O A610 crescia em todos os pontos: 4,41 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,18 m de altura. Também ganhava peso, chegando a 1.420 kg. Estava bem mais confortável por dentro e com um acabamento à altura da concorrência. Na frente a estatura não era mais problema e atrás também havia mais espaço. A diferença no grupo propulsor era evidente: contava com o motor do Renault 25 TX, só que mais trabalhado. O V6 de 2.975 cm³ tinha 250 cv a 5.750 rpm e 31,6 m.kgf a 4.800 rpm, ajudado pelo turbo Garret T3. Arrancava de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingia a máxima de 265 km/h. |
![]() |
O último Alpine, o A610, era maior e mais confortável e usava faróis escamoteáveis |
Os
freios a disco e os pneus não paravam de crescer. Na frente contava com
a medida 205/45 ZR 16 e atrás com 245/45 ZR 16. Por dentro tinha novo
console e painel mais estilizado. Contava de série com ar-condicionado,
alarme, direção assistida e ABS. As únicas opções eram os bancos em
couro e o rádio/toca-CDs. Apesar de custar 30% a mais que seu
antecessor, ainda tinha um preço muito atraente. Seus concorrentes eram
o Ferrari 348 TB, o Honda NSX
(Acura para os americanos), o Venturi 260, o Porsche 911 Carrera 2 e o
Lotus Esprit Turbo SE. Era mais barato que todos eles e mais veloz que
os dois últimos. Agora estava bem mais respeitável diante de seus
rivais. Continuava a fazer muito sucesso na Alemanha. |
Mais veloz do que nunca: o motor V6 turbo de 3,0 litros e 250 cv registrava máxima de 265 km/h, maior que a do Porsche 911 Carrera 2 |
![]() |
Infelizmente as vendas da série A610 não decolaram e o esportivo teve sua produção encerrada em 1995, mesmo ano do encerramento das atividades da Alpine. Foi considerado um dos últimos GTs franceses, assim como o MVS Venturi. Seis anos depois, surgiram rumores de que o grupo Renault-Nissan pretende ressuscitar a marca, com um esportivo derivado da plataforma do 350Z da marca japonesa. Seus inúmeros aficionados aguardam ansiosos. |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |