Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Turbo ou nitro, para levar
o Puma GTB a 250 cv
Tenho um Puma GTB 78, série 1, com
diferencial e caixa reforçados, molas de embreagem reforçadas,
carburação Weber 40, bobina Mallory , cabos Accel 8'8",
comando 282o e escape 6-em-2. Os
pneus são 195 na dianteira e 205 na traseira, com previsão para
usar os 225 da Ranger. Quanto ele deve estar rendendo? Para uma
arrancada de quase 2 km é aconselhável um nitro? Um motor de
70.000 km aguenta? Caso não, fazendo o motor, seria mais viável
uma preparação aspirada ou um turbo? Qual o custo de ambos para
um desempenho semelhante? O desempenho que pretendo não é nada
absurdo; quero mais arrancada e um pouco mais de final, sem
inviabilizar o uso diário.
Jean Patrick Champeval
champeval@serraon.com.br
Petrópolis, RJ
Aqui está o Best Cars atendendo a mais uma consulta de
um clássico. Depois do Maverick V8 e o Opala 250-S, chegou a vez
de um fora-de-série -- e que fora-de-série! --, o Puma GTB com
motor de 6 cilindros do Opala.
Apesar da carroceria em fibra de vidro, o Puma GTB não tem no
baixo peso um dos pontos favoráveis ao desempenho. A tecnologia
disponível à época para o trabalho em fibra, para conseguir
boa qualidade de acabamento e resistência (necessária diante da
potência do motor), exigiu um aumento da espessura das peças
que compõem a carroceria, o que o leva a 950 kg.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Puma GTB original (em azul), com a preparação atual (em marrom), a mesma preparação com aumento de taxa (em rosa), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,5 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Com a preparação -- bastante equilibrada -- já feita em seu
Puma, Jean, o rendimento já deve estar bem satisfatório. A
única restrição é à manutenção da taxa de compressão
original de 7,8:1, muito baixa para o combustível atual. Você
poderia estar gozando de maior potência e torque e menor
consumo, por isso deve providenciar um aumento na taxa assim que
possível.
Como você não deseja um carro muito mais forte do que já
possui, e sim uma potência extra para superar
"imprevistos" (leia-se adversários com preparação
mais completa, talvez receitada pelo Best Cars...) que
ocorrem durante uma arrancada, simulamos a preparação atual e
outras três descritas a seguir:
- Preparação atual com aumento da taxa de compressão
em 1,5 ponto. Custo aproximado de R$ 50.
- Adaptação de um kit nitro, com 6 injetores de óxido nitroso de 0,020 pol., um para cada cilindro, e 6 injetores extras de combustível de 0,026 pol., também um para cada cilindro, e ainda aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto. Custo aproximado de R$ 750.
- Colocação de um turbocompressor
com intercooler e pressão regulada para 0,5 kg/cm2;
aumento da taxa de compressão em 0,7 ponto, pois a pressão
utilizada será baixa e a taxa pode ser elevada um pouco sem o
risco de detonação. Custo aproximado de R$ 1.500.
Observe o desempenho estimado:
Preparação atual | Aumento de taxa | Óxido nitroso | Turbo a 0,5 kg/cm2 | |
Potência máxima | 166 cv | 175 cv | 263 cv | 255 cv |
Rotação de potência máxima | 5500 rpm | 5700 rpm | 5700 rpm | 5500 rpm |
Velocidade máxima | 204 km/h | 207 km/h | 237 km/h | 235 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4370 rpm | 4445 rpm | 5090 rpm | 5040 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,5 s | 8,1 s | 6,4 s | 6,6 s |
Torque máximo | 22,6 mkgf | 23,8 mkgf | 35,7 mkgf | 34,6 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3000 rpm | 3100 rpm | 3100 rpm | 3000 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão | 21,1 % | 21,8 % | 10,5 % | 8,5 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível | - | - | 41,7 % | 41,7 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,73 g | 0,77 g | 1,15 g | 1,12 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Os pneus atuais de seu carro têm medidas ainda adequadas ao GTB,
mas não recomendamos o emprego dos 225/70 R 14 do pickup Ranger.
Mesmo com composto apropriado (os do utilitário seriam
inviáveis pela característica mista, cidade e campo), seu
perfil é muito alto e o perímetro maior (6,6% a mais que os
195/70 R 14 dianteiros) desajustaria as relações de marcha,
velocímetro, hodômetro e a geometria de direção e suspensão.
Melhor seria utilizar rodas de 15 pol. de aro com pneus 205/60 ou
mesmo 225/55 -- estes mais difíceis de encontrar no Brasil.
Você pode também combinar as duas medidas, nos eixos dianteiro
e traseiro respectivamente, de modo a compensar a tendência do
Puma de sair de traseira quando a potência é aplicada em curva.
O fato de o motor estar com 70.000 km não impede o uso do turbo
ou do nitro. É preciso avaliar suas condições de desgaste para
se ter uma idéia clara da aplicabilidade dos venenos, mas este
motor é muito resistente e, em bom estado de conservação,
aceitará tanto o nitro como o turbo sem problemas. Depois você
nos diz como foi a arrancada de 2 km!
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