Outra obra desenhada por Pininfarina e feita por Scaglietti totalmente em liga leve, o LM tinha teto reto, alongado e sem janelas depois das portas. Isso resultava num visual estranho que não combinava com o restante arredondado, embora o GTO daquele ano adotasse o mesmo tema com melhores resultados — além de modificações mínimas no chassi e carburação do louvável projeto original.

O 250 LM, de 1964, marcou a estréia do motor de 3,3 litros, que chegava a 320 cv em configuração para corridas

Como no 250P, o câmbio de cinco marchas contava com diferencial autobloqueante. O V12 trazia os seis carburadores típicos dos 250 para competição, do mesmo modelo do 250P, a taxa de compressão era de 9,7:1 e a potência chegava a 320 cv a 7.500 rpm, o máximo que um modelo da série atingiu. Porém, pela primeira vez, um 250 tinha cilindrada maior que os tradicionais 3,0 litros.

O LM já usava o motor da nova série 275, deslocando 3.285 cm³ (273 cm³ por cilindro, daí a denominação 275). Mesmo não cumprindo o objetivo de substituir o grande GTO, também teve suas vitórias nas pistas em 1964 e teria a última unidade feita em 1966. Terminava assim a rica história de uma das mais marcantes séries já produzidas pela Ferrari.

O V12 de 3,0 litros teve numerosas versões em toda a linha 250. Nunca será esquecido, por seu desempenho e pelo ruído que soa como música para os entusiastas

O GTE cedeu lugar ao 330 GT 2+2, ainda em 1963, e o Lusso abriu caminho para outro destruidor de corações de todo apaixonado por clássicos, o 275 GTB. O conversível partia para que o 275 GTS também tivesse seus momentos de glória. Após ajudar enormemente a Ferrari a se estabelecer no patamar de excelência entre os fabricantes mundiais, a série 250 despedia-se da linha de esportivos de Maranello em boas mãos. Mas deixava saudades, tanto por suas excitantes vitórias quanto por suas belas e inovadoras variações.

Ficha técnica
_ 250 Europa
(1953)
250 California
(1957)
250 GT SWB
(1959)
250 GTO
(1962)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 12 em V
Comando de válvulas no cabeçote, 2 válvulas por cilindro
Diâmetro e curso 68 x 68 mm 73 x 58,8 mm
Cilindrada 2.963 cm3 2.953 cm3
Taxa de compressão 8 a 8,5:1 8,5:1 9,2:1 9,8:1
Potência máxima 200 cv a
6.300 rpm
240 cv a
7.000 rpm
280 cv a
7.000 rpm
290 cv a
7.400 rpm
Torque máximo 29 m.kgf a
4.500 rpm
26 m.kgf a
5.500 rpm
26,5 m.kgf a
6.000 rpm
30 m.kgf a
5.500 rpm
Alimentação 3 carburadores Weber 6 carb. Weber
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor a disco
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus dianteiros 7,10 - 15 ND 185 - 15 6,00 - 15
Pneus traseiros 7,10 - 15 ND 185 - 15 7,00 - 15
DIMENSÕES
Comprimento ND 4,40 m 4,43 m 4,39 m
Entreeixos 2,80 m 2,60 m 2,40 m
Peso 1.150 kg 1.100 kg 1.020 kg 880 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 218 km/h 240 km/h 245 km/h 255 km/h
Aceler. 0 a 100 km/h 9,7 s 8,1 s 6,5 s 5,1 s
ND = não disponível

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