Dois meses antes, em março, ocorrera aumento de potência no 280 E/CE para 185 cv, um processo por que passariam outros motores. No início de 1979 os 2,0 e 2,4 a diesel subiam para 60 e 72 cv, na ordem, e tornava-se disponível sistema antitravamento (ABS) para os freios. Na linha 1980 era a vez do 2,5 a gasolina, que passava a 140 cv, e do 3,0 a diesel, agora uma nova unidade de 88 cv. Era a preparação para a adoção de turbocompressor nesse motor, em agosto de 1981, quando chegariam as versões 300 D, CD e TD Turbo, com 123 cv e velocidade máxima de 165 km/h, ótima para um carro a diesel.

A curiosa versão limusine tinha 63 cm a mais entre os eixos, o que permitia haver um banco adicional de três lugares, rebatível e bipartido

Antes disso, no final de 1980, haviam estreado novos motores de quatro cilindros a gasolina, mais leves e econômicos. O 2,0 passava a 109 cv e, com a chegada da injeção mecânica, o 2,3 fornecia 136 cv, tornando dispensável o antigo e pesado "seis" de 2,5 litros, que agora vinha apenas sob encomenda. Em setembro de 1982 vinham diversas evoluções: novos faróis, bancos mais confortáveis inspirados nos do Classe S, luz interna com temporizador, melhor isolamento de ruídos (com dupla guarnição nas portas, por exemplo), direção assistida de série nas versões inferiores. Um ano depois chegava, enfim, o câmbio manual de cinco marchas.

A estréia da geração W124, em 1984, anunciou o fim da trajetória de sucesso da W123. Algumas versões do antigo modelo ainda foram produzidas até janeiro de 1986, de modo a somar 1,28 milhão de unidades com motor a gasolina e 1,41 milhão a diesel, entre as várias carrocerias. De famílias a passageiros de táxis, de executivos a usuários de ambulâncias, quase 2,7 milhões de veículos dessa família transportaram pessoas com o conforto, a solidez e a confiabilidade que muito contribuíram para a imagem que a Mercedes-Benz desfruta até hoje.

O W123 em serviço de táxi: a robustez e o conforto desses Mercedes os tornaram um sucesso nessa aplicação, que ainda exercem em países subdesenvolvidos
Ficha técnica
_ 300 D (sedã) 280 TE (perua)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 5 em linha longitudinal, 6 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 90,9 x 92,4 mm 86 x 78,8 mm
Cilindrada 2.998 cm3 2.746 cm3
Taxa de compressão 21,5:1 9:1
Potência máxima 123 cv a 4.350 rpm 185 cv a 5.800 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf a 2.400 rpm 24,4 m.kgf a 4.500 rpm
Alimentação bomba injetora, turbocompressor injeção mecânica
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual ou automático, 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, braço semi-arrastado
RODAS
Pneus 195/70 R 14
DIMENSÕES
Comprimento / entreeixos 4,72 m / 2,79 m
Peso 1.625 kg 1.545 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h 205 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 15 s 10 s

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