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Carros do Passado

Em 2000 o Cherokee Limited recebia acabamento cromado na grade e tampa traseira, motor e caixa automática mais suaves e silenciosos, faróis mais potentes e rodas de 16 pol. No ano seguinte o motor de quatro cilindros era abandonado, enquanto o Grand adotava câmbio automático de cinco marchas (no V8 apenas), rodas de 17 pol na versão de topo e detalhes internos em tom de alumínio.

A segunda geração do Grand Cherokee ficava mais bonita, prática e potente, embora não tivesse o motor de 5,9 litros: o mais forte é o Overland, na foto, com um 4,7-litros de 260 cv

Para 2002 o Grand Cherokee aparecia nas versões Sport, Special Edition e Overland, esta com motor V8 4,7 de 260 cv e 45,6 m.kgf — um legítimo sucessor para o antigo 5,9 — e retoques visuais. Pedais ajustáveis e bolsas infláveis laterais superiores eram oferecidos para ele. Mercados como o europeu recebiam a versão turbodiesel, com motor de 3,1 litros e 143 cv, depois substituído pelo Mercedes-Benz de 2,7 litros e 163 cv. Em 2003 ganhava limpador de pára-brisa automático e monitor de pressão dos pneus e, em 2004, sistema de navegação.

No Salão de Detroit de 2001 a Jeep apresentava o Liberty (código KJ), um bem-vindo sucessor para o veterano Cherokee, que saía de produção meses depois. Com visual moderno, embora inspirado nos clássicos Jeeps, e suspensão dianteira independente, é um utilitário esporte mais competitivo para um segmento bastante disputado pelas três marcas americanas e por muitas japonesas e sul-coreanas nos Estados Unidos. Em alguns países — como o Brasil — o nome Cherokee foi mantido, para que o público o identifique com o velho e robusto modelo que fez tanto sucesso. Continua

O Cherokee Limited de 2001: último ano na longa carreira de um utilitário esporte que se tornou símbolo desse segmento
Veja ainda
Ficha técnica
_ Wagoneer
(1962)
Cherokee
(1984)
Grand Cherokee (1992)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
6 em V
longitudinal,
8 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no bloco, 2
Diâmetro e curso 97 x 88,9 mm 88,9 x 76 mm 99,3 x 84,1 mm
Cilindrada 3.777 cm3 2.837 cm3 5.212 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 9,1:1
Potência máxima 140 cv a
4.000 rpm*
110 cv a
4.800 rpm
220 cv a
4.400 rpm
Torque máximo 26,3 m.kgf a
1.750 rpm*
19,9 m.kgf a
3.200 rpm
41,5 m.kgf a
2.800 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo injeção multiponto
*Valores brutos
CÂMBIO
Marchas e tração 3, integral 5, integral automático,
4, integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros tambor disco ventilado
/ disco
disco ventilado
/ disco /
antitrav. (ABS)
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira eixo rígido (opção de dianteira
independente no Wagoneer)
RODAS
Pneus 7,50-15 205/75 R 15 225/70 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,66 m 4,28 m 4,50 m
Entreeixos 2,79 m 2,57 m 2,69 m
Peso 1.715 kg 1.350 kg 1.785 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 160 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 9 s 8,9 s
ND = não disponível

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