por Iran Cartaxo
Além disso, o GM 2.0 é um motor de característica quadrada (86 x 86 mm) e tem apenas duas válvulas por cilindro, o que se julga não ser ideal para alta rotação, ainda mais se o conjunto não foi projetado e dimensionado para tanto. Amais, um motor de linha de produção em massa não recebe cuidados na usinagem para que possa aguentar um acréscimo da ordem de 400% na potência e 50% no regime de rotação sem alívio das peças móveis e um criterioso balanceamento estático e dinâmico de todas as peças rotativas. Deve-se levar em conta também os vínculos motor-chassis, para que não se rompam quando submetidos aos 48,7 kgmf de torque produzidos pelo 'motor'. Somado a isso, duvido que a caixa de transmissão, incluído aí embreagem, semi-eixos, homocinéticas (e por que não as rodas) resistam à primeira arrancada. Isso sem contar a suspensão, que deve ser inteiramente reforçada, não esquecendo-se nem das buchas. Voltando à motricidade, um motor dois
litros com 506 cavalos tem potência específica muito próxima
ao motor de um Fórmula 1 (três litros), projetado,
dimensionado, usinado, tudo isso com ligas metálicas pra
lá de nobres, cerâmica e carbono, justamente pra
aguentar toda essa potência absurda, que ainda assim está
distribuída em 10 mancais no virabrequim e mais de
quatro vínculos treliçados no chassi. E mesmo assim, não
dura mais que duas horas. Já que vocês confiam tanto na
estimativa, estimo uma vida útil na casa de uns 5
segundos à média carga com injeção de nitro, isso se
o motor conseguir comprimir tudo o que foi jogado lá
dentro. É uma estimativa absurda, assim como as vossas.
E um lembrete final: preparação de automóvel não se
restringe só a motor. Um preparador que se preze cuida
do carro inteiro. É o mínimo a ser considerado. |
A consulta e
principalmente a simulação a que você se refere (leia) foram feitas somente a título de
curiosidade. O leitor desejava um desempenho maior que o
de um Mitsubishi 3000 GT sem uso de sobrealimentação,
sendo que este carro tem ótima tração. Tanto que a
simulação citada nem foi incluída na tabela ou nos gráficos:
foi só uma estimativa para exemplificar a preparação
absurda que teria de ser feita no veículo. Há também
no Consultório Técnico uma consulta sobre um Uno Mille
que desejava alcançar 300 km/h, na qual fizemos simulação
semelhante para evidenciar o absurdo. Não seria impossível obter o resultado simulado, mas como você mesmo percebeu, Pablo, seriam necessárias mudanças caríssimas e inviáveis para uso em rua. Para esclarecer ainda mais a respeito, atualmente se extraem no Brasil cerca de 600 cv (com preparação aspirada, sobrealimentação e nitro) dos motores AP e GM de 2 litros em competições de arrancada. Ou seja, contrariando o que você afirma, realmente é possível comprimir toda essa mistura nos cilindros e queimá-la em um ciclo Otto. Mas se tratam mesmo de motores de manutenção constante. Apesar de durarem mais de cinco segundos, não suportam mais de 15 minutos em uso intenso. Realmente, na prática é uma estimativa absurda, apesar de real -- mas foi justamente esse o objetivo da consulta. Outro ponto é quanto ao curso: quanto menor, também menor é a velocidade média dos pistões, e portanto melhor para altos regimes de giros é o motor. Assim o motor GM 2-litros (86 x 86 mm) é melhor para altos regimes que o AP 2.000 da VW (82,5 x 92,8 mm). O problema é que nenhum desses motores suporta regimes acima de 8.000 rpm por muito tempo, devido aos materiais utilizados e também a características de lubrificação e projeto. Quanto ao lembrete final, recomendações para o restante do carro (além do motor) são feitas em todas as consultas onde elas são necessárias. Portanto, caso leia atentamente o Consultório de Preparação, verificará que nos preocupamos muitas vezes mais com a segurança e comportamento dinâmico que com o desempenho em si. Apenas em consultas meramente ilustrativas, como a citada, é que a realidade é deixada um pouco de lado em prol da evidência do absurdo, um exercício de imaginação que é exigido pelos leitores. Como se diz, sonhar (ainda) não paga imposto. E faz bem para a vida. |
Consultório de Preparação - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |