Nas pistas
O S10 americano fez sua estréia em competições em 1998. A National Hot Rod Association (NHRA) organizou provas de arrancada com picapes nos dias de corrida das categorias Pontiac Excitement Nationals e Autolite Nationals. Era a categoria Pro Stock de utilitários, com motores V8 de até 358 pol³ (5,9 litros), como os da NASCAR, alimentados a carburador.

Os veículos (duas fotos superiores) eram preparados pela Jerry Haas Race Cars e os motores pela Lingenfelter Performance Engineering. Tinham cabine estendida, um regulamento restrito em permissão de modificações e peso mínimo de 1.045 kg ao final da prova, piloto incluso. Naturalmente, apenas o estilo lembrava — não muito — os modelos de rua.

No Brasil o S10 ainda participa de competições no asfalto e longe dele. Em autódromos corre, ao lado do Ranger e do Dakota, no campeonato Pickup Racing (terceira foto). São veículos fabricados até o final de 2000, com peso mínimo de 1.350 a 1.400 kg (este o caso do S10), componentes de plástico reforçado com fibra-de-vidro (capô, pára-lamas, portas, pára-choques, caçamba) e motores V6 levemente preparados, com taxa de compressão de até 13:1. Serão nove provas até o final deste ano.

O picape também se destacou em provas fora-de-estrada. A equipe mineira Chevrolet Team, com o piloto Edio Fuchter (e os navegadores Luís Tedesco, em 2000, e Milton Pereira em 2001 e 2002), venceu três vezes o Rally Internacional dos Sertões com o S10 turbodiesel (duas fotos inferiores). Em 2003 não consegui chegar ao pódio, mas venceu alguns estágios especiais.

Antes desses êxitos a GMB havia tentado, em 1999, com um S10 americano de motor V6, preparado no campo de provas de Milford, Michigan, mas teve diversos problemas e não completou a prova.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados