No interior a simplicidade era a nota dominante. Um diminuto módulo com instrumentos e luzes-piloto era um dos poucos elementos do painel em chapa de aço; o grande volante tinha dois raios e não havia itens de luxo. Por outro lado, a possibilidade de reclinar os encostos dianteiros e de rebater o traseiro o tornava muito prático, seja para um descanso nas paradas de viagem, seja para carregar mais bagagem. E, pela primeira vez no segmento, o calor do radiador do motor era usado para desembaçar o pára-brisa e aquecer o interior no rigoroso inverno europeu. |
Em uma Europa que se recuperava da guerra e consumia mais e mais automóveis, o 600 chegava em um momento oportuno, dando à Fiat condições de oferecer mais espaço, conforto e desempenho |
Na
parte mecânica, havia pouco em comum entre o 600 e o Topolino, a
começar pelo motor traseiro — de certo modo um retorno às origens, já
que o primeiro Fiat, em 1899, trazia na parte posterior seu
dois-cilindros de 700 cm³ e 3,5 cv. A opção tinha suas razões de ser:
a Volkswagen vendia seu Fusca (apelidado de Maggiolino na Itália) com
grande êxito e, na França, a Renault havia seguido o mesmo caminho com
o 4CV. Além de evitar as perdas de energia e de espaço da configuração
tradicional, de motor dianteiro e tração traseira, o recurso
desfrutava maior confiança do público que o esquema tudo-à-frente,
ainda pouco utilizado. |
O interior de um modelo 1960 mostra a simplicidade do carrinho, que trazia boas soluções como a reclinação dos bancos dianteiros e traseiros |
Minivan compacta
O 600 foi um sucesso imediato de público e crítica. O ritmo inicial de
produção, de 624 unidades por dia, na fábrica de Mirafiori passou a 839
em dois anos para atender à demanda. Nos primeiros 12 meses foram
despejados nas ruas 300 mil exemplares do carrinho. Boa parte desse
êxito era impulsionada pelo preço de apenas 590 mil liras, menor que o
do próprio Topolino. Planos de pagamento em até 24 meses contribuíam
para o tornar acessível. |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |