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Do alto para baixo, Porsche 914/6, Ford Maverick V8, os Chamonix 550 Spyder e 356 Speedster e, no topo à direita, o projeto Lavínia da FEI: outras atrações de um encontro com muito o que ver

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Festival de beleza   O capricho dos carros é uma constante nesse tipo de evento, mas, se o BCWS tivesse de eleger o Número 1 do dia, certamente seria o Puma GTE 1972 do carioca Paulo Eduardo Lomba. Além da pintura laranja impecável, a superfície de plástico mostra-se absolutamente lisa, como se tratasse de produção em SMC, prensada, e não aplicação de plástico e fibra de vidro no molde, o processo do Puma. Não bastasse, o modelo possui equipamentos opcionais de fábrica, o pacote chamado Rally da época, que consistia lubrificação a cárter seco, manômetro e termômetro de óleo e limpador pantográfico do lado do motorista.

Por conta do colecionador, o motor de 1.955 cm³ (diâmetro dos cilindros de 90,5 mm e curso dos pistões de 76 mm) tem comando de válvulas Engle de 286°, válvulas de admissão de 42 mm e escapamento, 37 mm, dois carburadores Weber 44 IDA, polia do virabrequim pequena, ignição transistorizada (do Fusca a álcool) e diferencial 3,88:1 (SP2 e últimos Fuscas). Tem ainda uma parruda barra estabilizadora dianteira de 19 mm de diâmetro e sistema de ajuste de altura da suspensão traseira, o que acaba influenciando na cambagem das rodas desse eixo. O motor foi medido com 120 cv a 6.300 rpm e o carro atinge 200 km/h, segundo o proprietário.

Outro belo Puma é o do empresário Carlos Eduardo Prado, um GTE 1971 com motor 1,8-litro. Mas havia dezenas de exemplares muito chamativos, da marca festejada e outras. Caso de um impecável VW-Porsche 914/6 e do potente Ford Maverick de Luiz Fernando Baptista — o grande vencedor do dia. Até o Lavínia, um autêntico GT desenhado por Rigoberto Soler, estava presente e andou no circuito. E um Trabant 601, o pequeno carro com motor de dois cilindros a dois tempos, produzido na ex-Alemanha Oriental, estava exposto aos olhares dos curiosos.

Havia também três unidades do Lobini H1, o novo carro esporte brasileiro, cujo início do desenvolvimento foi feito em sociedade com a Chamonix e nas instalações desta (no final de 2004 foi inaugurada a fábrica do Lobini, em Cotia, região da Grande São Paulo). O carro realmente impressiona pelas linhas agradáveis e ao mesmo tempo intimidantes e pelo motor VW/Audi 1,8 turbo central-transversal de 180 cv, capaz de levá-lo a mais de 230 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos, segundo a fábrica. A execução é cuidadosa e o peso de apenas 1.025 kg contribui para o ótimo desempenho. Um dos Lobinis estava com motor preparado que, segundo o fabricante, desenvolve 220 cv e se trata de uma versão opcional. Pilotado por Alaor Espósito, piloto-engenheiro da fábrica, foi segundo na classificação geral, com o tempo de 1:16,65 s, média de 93,93 km/h.

"A idéia agora é realizar o Challenge Chamonix-Pirelli todo ano", disse, animado e satisfeito, Newton Masteguin, no anúncio dos vencedores em cada categoria. É torcer para que assim seja.

Os vencedores
Categoria 1300:
Marcelo Belisse - Fiat 147 ano 1976 - 1.050 cm³ - 1:41,43 s - média 70,98 km/h

Categoria 1600:
Júlio Garrido - Puma GTE ano 1972 - 1.600 cm³ - 1:29,40 - média 80,53 km/h

Categoria 2000:
João Carloni Neto - VW-Porsche 914/6 ano 1970 - 2.000 cm³ - 1:25,37 - média 84,3 km/h

Categoria 4100:
Carlos Prado - Puma GTB ano 1973 - 4.100 cm³ - 1:29,57 - média 80,38 km/h
Categoria V8:
Luiz Fernando Baptista - Ford Maverick ano 1976 - 5.000 cm³ - 1:11,14 - média 101,20 km/h (vencedor da classificação geral).

Categoria Puma:
Paulo Eduardo M. Lomba - Puma GTE ano 1972 - 1.955 cm³ - 1:29,05 - média 80,85 km/h

Categoria Chamonix:
Gustavo Adolfo Anderson - Spyder 550-S ano 2002 - 2.000 cm³ - 1:26,70 - média 83,04 km/h

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