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O primeiro renascimento: nem uma edição especial Frank Sinatra salvou o Imperial 1981-1983 do fracasso

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O modelo de 1990 a 1993: quatro portas, motor V6 e tração dianteira não convenceram, apesar do interior luxuoso e bem-equipado, com painel digital

Em 1982 houve a edição limitada Frank Sinatra, com pintura especial em azul, acabamento interno em tecido ou couro também azul e sistema de áudio sofisticado. Trazia 16 fitas-cassete com os maiores sucessos do cantor americano, amigo pessoal de Iacocca. Curiosamente, essa geração representou a Chrysler por algum tempo nas competições da Nascar, a Stock Car americana, pois sua frente era mais aerodinâmica que as do Cordoba e do Mirada.

Apesar da alta qualidade e da satisfação dos compradores, a produção durou pouco, até 1983. Entre os fatores do insucesso estavam a presença de modelos mais baratos, mas com idêntica mecânica, nos mesmos saguões de concessionária e a problemática injeção, que levou muitos proprietários à substituição pelos carburadores, em
uma reprise do ocorrido em 1958 com o pioneiro sistema Bendix Electrojector. Mas o maior obstáculo pode ter sido a imagem do nome Imperial ser associada a seu desaparecimento em 1975: nessa classe de mercado, o carro tem de ser um símbolo de sucesso, não de fracasso.

De qualquer modo, mais uma tentativa foi feita. Em 1990 o nome renascia em um sedã de quatro portas com a plataforma K, do Chrysler New Yorker e do Dodge Dynasty, e tração dianteira. Agora os motores eram os V6 de 3,3 e 3,8 litros (este com 150 cv), usados em vários carros e minivans da empresa. Como em outros tempos, o interior sofisticado era seu maior atrativo: oferecia painel digital e sistema de áudio Infinity com disqueteira e 10 alto-falantes. No entanto, mais uma vez a proposta fez pouco sucesso e em 1993 era descontinuada. Treze anos depois, o conceito Imperial do Salão de Detroit parece destinado a trazer de volta a aura de requinte de outros tempos.

Ficha técnica
_ Imperial 1955 Imperial
LeBaron 1960
Imperial Crown cupê 1964
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 96,7 x 92,2 mm 106,4 x 95,2 mm
Cilindrada 5.424 cm3 6.768 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 10:1
Potência máxima bruta 250 cv a
4.600 rpm
350 cv a
4.600 rpm
340 cv a
4.600 rpm
Torque máximo bruto 47 m.kgf a
2.800 rpm
65 m.kgf a 2.800 rpm
Alimentação um carburador de corpo quádruplo
CÂMBIO
Marchas e tração 2, traseira 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 8,20-15
DIMENSÕES
Comprimento 5,66 m 5,74 m 5,78 m
Entreeixos 3,30 m 3,27 m
Peso 2.075 kg 2.390 kg 2.400 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 11 s 12 s
Dados de desempenho aproximados; ND = não disponível

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