Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Turbo e nitro, opções
para o Mitsubishi Lancer
Parabéns pela página. Nunca vi um
negocio desses, é campeã mesmo! Tenho um Mitsubishi Lancer GLXi
97, com motor 1.600 16V de 112,8 cv. Com cronômetro e no
velocímetro, faz 0 a 100 em 9,5 s (com gasolina Premium, pois a
taxa de compressão é de 10,0:1). Gostaria de saber o que
poderia fazer para aumentar o desempenho, principalmente
aceleração e retomada (ponto crítico); se a
"avigás" traria benefícios e onde encontrá-la; se um
novo filtro de ar seria útil; e as estimativas com turbos que
não tornassem necessário abrir o motor. É possivel instalar
uma barra estabilizadora? Que pneus seriam utilizáveis? Gostaria
de informações sobre remapeamento de injeção.
Humberto Sammarco
fercam21@prestonet.com.br
Sao Paulo, SP
Antes de mais nada é preciso esclarecer alguns pontos, Humberto.
O uso de gasolina Premium, gasolina de aviação (que você chama
de "avigás") e a troca do filtro de ar por um
esportivo produzem pouco ou nenhum resultado sobre a potência e
torque do motor (saiba mais no
Consultório Técnico). Portanto, se você quer realmente
melhorar a aceleração, o caminho não é por aí: é
necessária uma preparação efetiva do carro.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque
estimadas para o Lancer GLXi original (em azul), com óxido
nitroso (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2
(em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
O motor 1,6 do Lancer já tem um grande desenvolvimento aspirado.
Percebe-se isso pelo regime da potência máxima (6.000 rpm) e
pela potência específica elevada, 65,6 cv/l (a potência
correta é de 105 cv e não de 112,8 cv, como você escreveu).
Por isso não é interessante adotar venenos aspirados, sob risco
de prejudicar o torque e por consequência a dirigibilidade,
além de aumentar em excesso o consumo de combustível. A melhor
opção de preparação fica realmente na área da
sobrealimentação, que altera pouco o regime de rotação e não
prejudica o torque, elevando-o na verdade.
Para carros importados, o nitro acaba se tornando boa opção,
por sua extrema simplicidade de adaptação e pela grande
elevação de potência que se pode conseguir. Mas a pequena
autonomia e a cara recarga deste tipo de veneno (clique aqui para saber mais sobre suas
vantagens e desvantagens) podem tornar mais viável outra
opção, mesmo que mais complexa e cara: o turbocompressor. O
turbo pode ser instalado por completo no Brasil, sem a
necessidade da importação de peças, pois já há um
desenvolvimento acentuado deste tipo de veneno entre os
preparadores brasileiros. Uma boa loja de preparação é capaz
de fabricar o kit turbo e reajustar a injeção para as novas
condições de funcionamento, em qualquer automóvel, seja
importado ou nacional.
O desempenho do Lancer GLXi pode-se
igualar ao da versão esportiva de 175 cv, vendida no exterior,
com o emprego de turbo ou óxido nitroso
O remapeamento de injeção é uma opção para tornar o motor
mais "esperto". Com ele se obtêm uma melhor curva de
torque e um leve aumento na potência, desde que se recorra a uma
mão-de-obra bastante especializada -- sob pena de não atingir
nenhum resultado ou até piorar o desempenho atual. Mesmo assim,
apenas com o remapeamento não é possível atingir resultados
expressivos, pois não passa de uma regulagem particular às
condições de funcionamento de seu motor e ao motorista.
Simulamos então as seguintes preparações para o Lancer:
- óxido nitroso com 4
injetores de óxido nitroso de 0,013 pol. e 4 injetores extras de
combustível de 0,018 pol., um par para cada cilindro;
- turbo com pressão de 0,6 kg/cm2
e intercooler;
Observe o desempenho estimado:
Original | Óxido Nitroso | Turbo | |
Potência máxima | 105 cv | 168 cv | 175 cv |
Rotação de potência máxima | 6000 rpm | 6000 rpm | 6000 rpm |
Velocidade máxima | 189 km/h | 221 km/h | 224 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4990 rpm | 5840 rpm | 5920 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,5 s | 7,1 s | 6,8 s |
Torque máximo | 13,7 mkgf | 21,9 mkgf | 22,8 mkgf |
Rotação de torque máximo | 4500 rpm | 4500 rpm | 4500 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão |
- | 2,7 % | 1,4 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível |
- | 50,0 % | 50,0 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,59 g | 0,95 g | 0,98 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Tanto a preparação nitro quanto a turbo aqui citadas podem ser
feitas sem a necessidade de abrir o motor. Mas é importante
recorrer a um preparador experiente, que saiba contornar a
tendência à detonação que a taxa de compressão elevada causa
após a preparação.
O Lancer GLXi sai de fábrica com estabilizador na suspensão
dianteira, e não acreditamos que seja fácil obter uma mais
grossa para melhorar o controle de rolagem em curvas. Se você se
refere à barra de amarração entre as torres da suspensão (clique aqui para saber mais), esbarramos
na mesma dificuldade, a de importação de uma adequada ao
Lancer. Por isso, a adequação do modelo ao novo desempenho
deverá ficar restrita aos freios (é possível adotar os discos
traseiros oferecidos como opcional) e aos pneus.
Se mantiver as rodas originais, de tala 5,5 pol., você pode
substituir a medida 185/65 R 14 por 195/60 R 14, mas seu código
de velocidade H (210 km/h) ficará subdimensionado para a
velocidade máxima do Lancer preparado. Contudo, se a opção for
por aro 15 pol. e tala mais larga, no mínimo 6 pol., surge a
possibilidade de adotar pneus 195/55 R 15 V ou mesmo 205/50 R 15
V, com o que o desempenho em curvas e freadas e a transmissão de
potência ao solo ficarão bastante otimizados.
Vale lembrar que ambas as preparações sugeridas equiparam o
desempenho de seu carro ao da versão de comando duplo e 175 cv a
7.500 rpm vendida lá fora. Falta pouco para seu Lancer sair por
aí dando sustos no "irmão mais bravo" da família, o
Eclipse.
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados