Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo ou nitro, para levar o Puma GTB a 250 cv


Tenho um Puma GTB 78, série 1, com diferencial e caixa reforçados, molas de embreagem reforçadas, carburação Weber 40, bobina Mallory , cabos Accel 8'8", comando 282o e escape 6-em-2. Os pneus são 195 na dianteira e 205 na traseira, com previsão para usar os 225 da Ranger. Quanto ele deve estar rendendo? Para uma arrancada de quase 2 km é aconselhável um nitro? Um motor de 70.000 km aguenta? Caso não, fazendo o motor, seria mais viável uma preparação aspirada ou um turbo? Qual o custo de ambos para um desempenho semelhante? O desempenho que pretendo não é nada absurdo; quero mais arrancada e um pouco mais de final, sem inviabilizar o uso diário.

Jean Patrick Champeval
champeval@serraon.com.br

Petrópolis, RJ


Aqui está o Best Cars atendendo a mais uma consulta de um clássico. Depois do Maverick V8 e o Opala 250-S, chegou a vez de um fora-de-série -- e que fora-de-série! --, o Puma GTB com motor de 6 cilindros do Opala.

Apesar da carroceria em fibra de vidro, o Puma GTB não tem no baixo peso um dos pontos favoráveis ao desempenho. A tecnologia disponível à época para o trabalho em fibra, para conseguir boa qualidade de acabamento e resistência (necessária diante da potência do motor), exigiu um aumento da espessura das peças que compõem a carroceria, o que o leva a 950 kg.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Puma GTB original (em azul), com a preparação atual (em marrom), a mesma preparação com aumento de taxa (em rosa), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,5 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Com a preparação -- bastante equilibrada -- já feita em seu Puma, Jean, o rendimento já deve estar bem satisfatório. A única restrição é à manutenção da taxa de compressão original de 7,8:1, muito baixa para o combustível atual. Você poderia estar gozando de maior potência e torque e menor consumo, por isso deve providenciar um aumento na taxa assim que possível.

Como você não deseja um carro muito mais forte do que já possui, e sim uma potência extra para superar "imprevistos" (leia-se adversários com preparação mais completa, talvez receitada pelo Best Cars...) que ocorrem durante uma arrancada, simulamos a preparação atual e outras três descritas a seguir:

- Preparação atual com aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto. Custo aproximado de R$ 50.

- Adaptação de um kit nitro, com 6 injetores de óxido nitroso de 0,020 pol., um para cada cilindro, e 6 injetores extras de combustível de 0,026 pol., também um para cada cilindro, e ainda aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto. Custo aproximado de R$ 750.

- Colocação de um turbocompressor com intercooler e pressão regulada para 0,5 kg/cm2; aumento da taxa de compressão em 0,7 ponto, pois a pressão utilizada será baixa e a taxa pode ser elevada um pouco sem o risco de detonação. Custo aproximado de R$ 1.500.

Observe o desempenho estimado:

  Preparação atual Aumento de taxa Óxido nitroso Turbo a 0,5 kg/cm2
Potência máxima 166 cv 175 cv 263 cv 255 cv
Rotação de potência máxima 5500 rpm 5700 rpm 5700 rpm 5500 rpm
Velocidade máxima 204 km/h 207 km/h 237 km/h 235 km/h
Rotação à velocidade máxima 4370 rpm 4445 rpm 5090 rpm 5040 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5 s 8,1 s 6,4 s 6,6 s
Torque máximo 22,6 mkgf 23,8 mkgf 35,7 mkgf 34,6 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3100 rpm 3100 rpm 3000 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão 21,1 % 21,8 % 10,5 % 8,5 %
Aumento recomendado na injeção de combustível - - 41,7 % 41,7 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,73 g 0,77 g 1,15 g 1,12 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Os pneus atuais de seu carro têm medidas ainda adequadas ao GTB, mas não recomendamos o emprego dos 225/70 R 14 do pickup Ranger. Mesmo com composto apropriado (os do utilitário seriam inviáveis pela característica mista, cidade e campo), seu perfil é muito alto e o perímetro maior (6,6% a mais que os 195/70 R 14 dianteiros) desajustaria as relações de marcha, velocímetro, hodômetro e a geometria de direção e suspensão. Melhor seria utilizar rodas de 15 pol. de aro com pneus 205/60 ou mesmo 225/55 -- estes mais difíceis de encontrar no Brasil. Você pode também combinar as duas medidas, nos eixos dianteiro e traseiro respectivamente, de modo a compensar a tendência do Puma de sair de traseira quando a potência é aplicada em curva.

O fato de o motor estar com 70.000 km não impede o uso do turbo ou do nitro. É preciso avaliar suas condições de desgaste para se ter uma idéia clara da aplicabilidade dos venenos, mas este motor é muito resistente e, em bom estado de conservação, aceitará tanto o nitro como o turbo sem problemas. Depois você nos diz como foi a arrancada de 2 km!



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