Após leves retoques, o Eldorado só teve 2.250 unidades produzidas em 1966. A assistência de direção variava de acordo com a velocidade e bancos dianteiros aquecidos eram opcionais. No mais, apenas refletia mudanças comuns aos demais modelos da linha. Mas, graças ao sucesso de um primo de outra divisão da General Motors lançado naquele ano, ele viveria uma guinada fundamental em sua história para 1967. Esse primo era o Oldsmobile Toronado.

Os modelos 1965 e 1966 (acima) não tinham mais as barbatanas, mas elas são símbolo da marca até hoje

Atração dianteira   O mais reverenciado conversível da Cadillac desde os anos 50 contava com uma única versão de teto rígido na linha 1967. O Eldorado Hardtop assumia um desenho totalmente distinto dos outros Cadillacs. Com 3,048 metros entre eixos, media 22,8 cm a menos que o Fleetwood Eldorado 1966 e 2,5 cm a menos que o Toronado, de quem herdava ainda a surpreendente tração dianteira — recurso jamais usado num Cadillac até então.

O Eldorado 1967 trazia uma das mais belas, elegantes e equilibradas carrocerias americanas da década... e de todos os tempos. Tinha uma grade quadriculada que ia de lado a lado na frente, escondendo faróis escamoteáveis. Os quatro pára-lamas formavam uma espécie de ombro para cada canto do carro. Nos traseiros ficavam as lanternas, divididas por uma fina camada cromada. As colunas posteriores largas contribuíam para a discrição de um carro inconfundivelmente criado nos Estados Unidos e, apesar de produzido pela marca mais extravagante de Detroit, um primor de contenção e bom gosto. Freios dianteiros a disco já eram opcionais. As vendas saltaram para 17.930 carros.
Continua

Simples e de muito bom gosto, as formas do Eldorado 1967 marcaram uma de suas melhores fases. A tração passava a ser dianteira, como no Oldsmobile Toronado
Em escala

A predominância da década de 1950 é clara nas miniaturas. Só do modelo 1953 temos aqui três opções. A Danbury Mint fez em 1990 o belo trabalho acima, na cor branca.

A escala 1:18 é a mesma do Eldorado negro da Motormint.

Todas as partes abrem, como no modelo vermelho bastante detalhado da Franklin Mint, feito à mão em escala 1:24.

A Fairfield Mint fez um Eldorado Brougham 1957 em 1:18, com precisão e requintes dignos do exclusivo modelo. O interior é acarpetado e podem-se ver até adesivos do alternador, por exemplo. Todas as partes abrem.

A miniatura azul Bahama da Franklin Mint, acima, não fica atrás.

Este Biarritz 1958 em 1:18 da Yat Ming mostra como o desenho do Brougham 1957 influenciou toda a linha Cadillac um ano mais tarde.

O símbolo máximo da centenária história da Cadillac é o Eldorado 1959. A cor rosa só poderia ser fruto de uma década como a de 1950. A Maisto celebra esse mito com uma miniatura precisa em escalas 1:18 e 1:12. Fãs de foguetes também podem se divertir com ela.

Um raro Eldorado mais recente em escala é este carro-madrinha da 500 Milhas de Indianápolis de 1973, fabricado pela Anson. O lançamento em 1971 havia sido a primeira volta do conversível à linha Eldorado, fato que se repetiria em 1984.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade