O
desempenho
Não resta dúvida: o
Civic do leitor está "quente" e pode ficar ainda mais. Na preparação
atual os resultados já são expressivos, com velocidade máxima de 229
km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, contra 201 km/h e
12 s do modelo original (note que nas preparações já se consideram os
pneus 40 mm mais largos, sem os quais a velocidade seria ainda maior).
Embora os regimes de potência e torque máximos não tenham se alterado
muito, nota-se que o câmbio ficou curto demais, cabendo alongamento de
19,3% para que haja equilíbrio entre a rotação de maior potência e a
da velocidade final.
O aumento do limite de giros para 8.000 rpm, essencial na preparação
seguinte, pode ser muito benéfico mesmo à receita atual: o carro pode
ganhar até 0,9 s na aceleração de 0 a 100 km/h sem mudar em mais nada
a preparação do motor. Nesse caso é recomendável, embora não
essencial, que se troquem bielas, pinos dos pistões e os próprios
pistões (se possível, também os mancais e as bronzinas) por peças
especiais para motores de alto rendimento. Bielas e pistões podem ser
forjados, para garantir durabilidade no caso de uso freqüente dos
regimes mais altos. |