A frente mais baixa e inclinada do modelo 1979 melhorava a aparência, mas o Electra ainda perderia outro atributo anos depois: o motor V8

Para 1985 o Electra chegava à quarta e última geração, com grandes novidades. O uso da plataforma C da GM, a mesma dos Cadillacs Fleetwood e DeVille, trazia a tração dianteira, então já consagrada nos carros grandes americanos desde seu surgimento no Oldsmobile Toronado de 1966. O estilo era discreto, com pára-choques mais integrados ao desenho e ampla área envidraçada. As versões incluíam uma de apelo esportivo, a T-Type, e a requintada Park Avenue. Havia também a perua Electra Estate, que curiosamente mantinha a plataforma do sedã anterior com tração traseira.

O motor V6 de 231 pol³ (3,8 litros) tornava-se o principal da linha. Conhecido no Brasil por ter equipado, em versão mais recente, o Chevrolet Omega de 1999 a 2004, esse é um dos propulsores mais famosos da história da Buick. Em uso desde 1962 em versão de 3,2 litros, foi o primeiro V6 em um carro americano e teve diversas outras cilindradas — 3,0, 3,3, 3,7 e 4,1 litros. Curiosamente, a GM vendeu seu projeto em 1967 para a Kaiser-Jeep, acreditando não ter mais utilização, mas o comprou de volta na década seguinte para fazer frente à crise do petróleo.

A quarta geração estreava em 1985 com linhas discretas, tração dianteira e motores de seis cilindros apenas; este modelo 1990 foi o último da série

Além do 3,8, o Electra oferecia a versão de 3,0 litros do mesmo V6 na versão Limited e um Oldsmobile V6 a diesel de 4,3 litros. Portanto, o V8 pertencia ao passado. Dois faróis mais integrados ao estilo em vez dos quatro retangulares, pela primeira vez em sua história, eram adotados em 1987, seguidos dois anos mais tarde pelo acabamento Park Avenue Ultra, com revestimento dos bancos em couro e teto em vinil. Em 1990 o Electra deixava o mercado, sendo substituído em parte pelo Park Avenue e em parte pelo novo Roadmaster. Sem a personalidade dos tempos do deuce and a quarter, a última geração não deixou saudades.

Ficha técnica
_ Electra 225 (1959) Electra 225 (1963)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em "V"
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 106,2 x 92,4 mm 109,4 x 92,4 mm
Cilindrada 6.571 cm3 6.964 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 10,25:1
Potência máxima bruta 325 cv a 4.400 rpm 340 cv a 4.400 rpm
Torque máximo bruto 61,5 m.kgf a 2.800 rpm ND
Alimentação carburador de corpo quádruplo
CÂMBIO
Marchas e tração automático, 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira / traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 8,00-15
DIMENSÕES
Comprimento 5,73 m 5,66 m
Entreeixos 3,21 m 3,20 m
Peso ND
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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