O motor B18 de 75 cv
também seria usado no P210 a partir de 1962, quando ele recebeu o novo
sistema elétrico. Nada de mais relevante surgiu no currículo do PV544
até que o último deixou a linha de Lundby, em 20 de outubro de 1965. O
Amazon já era o grande preferido dos suecos. Voltado prioritariamente
para o mercado nórdico, o P210 durou até fevereiro de 1969 — nada menos
que 25 anos após a apresentação do modelo no qual se baseou, o PV444.
Foram 60.100 unidades acrescentadas ao total dos PV455 e Duett (45.431
unidades).
Os PV444 e 544 totalizaram 339.995 unidades, 160.000 das quais vendidas
no mercado externo. A participação da Volvo nos EUA era notável: passou
a maior parte dos anos 1960 entre as cinco maiores marcas importadas,
chegando a terceira em 1966. Muitos sucessos ainda viriam, graças a um
pequeno sedã que ensinou aos suecos como fazer carros de apelo
universal. Baratos e espartanos, adoráveis como o personagem Willie
Volvo, a série PV444/544 e seus derivados conquistaram seu espaço com
habilidades e garra de um verdadeiro viking.
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