Uma nova caixa de câmbio e encostos de banco desenhados para maior espaço interno chegavam em 1960. Um ano depois o motor B18 de carburação dupla era adaptado à linha do PV544. Com 1.776 cm³, rendia 75 cv a 4.500 rpm e trazia a novidade do virabrequim apoiado em cinco mancais, contra três até então. Sua versão Sports chegava a 90 cv a 5.000 rpm, que em sua última geração seriam 95 cv. Um sistema elétrico de 12 volts veio a tiracolo. De uma só vez, o mais antigo carro da linha ganhava as cores marrom claro, verde pálido, vermelho, azul ardósia e cinza claro.

"O carro esporte da família": com certo exagero, a propaganda alardeava o bom desempenho do pequeno Volvo, que chegou a ter 95 cv na última versão Sports

O motor B18 de 75 cv também seria usado no P210 a partir de 1962, quando ele recebeu o novo sistema elétrico. Nada de mais relevante surgiu no currículo do PV544 até que o último deixou a linha de Lundby, em 20 de outubro de 1965. O Amazon já era o grande preferido dos suecos. Voltado prioritariamente para o mercado nórdico, o P210 durou até fevereiro de 1969 — nada menos que 25 anos após a apresentação do modelo no qual se baseou, o PV444. Foram 60.100 unidades acrescentadas ao total dos PV455 e Duett (45.431 unidades).

Os PV444 e 544 totalizaram 339.995 unidades, 160.000 das quais vendidas no mercado externo. A participação da Volvo nos EUA era notável: passou a maior parte dos anos 1960 entre as cinco maiores marcas importadas, chegando a terceira em 1966. Muitos sucessos ainda viriam, graças a um pequeno sedã que ensinou aos suecos como fazer carros de apelo universal. Baratos e espartanos, adoráveis como o personagem Willie Volvo, a série PV444/544 e seus derivados conquistaram seu espaço com habilidades e garra de um verdadeiro viking.

Na primeira metade da década de 1960 as mudanças foram poucas: chegava a merecida aposentadoria, depois de 20 anos de bons serviços
Ficha técnica
_ PV444 (1947) PV544 (1958)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 75 x 80 mm 79,3 x 80 mm
Cilindrada 1.414 cm3 1.583 cm3
Taxa de compressão 6,5:1 7,4:1
Potência máxima 40 cv a 3.800 rpm 60 cv a 4.500 rpm /
85 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 8,2 m.kgf 11,5 m.kgf a 2.500 rpm /
12 m.kgf a 3.500 rpm
Alimentação carburador de
corpo simples
carburador de corpo
simples / corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira 3 ou 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 5,90 - 16 5,90 - 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,21 m 4,36 m
Entreeixos 2,40 m 2,60 m
Peso 990 kg 950 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 100 km/h 138 km/h / 150 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 23 s / 17 s
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados