A publicidade tentava associar uma imagem esportiva à da segurança no transporte
da família, meio de destacar a oferta de freios dianteiros a disco no Gordini III

Em 1967 chegava o Gordini III. Os freios a disco opcionais nas rodas dianteiras eram a grande novidade — a Willys dizia, num anúncio, serem a única reivindicação de seus pilotos no modelo anterior. É curioso que esses freios, bem mais eficientes que os de tambor, equipassem logo um carrinho leve e de baixo desempenho, enquanto modelos mais caros, potentes e pesados, como o Aero e o Itamaraty da própria Willys ou o futuro Dodge Dart, manteriam os tambores até o início da década de 1970.

Os discos, porém, traziam o inconveniente da maior sensibilidade ao travamento de rodas, dificultando a modulação. Em frenagens pânicas, com força máxima aplicada ao pedal, testes registravam espaços de imobilização bem maiores com os novos freios, pois as rodas dianteiras bloqueavam-se facilmente. O III vinha ainda com lanternas traseiras maiores e uma só luz interna acima do retrovisor (antes eram duas nas colunas).

Depois da evolução na suspensão traseira, pouco mais mudou no Gordini até que ele saísse de produção, em 1968, sendo substituído pelo Corcel

Para 1968 chegava o Gordini IV, apenas com novas cores. Em março desse ano ele deixava de ser fabricado, encerrando um total de 74.620 unidades entre as várias versões — 23.887 do Dauphine, 41.045 do Gordini, 8.967 do Teimoso e apenas 721 do 1093. A Willys-Overland era adquirida pela Ford e o projeto M, que estava em desenvolvimento conjunto com a Renault desde 1965, passava às mãos da nova proprietária. Se na França e na Argentina ele deu origem ao R12, no Brasil gerou o Ford Corcel.

Ficha técnica
_ Dauphine Gordini 1093
MOTOR
Posição e cilindros traseiro, longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 58 x 80 mm
Cilindrada 845 cm3
Taxa de compressão 7,7:1 9,2:1
Potência máxima 26 cv a 4.000 rpm 32 cv a 5.200 rpm 42 cv a 5.800 rpm
Torque máximo ND 5,75 m.kgf a
3.800 rpm
ND
Alimentação carburador de corpo simples carb. corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, semi-eixos oscilantes
RODAS
Pneus 145-380
DIMENSÕES
Comprimento / entreeixos 3,98 m / 2,27 m
Peso 650 kg 780 kg ND
DESEMPENHO
Velocidade máxima 115 km/h 125 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 35 s 28 s ND
ND = não disponível

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