Em 1987 já eram fabricadas 2.100 unidades do 205 por dia e o segundo milhão foi atingido. Era o carro mais vendido e o mais exportado da França. A versão GTI ganhava mais um motor, com 1.905 cm³, que desenvolvia 130 cv a 6.000 rpm. Com câmbio de cinco marchas, atingia velocidade final de 205 km/h. Eram unânimes o prazer em dirigir, a ótima estabilidade, a aceleração vigorosa e a eficiência dos freios. Na versão conversível a denominação com esse motor era CTI. A série especial Open vinha com o motor de 80 cv. No ano seguinte a linha recebia novos motores e painel redesenhado. |
Pequenas alterações de estilo e a série especial GTI Griffe, ao lado, eram as novidades em 1991, quando o 205 já acumulava cerca de quatro milhões de unidades produzidas |
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versão Rallye, uma esportiva de acabamento simples, estreava em 1989.
Vinha com dois carburadores Weber de corpo duplo no motor de 1.294 cm3,
103 cv e máxima de 190 km/h. Charmosa e bem-equipada era a série Roland
Garros, nome de um pioneiro da aviação na França, de um estádio em Paris
e do famoso torneio de tênis que lá acontece todo ano. Na cor verde
escuro, trazia vários acessórios externos e internos exclusivos e o
motor 1,4 elevado a 85 cv. Nesse ano o 205 chegava à marca de três
milhões de unidades. Contava com nove motorizações; a carroceria de três
portas vinha em 13 versões de acabamento, e a de cinco portas, em 10. A
SRD e a XTD vinham com um amplo teto solar de série. |
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O GTI teve seu último ano em 1993, na foto: com a chegada do 106, a Peugeot foi reduzindo o leque de versões até encerrar sua fabricação, em 1998 |
Um ano depois a linha contava com cinco séries especiais (Zenith, Look,
Style, Oceane e Indiana) e com a versão Gentry, em que o motor de 1.905
cm³ desenvolvia 105 cv. A versão Cabriolet ganhava capota com comando
elétrico em 1993; a GTI 1,6 deixava de existir, ficando a opção 1,9 com
122 cv apenas. Em 1994 completava o quinto milhão de unidades
produzidas, mas com menor oferta de versões, em que a Style e a Forever
substituíam oito anteriores. No ano seguinte não havia mais os
esportivos GTI e CTI, nem o motor de 1,9 litro. No modelo 1998, apenas o Generation 1,4 e o diesel 1,8 permaneciam disponíveis. |
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