Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Renault Mégane com turbo
ou nitro vai a 220 km/h
Ganhei um Renault Mégane Hatch 2.0 e
gostaria de deixá-lo mais potente. Valeria a pena colocar um
turbo? Ou apenas "mexendo" no motor já poderia atingir
bons resultados?
Júlio César Fernandes
bolsa@matrix.com.br
Gostaria de melhorar o
rendimento de meu Renault Mégane RXE. Seria possível a troca do
chip da injeção? Se possível, qual seria a porcentagem de
melhora? Qual seu custo? Turbo seria outra opção? Aceito
também outras opções de preparação.
Ovídio Júnior
adrbsandoval@netsite.com.br
A maior dificuldade a enfrentar é a de encontrar preparadores
capacitados e peças para preparar o Mégane, carro importado
ainda recente e que, pela potência satisfatória, gera pouca
procura por veneno. Mas uma boa loja de preparação está
capacitada a realizar qualquer serviço e poderá ajudar.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Megáne 2-litros original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A melhor opção de veneno, quando se possui um carro para o qual
não há desenvolvimento de preparações, é com certeza o
óxido nitroso. Não que o nitro seja um bom veneno para uso de
rua, mas sua simplicidade e facilidade de aplicação é tamanha,
que acaba se tornando uma alternativa viável para carros com
dificuldades de preparação.
O óxido nitroso é um meio de sobrealimentação: o gás,
composto por oxigênio e nitrogênio, quando injetado nos
cilindros permite a queima de uma quantidade muito maior de
combustível (em função do oxigênio liberado). Ainda resfria a
câmara de combustão, por causa da súbita despressurização do
gás, que reduz a sua temperatura, e da reação do nitrogênio,
que consome calor. O kit nitro é basicamente composto por:
- um cilindro de gás (óxido nitroso) para ser injetado nos
cilindros junto à mistura e ao combustível extra;
- dutos para conduzir o gás e o combustível;
- bicos injetores, instalados em posição conveniente -- em
geral no coletor de admissão -- levando em conta a formação da
mistura e a reação do gás;
- válvulas para controlar a injeção e reduzir a pressão do
gás.
Apesar de parecer complicada, a instalação de um
turbocompressor é mais simples que a de um veneno aspirado com
ganho de potência equivalente, pelo que pode consistir em boa
opção para este caso. Será necessário, porém, recorrer a uma
oficina de preparação bem aparelhada, capaz de desenvolver o
kit turbo (e obter o coletor de escapamento adequado), além de
realizar o remapeamento que ajustará a injeção e ignição às
novas condições de funcionamento.
Simulamos as seguintes preparações tomando como base o Mégane
Hatch, cujo desempenho é muito próximo ao do Sedan:
- óxido nitroso com 4
injetores de óxido nitroso de 0,015 pol. e 4 injetores extras de
combustível de 0,020 pol., um par para cada cilindro; custo
estimado de R$ 750;
- turbo com pressão de 0,6 kg/cm2
e intercooler; custo estimado de R$ 2.200.
Observem o desempenho estimado:
Original | Óxido nitroso | Turbo a 0,6 kg/cm2 | |
Potência máxima | 115 cv | 186 cv | 193 cv |
Rotação de potência máxima | 5400 rpm | 5400 rpm | 5400 rpm |
Velocidade máxima | 186 km/h | 218 km/h | 221 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4985 rpm | 5830 rpm | 5910 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,2 s | 7,0 s | 6,7 s |
Torque máximo | 17,5 mkgf | 28,0 mkgf | 29,2 mkgf |
Rotação de torque máximo | 4250 rpm | 4250 rpm | 4250 rpm |
Alongamento recomendado na relação de transmissão |
- | 8,0 % | 9,4 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível |
- | 50,0 % | 50,0 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,55 g | 0,89 g | 0,92 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
O simples remapeamento de injeção traria entre 10 e 15 cv de
potência, o que resulta em até 1 segundo a menos na
aceleração de 0 a 100 e 5 km/h a mais na velocidade final. O
custo varia muito para um motor pouco conhecido como o do
Mégane, mas deve ficar entre R$ 400 e R$ 700.
A preparação aspirada não é recomendada pela dificuldade em
conseguir peças, como comando de válvulas mais bravo, e também
pelos problemas para reverter a preparação, bem maiores que no
turbo ou nitro -- o que pode prejudicar a revenda do carro. Além
disso, para obter desempenho semelhante ao dos venenos simulados,
seriam necessárias mudanças extensas no motor, difíceis de se
realizar em um carro importado pouco conhecido dos preparadores.
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