbocompressor
injeção mecânica e turbocompressor carburador e
turbocompressor
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira 5, traseira 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado a disco
RODAS
Pneus dianteiros 155/70 R 13 H 190/55 HR 340 175/60 R 13
Pneus traseiros 155/70 R 13 H 220/55 VR 365 175/60 R 13
DIMENSÕES
Comprimento 3,56 m 3,66 m 3,59 m
Entreeixos 2,40 / 2,43 m 2,40 m
Peso 870 kg 970 kg 830 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 186 km/h 210 km/h 193 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 6,6 s 8 s
ND = não disponível

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