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Os resultados   A simples observação dos quatro primeiros itens da tabela diz muito sobre o comportamento do motor com cada preparação. A primeira destina-se a quem gosta de fazer o motor "girar", isto é, trabalhar em alta rotação todo o tempo. Se a potência aumenta em 8 cv, o torque máximo diminui em 0,4 m.kgf e ambos os regimes sobem bastante. Os índices chegam a ser piores que os do motor original (em azul na tabela e nos gráficos) até 5.500 rpm, quando a vantagem das mudanças enfim se manifesta.

O motorista "girador" conseguirá melhorar a aceleração de 0 a 100 km/h em 0,6 segundo, mas os benefícios não vão muito além. As retomadas tornam-se mais lentas — a não ser, claro, que se mantenham altas rotações pelo uso atento e freqüente do câmbio — e a velocidade máxima cresce apenas 2 km/h com as relações de transmissão originais.

Ocorre que o câmbio do Palio 1,0 16V não é bem escalonado: possui intervalo muito grande entre quarta e quinta marchas, problema visível pela troca sugerida pelo simulador para uma rotação maior que a mudança de terceira para quarta. A causa é o uso pela Fiat de câmbios com a mesma quarta marcha, mas com três relações de quinta (0,92, 0,87 e 0,84, esta a da versão em questão), conforme o motor utilizado.

As curvas de potência do Palio original (em azul), com preparação aspirada (em roxo), com turbo a 0,8 kg/cm2 e uso de álcool (em verde) e com a mesma preparação e óxido nitroso (em vermelho)

O mau escalonamento faz o carro com preparação aspirada atingir máxima em quarta, com o motor praticamente no corte de rotação a 7.450 rpm, podendo esta receita ser bastante beneficiada por um encurtamento do câmbio. O difícil é consegui-lo com componentes originais, já que o diferencial 4,36 já é o mais curto na linha. A solução é recorrer a engrenagens especialmente fabricadas. Para quem não quiser gastar muito, a quinta 0,92, do motor 1,0 de oito válvulas (encurtamento de 9,5%), já é melhor que nada.

As outras preparações, que não envolvem modificações na parte aspirada do motor, conservam os regimes de potência e torque máximos originais. E os resultados são promissores. Na receita turbo, o pequeno Fire supera os 122 cv do 1,8 16V do Stilo, ao atingir 127,7 cv e 17,5 m.kgf. O câmbio passa a ser curto demais, chegando quase ao corte de rotação em quinta, mas o carro fica muito rápido nas acelerações e pode chegar a 193 km/h — mais que as versões 1,6 16V e 1,8 do Palio de fábrica. O diferencial do 1,8 (3,73) é bem adequado a esta receita.

Para muitos, esse desempenho é mais que suficiente. Mas sempre existe quem queira ainda mais — e estes passarão à receita com nitro, para aumento de 40 cv enquanto o sistema estiver em ação. Neste caso, a potência e o torque do Palio (167,7 cv e 22,5 m.kgf) serão equivalentes aos do Stilo Abarth de cinco cilindros, 2,45 litros e 20 válvulas, que atinge 167 cv e 22,8 m.kgf. O Palio poderá acelerar de 0 a 100 km/h em ínfimos 7,1 segundos e completar os 400 metros ("quarto de milha") em 15,1 s.

Mas... a velocidade máxima fica em apenas 195 km/h. A culpa está, mais uma vez, no câmbio: sem um alongamento significativo, que deveria ser de 25,7% como ideal, as relações de marcha se tornam o limitador do carro, fazendo o motor cortar a 6.500 rpm em quinta bem antes que a resistência aerodinâmica impeça o crescimento da velocidade. O diferencial do 1,8 alonga em razoáveis 14,5%. Com a relação adequada, a máxima chegaria a 217 km/h — coincidência ou não, a mesma simulada pelo BCWS para o Stilo Abarth.

O conjunto   Ao contrário de outros carros pequenos simulados recentemente, como o Fiesta Supercharger e o 206 1,6, o Palio traz uma dificuldade a quem deseja prepará-lo: a suspensão macia demais adotada desde a linha 2001, que prejudica a precisão de respostas e a estabilidade ao dirigir rápido. Por isso, desde a receita aspirada já se recomendam alterações para compensar essa característica. Continua

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