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CONSULTÓRIO DE PREPARAÇÃO

por Iran Cartaxo

Dodge Ram V8 com nitro e compressor: quase 450 cv!


Quanto custa e onde posso comprar um Paxton Supercharger? E como ficaria em uma Dodge Ram 5.2 V8 com nitro? Que alterações eu devo fazer, que não prejudiquem o motor da camionete?

Mateus Augusto Vieira Machado
mateus@francanet.com.br



A preparação de um motor de grande capacidade cúbica, baixa potência específica e grande torque como o 5,2 V8 do Dodge Ram surte sempre ótimos resultados. A escolha de um compressor centrífugo de acionamento mecânico, como o Paxton Supercharger (que nunca deve ser chamado de turbo, pois definitivamente não o é) é realmente uma ótima opção, já que este motor dispõe de força de sobra pra acionar o equipamento. Assim, podem-se desfrutar de todas as vantagens de uma preparação sobrealimentada sem ter de conviver com os regimes de funcionamento de um turbo, o peso e tamanho de um blower ou as constantes recargas de um nitro.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Dodge Ram 5,2 V8 original (em azul); com compressor centrífugo de acionamento mecânico (em verde); e com compressor centrífugo de acionamento mecânico e injeção de óxido nitroso (em vermelho)

Veja as curvas ampliadas

Veja as curvas ampliadas
Combinar um compressor mecânico a uma injeção de óxido nitroso é uma solução bastante utilizada pela seguinte razão: em um motor turbo, quando se deseja uma descarga extra de potência, lança-se mão de uma segunda pressão de funcionamento, mais alta, conseguida através de um booster. Em um compressor a regulagem de duas pressões exigiria um segundo conjunto de acionamento, para que fosse alterada a relação de transmissão entre o compressor e o motor -- o que complicaria e encareceria o equipamento de forma inviável. Já que é bem mais difícil fazer um compressor mecânico trabalhar com duas pressões, recorre-se à injeção de óxido nitroso, que passa a servir apenas para dar a potência extra necessária em alguma ocasiões, sendo portanto pouco utilizado, o que reduz o gasto com recargas do nitro.

O kit de um compressor centrífugo de acionamento mecânico é costumeiramente importado já completo, ou seja, além do compressor propriamente dito compõem o kit todas as polias, correias, tubos, linhas de lubrificação, suportes e em alguns casos até a eletrônica necessária para adaptar a injeção ao novo comportamento do motor. Esta eletrônica é responsável, à semelhança do que se faz em carros turbo, por adequar a curva de ignição e injeção aos novos regimes, e pode empregar bicos adicionais, remapeamento e todas as outras soluções já citadas para carros turbo, cabendo ao preparador ou ao fabricante do kit escolher qual a mais adequada à situação.

O kit nitro é completo por simplicidade. Explica-se: possui uma linha e injetores de óxido nitroso e outra linha e injetores de combustível, assim a injeção de combustível adicional já é fornecida pelo próprio kit, não sendo necessário alterar a central eletrônica neste sentido. Como o nitro resfria bastante a mistura, na grande maioria das instalações (exceto as muito pesadas) não se faz necessário atrasar o ponto de ignição para evitar a detonação. Por esse motivo, as maiores preocupações de quem utiliza um kit nitro são apertar o botão na hora certa e manter o reservatório de óxido nitroso sempre cheio, pois todo o resto é de um simplicidade fantástica.

Para o Dodge Ram citado simulou-se o comportamento com compressor centrífugo de acionamento mecânico em sua configuração costumeira (0,5 kg/cm², pressão que de forma alguma prejudicaria seu motor), e com este funcionando em conjunto com o nitro. Confira o desempenho esperado das preparações:
  Original Compressor Compressor e nitro
Potência máxima 220 cv 330 cv 448 cv
Rotação de potência máxima 4400 rpm 4400 rpm 4400 rpm
Velocidade máxima 174 km/h 199 km/h 221 km/h
Rotação à velocidade máxima 3825 rpm 4380 rpm 4850 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,1 s 8,9 s 7,2 s
Torque máximo 41,5 mkgf 62,3 mkgf 84,5 mkgf
Rotação de torque máximo 2800 rpm 2800 rpm 2800 rpm
Alteração recomendada na relação de transmissão - 0,4 %
mais curto
10,2 %
mais longo
Aumento recomendado na injeção de combustível - 41,7 % 83,3 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,51 0,70 0,87
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
Sobre o comportamento do carro preparado, o comentário que salta às vistas, é o absurdo torque que se obtém. O carro ficará muito gostoso de se dirigir, já que o compressor de acionamento mecânico fornece a força extra em todos os regimes de rotações. Assim, o problema de desempenho apenas regular devido ao grande peso do pickup -- apesar do enorme motor -- fica definitivamente resolvido, ganhando de sobra uma imensa capacidade de retomada por todo o torque disponível.

RamAlterações no câmbio não serão necessárias, pois ele já é longo de fábrica como requer uma preparação sobrealimentada. A não ser que se deseje reforçá-lo, o que acreditamos ser dispensável, já que os câmbios usados nestes utilitários são superdimensionados para o transporte de carga. Isso também pode-se aplicar ao motor: mesmo com o nitro acionado, sua durabilidade não será problema desde que não se cometam exageros ou ocorram trancos constantes, pois o motor é muito resistente.

A adição de um intercooler ao circuito do compressor mecânico só traria benefícios: aumentaria a potência em cerca de 5%, fazendo superar os 200 km/h sem o uso do nitro, e permitiria uma regulagem do motor mais econômica.

O preço de tudo? A alta do dólar surtiu grande efeito sobre esses equipamentos importados, como o nitro e os compressores mecânicos. Um kit de compressor mecânico como o
Paxton Supercharger (existem diversos modelos desta marca, bem como outros fabricantes de compressores) passou a ser vendido entre R$ 3.000 e R$ 6.000, caso dos kits mais completos. O kit de óxido nitroso supera os R$ 1.800 em conjuntos mais sofisticados, podendo ser encontrado a partir de R$ 1.100 nos kits básicos.

Os grande beneficiados pelas mudanças cambiais foram os turbos, que têm quase todas as peças de fabricação nacional. Mas é sempre importante pesquisar e aproveitar promoções. Nelas ainda se podem conseguir os preços antigos, principalmente para o nitro.

Com esta configuração seu grande e pesado Dodge Ram pode perder o medo de enfrentar qualquer carro nacional original e a grande maioria dos importados. Acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos não é para qualquer um -- e um cuidado adicional a tomar é para não arrancar pedaços do asfalto com o imenso torque...

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