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O desempenho   Não resta dúvida: o Civic do leitor está "quente" e pode ficar ainda mais. Na preparação atual os resultados já são expressivos, com velocidade máxima de 229 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, contra 201 km/h e 12 s do modelo original (note que nas preparações já se consideram os pneus 40 mm mais largos, sem os quais a velocidade seria ainda maior). Embora os regimes de potência e torque máximos não tenham se alterado muito, nota-se que o câmbio ficou curto demais, cabendo alongamento de 19,3% para que haja equilíbrio entre a rotação de maior potência e a da velocidade final.

O aumento do limite de giros para 8.000 rpm, essencial na preparação seguinte, pode ser muito benéfico mesmo à receita atual: o carro pode ganhar até 0,9 s na aceleração de 0 a 100 km/h sem mudar em mais nada a preparação do motor. Nesse caso é recomendável, embora não essencial, que se troquem bielas, pinos dos pistões e os próprios pistões (se possível, também os mancais e as bronzinas) por peças especiais para motores de alto rendimento. Bielas e pistões podem ser forjados, para garantir durabilidade no caso de uso freqüente dos regimes mais altos.

As curvas de potência do Civic original (em azul), com a preparação atual (em roxo), com acessórios adicionais (em verde) e com maior pressão do turbo (em vermelho)

A preparação 2 representa um compromisso a ser analisado: ganham-se 10 cv, mas os picos de potência e torque passam para regimes superiores, havendo até pequena perda no valor de torque máximo. Com isso, o carro ficará menos agradável de dirigir no trânsito lento, com retomadas mais fracas em baixa rotação e a necessidade de uso mais freqüente do câmbio.

Por outro lado, o melhor equilíbrio de rotações entre potência e velocidade faz com que a máxima suba para 248 km/h, enquanto o 0-100 baixa para 6,1 segundos. A necessidade de menor alongamento da relação final (13%) comprova que o motor assim preparado combina melhor com o câmbio original. Esta receita traz a recomendação dos mesmos reforços de componentes internos sugeridos para a anterior.

E como fica o Civic com o veneno mais forte? Picante o suficiente para assustar esportivos de grande renome. Os 310 cv e 34,3 m.kgf de torque não estão muito longe dos 343 cv e 37,1 m.kgf do BMW M3, o que dispensa maiores comentários... A simulação apontou velocidade máxima de 260 km/h e 0-100 km/h em apenas 5,2 segundos, embora deva ser feita a ressalva de que é difícil obter aderência ideal (como prevê o simulador nas acelerações) com um carro tão potente e de tração dianteira. A aceleração imposta aos ocupantes em uma arrancada pode chegar a 1 g, isto é, a sensação de "colar o corpo no banco" será equivalente à de uma queda livre. Continua

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