Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo faz o Palio 1.000 andar junto com o 1.600


Gostaria de saber qual a preparação de turbo mais eficiente para um Palio EDX 1.0 com ar-condicionado, que não prejudique a vida útil do motor. Que tipo de turbo deveria colocar e com que pressão? Quanto isso me custaria? Como ficaria o consumo de combustível?

Adriano Jajah Barauna
barauna@yahoo.com
Uberlândia, MG



Para preservar a vida útil do motor preparado é preciso antes de mais nada conciência do motorista, que deve evitar o uso do motor em seus limites por muito tempo e recorrer à potência extra, disponibilizada pelo veneno, somente quando necessário.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Palio 1.0 original (em azul), com turbo a 0,4 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Mesmo quando equipado com controle inteligente, que interrompoe o funcionamento do compressor em acelerações fortes, o ar-condicionado rouba parte da preciosa potência do carro de motor 1.000. Uma preparação bem-feita, que mantenha bom torque em baixa rotação, pode ser uma boa opção para ter esta potência de volta. A melhor opção de veneno para o Palio EDX é mesmo o turbocompressor, e o uso de pressões mais baixas é uma boa política para reduzir o consumo, os riscos e os custos, além de aumentar a durabilidade do motor preparado.

Para seu carro duas boas receitas envolvem um kit turbo sem intercooler, regulado para 0,4 kg/cm², com custo aproximado de R$ 1.200; e um turbo com intercooler, regulado para 0,6 kg/cm², com custo aproximado de R$ 1.450. Em ambas as opções o consumo deve ficar muito próximo do original -- desde que a preparação seja bem-feita --, pois a potência adicional lhe permitirá dirigir como num motor de maior cilindrada, utilizando marchas mais altas e recorrendo menos à aceleração total. Confira o desempenho:

  Original Turbo a 0,4 kg/cm2 Turbo a 0,6 kg/cm2
Potência máxima 61 cv 85 cv 102 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6000 rpm 6000 rpm
Velocidade máxima 148 km/h 166 km/h 176 km/h
Rotação à velocidade máxima 5915 rpm 6620 rpm 7015 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,8 s 12,0 s 10,1 s
Torque máximo 8,1 mkgf 11,3 mkgf 13,5 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3000 rpm 3000 rpm
Alongamento recomendado
na relação de transmissão
- 10,3 % 16,9 %
Aumento recomendado
na injeção de combustível
- 33,3 % 50,0 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,37 g 0,52 g 0,62 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Observe que, em termos de potência -- mas não em torque em baixa rotação --, seu carro torna-se semelhante às versões de 1,6 litro com 8 e 16 válvulas. Para obter o ganho em velocidade final e deixar o EDX mais silencioso e econômico, porém, é importante adequar a relação de transmissão pelo uso de um diferencial mais longo. A linha Fiat oferece opções para ambos os venenos aqui sugeridos: para a pressão de 0,4 kg/cm² utilize o diferencial do Palio 1.500 (3,94:1), 9,7% mais longo que o do 1.000; para o turbo a 0,6 kg/cm², fique com o diferencial do Palio 16V (3,77:1), 13,6% mais longo que o original. O custo da troca de relação não está incluído nos valores citados anteriormente.



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