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Carros do Passado

Em 1940 o conversível deixava de ser fabricado e, um ano depois, o modelo 7 também deixava as linhas de produção. Em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial, toda a linha era paralisada. Seria utilizada para a fabricação de armamentos e artefatos bélicos. Passada a guerra, em 1946, o Traction, somente nas versões 11 BL e 15 Six G, voltava a ser produzido. Ainda fazia sucesso, apesar de só ter disponível a cor preta, por economia na empresa. Quem desejasse outra cor podia adquiri-lo apenas com a pintura de fundo (primer). Em 1949 passava a ser equipado com pneus radiais Michelin X, patenteados três anos antes.

Interrompida durante a Segunda Guerra, a produção era retomada em 1946, com os modelos 11 BL (ao lado) e 15 Six G; a última unidade do Traction era fabricada em 1957

Foi assim até 1951. No ano seguinte recebia uma tampa traseira que fez aumentar a capacidade do porta-malas, até então muito limitada; luzes de direção; pára-choques maiores e hastes dos limpadores de pára-brisa na parte inferior do vidro. Dois anos depois, o motor de 1,9 litro passava a 60 cv e o modelo 15 H ganhava suspensão hidropneumática no eixo traseiro. Esta faria história em seu sucessor, o DS, e em vários modelos da linha, sendo aperfeiçoada até hoje e presente no moderno C5.

O modelo 11 foi importado para o Brasil entre 1947 e 1951, quase todos na cor preta. Fez sucesso mas não era dos modelos mais vendidos, pois a maioria de carros americanos tinha a preferência. Sua mão-de-obra também era muito especializada, sendo que os mecânicos mais famosos eram de origem francesa. Hoje são poucos. Fez-se até uma réplica do quatro-portas encurtado, só com duas, em plástico reforçado com fibra-de-vidro e com mecânica Volkswagen arrefecida a ar... Não fez muito sucesso.

Entre 1947 e 1951 foi importado para o Brasil, quase sempre na cor preta, mas tinha manutenção cara e difícil. Este modelo esteve em um dos encontros de Águas de Lindóia, SP

André Citroën foi um precursor. E o Traction Avant revolucionou a indústria nos anos 30 e tornou a Citroën conhecida em todo o mundo. Em 25 de julho de 1957 um 11 Familiale encerrava o ciclo de 758.858 exemplares desse modelo que firmou a Citroën como empresa ousada, vanguardista e de tecnologia avançada.

Ficha técnica
_ 11 BL Cabriolet (1938) 15 Six Berline (1953)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longitudinal, 6 em linha
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 78 x 100 mm
Cilindrada 1.911 cm3 2.867 cm3
Taxa de compressão 6,2:1 6,5:1
Potência máxima 50 cv a 3.500 rpm 76 cv a 3.800 rpm
Torque máximo 12,2 m.kgf a 2.000 rpm 19,5 m.kgf a 1.500 rpm
Alimentação carburador carburador de corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 3, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 165 x 400 185 x 400
DIMENSÕES
Comprimento 4,45 m 4,75 m
Entreeixos 2,91 m 3,02 m
Peso 1.100 kg 1.300 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 110 km/h 130 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 32 s 26 s

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