No mesmo Salão de Frankfurt já estava a versão esportiva SL 55 AMG, com motor V8 de 5,4 litros, compressor, potência de 476 cv e torque máximo de 71,4 m.kgf a apenas 2.650 rpm. Era o mais potente Mercedes na época, mas não por muito tempo. De 0 a 100 km/h bastavam 4,7 segundos e velocidade continuava limitada a 250 km/h. O câmbio automático de cinco marchas permitia mudanças manuais por botões no volante, as rodas eram de 18 pol e havia quatro saídas de escapamento.

Cada vez mais bonito, o SL chegou em 2001 à quinta geração: além dos faróis ovalados, adotava tecnologia de ponta e oferecia 476 cv na versão esportiva 55 AMG

O novo V12 aparecia só no Salão de Detroit em janeiro de 2003. Embora mantivesse o nome 600 SL, o motor agora tinha 5,5 litros e dois turbos, como nas Classe S e CL. Desenvolvia 500 cv e torque de 81,6 m.kgf, disponível entre 1.800 e 3.600 rpm. O desempenho era o mesmo do AMG: de 0 a 100 km/h em 4,7 s, máxima de 250 km/h. A linha já contava também com a versão de entrada SL 350, com um V6 de 3,7 litros e 245 cv.

Na linha 2004 a AMG fez um trabalho muito competente: o SL 65 AMG, cujo V12 de 5.980 cm³, dois turbocompressores e 612 cv o faz chegar aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Com câmbio automático de cinco marchas, atinge 250 km/h, mas sem o limitador passaria facilmente dos 300 km/h. O torque máximo é de 102 m.kgf a 2.000 rpm! Vem equipado com pneus 255/35 R 19 na frente e 285/30 R 19 na traseira. Belo motor, belo carro, belo desempenho.

Lado a lado, o novo e o clássico: são mais de 50 anos de evolução, em que não mudam o carisma da marca e seu talento para produzir grandes esportivos

O SL não é mais o Mercedes mais esportivo e rápido: hoje existe o supercarro SLR McLaren, com um V8 de 626 cv, que não respeita o acordo de velocidade e vai aos 334 km/h. Abaixo do conversível existe também o SLK, um dos mais belos roadsters do mercado, já em sua segunda geração. Mas, até para quem não sabe o que significou há meio século o 300 SL das "asas de gaivota", um SL representa hoje um supra-sumo na combinação de classe, esportividade, conforto e desempenho. Um carro que nasceu para ser desejado, quase cultuado.

Ficha técnica
_ 300 SL (1954) 450 SL (1973) SL 600 (2001)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
8 em V
longitudinal,
12 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 85 x 88 mm 92 x 85 mm 89 x 80,2 mm
Cilindrada 2.996 cm3 4.520 cm3 5.987 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 8,8:1 10:1
Potência máxima 240 cv a
6.100 rpm
225 cv a
5.000 rpm
394 cv a
5.200 rpm
Torque máximo 30 m.kgf a
4.800 rpm
41 m.kgf a
3.000 rpm
58 m.kgf a
3.800 rpm
Alimentação injeção mecânica injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 4,
traseira
automático,
3, traseira
automático,
5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira ind., semi-eixos oscilantes ind., braços semi-arrastados ind., multibraço
RODAS
Pneus dianteiros e traseiros 6,50-15 205/70 R 14 245/45 R 18 Z /
275/35 R 18 Z
DIMENSÕES
Comprimento 4,21 m 4,36 m 4,49 m
Entreeixos 2,40 m 2,46 m 2,51 m
Peso 1.295 kg 1.585 kg 2.020 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 235 km/h 215 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,3 s 8,0 s 5,9 s

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