Nesta tabela, gerada
pelo novo Simulador de Preparação Sênior, podem-se observar como diferenças,
em relação a consultas anteriores, principalmente os dados referentes aos pontos
ideais de troca de marchas e os dados de consumo. Há também
diversos dados acessórios referentes ao fluxo do motor, desempenho e
comportamento dinâmico. Claro que os parâmetros de desempenho, apesar de bem próximos dos
reais, só serão obtidos em condições de pista plana e de bom atrito,
e com um piloto experiente.
Vale observar que nesta simulação foi colocado o limite de rotação
em 7.200 rpm para o carro original, mas nas preparações o limite foi
eliminado. Por isso, observa-se na simulação que as trocas de marcha
para o carro original ocorrem sempre no limite de rotação. Isso
ocorre porque o Brava HGT tem regimes de rotação muito altos, o que
exige que o motorista "estique" as marchas até o limite de
rotação para ter o rendimento máximo.
O resto do carro também deve passar por ajustes. Para a suspensão,
devem-se adotar conjuntos de molas e
amortecedores mais firmes. Os do Marea Turbo servem bem para as
preparações menos potentes, já para a mais forte é bom encomendar
um conjunto apropriado em oficinas especializadas.
Os freios seguem o mesmo padrão. Apesar de os originais
suportarem bem, é recomendável adotar o conjunto do Marea Turbo, com
discos maiores (ventilados de 281 mm Ø
à frente e discos de 240 mm Ø
atrás) que os do HGT (257 mm Ø
à frente e tambores de 228 mm Ø atrás). Para a preparação mais forte,
podem-se ainda acrescentar ao conjunto
do Marea pastilhas mais macias. Os pneus usados hoje atendem bem às preparações, exceto
à mais
forte, que se beneficiaria de pneus de 245 mm de seção. Afinal, quase 300 cv serão
despejados nas rodas dianteiras.
O simulador gera ainda outra boa quantidade de dados tratados em
forma de gráficos. Vale a pena observá-los para os interessados em
saber como se passa toda a arrancada em termos físicos, ou ainda,
inferir tempos e velocidades para distâncias diferentes de 400 m. Aos
mais técnicos são interessantes as curvas de potência e
torque, assim como a resistência evoluindo através das marchas e
velocidades (veja a página de gráficos).
Para fazer o Brava valer sua aparência -- ou até surpreender --, basta
estar disposto a gastar o necessário e tomar algumas decisões com
base nos dados simulados, além de selecionar bons profissionais e
fornecedores para a empreitada. O resultado será realmente exclusivo
e de assustar os esportivos mais "bravos". Continua
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