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Peugeot 206 turbo: até 300 cv

O motor 1,6 de 16 válvulas quase triplica sua potência
com a preparação mais pesada, que inclui óxido nitroso

Consultoria e simulação: Iran Cartaxo - Texto e fotos: Fabrício Samahá

Tenho um Peugeot 206 16V Rallye. Troquei o filtro de ar por um esportivo de maior vazão e gostaria de simular a instalação de turbo com pressão de 0,6 kg. Este é o site mais completo que conheço em matéria de conteúdo das explanações, bem como técnica nas análises realizadas. Parabéns pelo belo trabalho.

Osvaldo José Baccarin
Araraquara, SP - obaccarin@horizon.com.br

Para meu 206 Quiksilver gostaria de simular um turbo com intercooler, mais óxido nitroso. Podemos simular diferentes níveis de modificação, a mais forte envolvendo turbo, intercooler, óxido nitroso...

Jonas Alves Neiva e Silva
São Paulo, SP - jonas.silva@mude.com.br

Tenho um 206 Passion com filtro de ar esportivo e gostaria de ganhar mais potência em baixas rotações. Uma loja aqui disse que somente com o chip e filtro conseguiria cerca de 20 a 25 cv a mais. É verdade? Parabéns por todo o site, com ótimas reportagens e informações úteis para todos os internautas, que sempre procuram o melhor.
 
Alessander Tavares de Pinho
Brasília, DF - aletpinho@terra.com.br

Gostaria de aumentar a potência do 206 sem alterar muito a originalidade. Pretendo velocidade máxima de 210 km/h e 0-100 em 8,5 segundos. Quais as medidas aconselháveis das rodas e pneus? O quanto deve ser rebaixado o carro? Como rebaixar a suspensão traseira do Peugeot? O BCWS é sem dúvida o melhor meio de comunicação automotiva, atualmente.

Tiago H. Rodrigues
Curitiba, PR - tiagohr@hotmail.com

Entrei em "atrito" com um colega de trabalho que é fanático por Golf. Quando eu disse que o 206 poderia "ralar" um Golf 1.6 o cara ficou furioso. Pensamos na seguinte hipótese: ambos os carros originais, em Interlagos, em teste com um piloto com habilidades normais, dirigindo durante 5 voltas. Gostaríamos de saber quem obteria o melhor tempo, pra ver quem ganha a cerveja! Pediria um comparativo também com o Golf 2.0, só pra desencargo de consciência!

Carlos Eduardo S. Carvalho (e Sergio Donizette L. Junior)
São José dos Campos, SP - sjc.ceduardo@microsiga.com.br

O mesmo do C3, Xsara e 307, o motor 1,6 16V do 206 destaca-se pelo bloco de alumínio e a ótima relação r/l, que contribuem para ampliar as possibilidades de preparação

Desde seu lançamento, em 1999, o Peugeot 206 vem chamando a atenção dos interessados em preparação por aliar visual moderno e boa estabilidade. Dois anos depois esse interesse cresceu rapidamente, com a chegada das versões 1,0 16V, que o tornou mais acessível, e 1,6 16V, que com 110 cv de potência tornou-se uma das referências em desempenho na categoria.

Este último foi o escolhido para o Consultório de Preparação. Além do 206, o motor de 1,6 litro do grupo Peugeot-Citroën (antes importado da França, hoje fabricado em Porto Real, RJ) equipa, com pequenas variações de torque, o 307, o Xsara desde 2001 e o novo C3. Portanto, um propulsor bem conhecido do mercado, o que facilita a preparação à medida em que componentes e receitas vão sendo desenvolvidos pelos especialistas. Continua

Consultório de Preparação - Página principal - e-mail

Data de publicação: 7/10/03

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