Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo faz o Palio 1.000 andar junto com o 1.600


Gostaria de saber qual a preparação de turbo mais eficiente para um Palio EDX 1.0 com ar-condicionado, que não prejudique a vida útil do motor. Que tipo de turbo deveria colocar e com que pressão? Quanto isso me custaria? Como ficaria o consumo de combustível?

Adriano Jajah Barauna
barauna@yahoo.com
Uberlândia, MG



Para preservar a vida útil do motor preparado é preciso antes de mais nada conciência do motorista, que deve evitar o uso do motor em seus limites por muito tempo e recorrer à potência extra, disponibilizada pelo veneno, somente quando necessário.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Palio 1.0 original (em azul), com turbo a 0,4 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Mesmo quando equipado com controle inteligente, que interrompoe o funcionamento do compressor em acelerações fortes, o ar-condicionado rouba parte da preciosa potência do carro de motor 1.000. Uma preparação bem-feita, que mantenha bom torque em baixa rotação, pode ser uma boa opção para ter esta potência de volta. A melhor opção de veneno para o Palio EDX é mesmo o turbocompressor, e o uso de pressões mais baixas é uma boa política para reduzir o consumo, os riscos e os custos, além de aumentar a durabilidade do motor preparado.

Para seu carro duas boas receitas envolvem um kit turbo sem intercooler, regulado para 0,4 kg/cm², com custo aproximado de R$ 1.200; e um turbo com intercooler, regulado para 0,6 kg/cm², com custo aproximado de R$ 1.450. Em ambas as opções o consumo deve ficar muito próximo do original -- desde que a preparação seja bem-feita --, pois a potência adicional lhe permitirá dirigir como num motor de maior cilindrada, utilizando marchas mais altas e recorrendo menos à aceleração total. Confira o desempenho:

  Original Turbo a 0,4 kg/cm2 Turbo a 0,6 kg/cm2
Potência máxima 61 cv 85 cv 102 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6000 rpm 6000 rpm
Velocidade máxima 148 km/h 166 km/h 176 km/h
Rotação à velocidade máxima 5915 rpm 6620 rpm 7015 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,8 s 12,0 s 10,1 s
Torque máximo 8,1 mkgf 11,3 mkgf 13,5 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3000 rpm