Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Turbo faz o Palio 1.000
andar junto com o 1.600
Gostaria de saber qual a preparação
de turbo mais eficiente para um Palio EDX 1.0 com
ar-condicionado, que não prejudique a vida útil do motor. Que
tipo de turbo deveria colocar e com que pressão? Quanto isso me
custaria? Como ficaria o consumo de combustível?
Adriano Jajah Barauna
barauna@yahoo.com
Uberlândia, MG
Para preservar a vida útil do motor preparado é preciso antes
de mais nada conciência do motorista, que deve evitar o uso do
motor em seus limites por muito tempo e recorrer à potência
extra, disponibilizada pelo veneno, somente quando necessário.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Palio 1.0 original (em azul), com turbo a 0,4 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Mesmo quando equipado com controle inteligente, que interrompoe o
funcionamento do compressor em acelerações fortes, o
ar-condicionado rouba parte da preciosa potência do carro de
motor 1.000. Uma preparação bem-feita, que mantenha bom torque
em baixa rotação, pode ser uma boa opção para ter esta
potência de volta. A melhor opção de veneno para o Palio EDX
é mesmo o turbocompressor, e o uso de pressões mais baixas é
uma boa política para reduzir o consumo, os riscos e os custos,
além de aumentar a durabilidade do motor preparado.
Para seu carro duas boas receitas envolvem um kit turbo sem
intercooler, regulado para 0,4 kg/cm², com custo aproximado de
R$ 1.200; e um turbo com intercooler, regulado para 0,6 kg/cm²,
com custo aproximado de R$ 1.450. Em ambas as opções o consumo
deve ficar muito próximo do original -- desde que a preparação
seja bem-feita --, pois a potência adicional lhe permitirá
dirigir como num motor de maior cilindrada, utilizando marchas
mais altas e recorrendo menos à aceleração total. Confira o
desempenho:
Original | Turbo a 0,4 kg/cm2 | Turbo a 0,6 kg/cm2 | |
Potência máxima | 61 cv | 85 cv | 102 cv |
Rotação de potência máxima | 6000 rpm | 6000 rpm | 6000 rpm |
Velocidade máxima | 148 km/h | 166 km/h | 176 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5915 rpm | 6620 rpm | 7015 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 16,8 s | 12,0 s | 10,1 s |
Torque máximo | 8,1 mkgf | 11,3 mkgf | 13,5 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3000 rpm | 3000 rpm |