Como o GS era grande e pesado e seus motores a cada ano mais fracos, a Buick decidiu reformulá-lo completamente, inclusive o chassi. A plataforma do Skylark foi substituída pela do cupê Century. O carro ganhava linhas modernas, mas perdia em esportividade. Não deixou de ser um belo carro, mas os novos conjuntos óticos, grade frontal, pára-choques e capô o deixaram mais comportado. A exceção ficava por conta dos largos rodas e pneus.

Para os aficionados pelo GS, o modelo 1972 foi o último dentro do espírito dos "carros musculosos": os posteriores tornaram-se grandes, pesados, pouco potentes e atraentes

Com sua motorização não foi diferente: o GS 350 passava a ser oferecido com duas opções de carburação, de corpo duplo ou quádruplo, que desenvolviam 150 e 195 cv, nesta ordem. O 455 e o Stage 1 se mantinham inalterados. Mas, como já dizia o ditado, "nada é tão ruim que não possa piorar"... E piorou mesmo. Em 1974 o GS migrava de estrutura novamente, passando para a plataforma Apollo. Seu desenho ficava mais conservador, para não dizer insosso. Mesmo a versão GSX, que tinha freios dianteiros a disco, suspensão especial, rodas e retrovisores esportivos, não era capazes de deixá-lo atraente, resultando em apenas 1,5 mil unidades vendidas. Um fracasso.

No ano seguinte a GM voltava a fabricar o GS com base na plataforma do Century, o que se estendeu até a década de 1980. No entanto, para os entusiastas pelos "carros musculosos", a morte do GS ocorreu bem antes – em 1972, quando foi fabricado pela última vez sobre a plataforma do Skylark. O que veio depois não interessa aos amantes do alto desempenho e das marcas de pneus deixadas no asfalto numa arrancada de semáforo.

Ficha técnica
_ GS 400 (1967) GS 455 (1970)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 102,6 x 99 mm 109,5 x 99 mm
Cilindrada 6.548 cm3 7.458 cm3
Taxa de compressão 10,25:1 10:1
Potência máxima bruta 340 cv a 5.000 rpm 350 cv
Torque máximo bruto 60,8 m.kgf a 3.200 rpm 70,5 m.kgf a 2.800 rpm
Alimentação carburador de
corpo quádruplo
carburador de
corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 7,75-14 F70-14
DIMENSÕES
Comprimento 5,13 m 5,10 m
Entreeixos 2,84 m
Peso ND 1.700 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 96 km/h 7,6 s 6,5 s
ND = não disponível

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