Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Turbo e nitro, opções para o Mitsubishi Lancer


Parabéns pela página. Nunca vi um negocio desses, é campeã mesmo! Tenho um Mitsubishi Lancer GLXi 97, com motor 1.600 16V de 112,8 cv. Com cronômetro e no velocímetro, faz 0 a 100 em 9,5 s (com gasolina Premium, pois a taxa de compressão é de 10,0:1). Gostaria de saber o que poderia fazer para aumentar o desempenho, principalmente aceleração e retomada (ponto crítico); se a "avigás" traria benefícios e onde encontrá-la; se um novo filtro de ar seria útil; e as estimativas com turbos que não tornassem necessário abrir o motor. É possivel instalar uma barra estabilizadora? Que pneus seriam utilizáveis? Gostaria de informações sobre remapeamento de injeção.

Humberto Sammarco
fercam21@prestonet.com.br
Sao Paulo, SP



Antes de mais nada é preciso esclarecer alguns pontos, Humberto. O uso de gasolina Premium, gasolina de aviação (que você chama de "avigás") e a troca do filtro de ar por um esportivo produzem pouco ou nenhum resultado sobre a potência e torque do motor (saiba mais no Consultório Técnico). Portanto, se você quer realmente melhorar a aceleração, o caminho não é por aí: é necessária uma preparação efetiva do carro.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Lancer GLXi original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


O motor 1,6 do Lancer já tem um grande desenvolvimento aspirado. Percebe-se isso pelo regime da potência máxima (6.000 rpm) e pela potência específica elevada, 65,6 cv/l (a potência correta é de 105 cv e não de 112,8 cv, como você escreveu). Por isso não é interessante adotar venenos aspirados, sob risco de prejudicar o torque e por consequência a dirigibilidade, além de aumentar em excesso o consumo de combustível. A melhor opção de preparação fica realmente na área da sobrealimentação, que altera pouco o regime de rotação e não prejudica o torque, elevando-o na verdade.

Para carros importados, o nitro acaba se tornando boa opção, por sua extrema simplicidade de adaptação e pela grande elevação de potência que se pode conseguir. Mas a pequena autonomia e a cara recarga deste tipo de veneno (clique aqui para saber mais sobre suas vantagens e desvantagens) podem tornar mais viável outra opção, mesmo que mais complexa e cara: o turbocompressor. O turbo pode ser instalado por completo no Brasil, sem a necessidade da importação de peças, pois já há um desenvolvimento acentuado deste tipo de veneno entre os preparadores brasileiros. Uma boa loja de preparação é capaz de fabricar o kit turbo e reajustar a injeção para as novas condições de funcionamento, em qualquer automóvel, seja importado ou nacional.

O desempenho do Lancer GLXi pode-se igualar ao da versão esportiva de 175 cv, vendida no exterior, com o emprego de turbo ou óxido nitroso


O remapeamento de injeção é uma opção para tornar o motor mais "esperto". Com ele se obtêm uma melhor curva de torque e um leve aumento na potência, desde que se recorra a uma mão-de-obra bastante especializada -- sob pena de não atingir nenhum resultado ou até piorar o desempenho atual. Mesmo assim, apenas com o remapeamento não é possível atingir resultados expressivos, pois não passa de uma regulagem particular às condições de funcionamento de seu motor e ao motorista.

Simulamos então as seguintes preparações para o Lancer:

- óxido nitroso com 4 injetores de óxido nitroso de 0,013 pol. e 4 injetores extras de combustível de 0,018 pol., um par para cada cilindro;

- turbo
com pressão de 0,6 kg/cm2 e intercooler;

Observe o desempenho estimado:

  Original Óxido Nitroso Turbo
Potência máxima 105 cv 168 cv 175 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6000 rpm 6000 rpm
Velocidade máxima 189 km/h 221 km/h 224 km/h
Rotação à velocidade máxima 4990 rpm 5840 rpm 5920 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,5 s 7,1 s 6,8 s
Torque máximo 13,7 mkgf 21,9 mkgf 22,8 mkgf
Rotação de torque máximo 4500 rpm 4500 rpm 4500 rpm
Encurtamento recomendado
na relação de transmissão
- 2,7 % 1,4 %
Aumento recomendado na
injeção de combustível
- 50,0 % 50,0 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,59 g 0,95 g 0,98 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Tanto a preparação nitro quanto a turbo aqui citadas podem ser feitas sem a necessidade de abrir o motor. Mas é importante recorrer a um preparador experiente, que saiba contornar a tendência à detonação que a taxa de compressão elevada causa após a preparação.

O Lancer GLXi sai de fábrica com estabilizador na suspensão dianteira, e não acreditamos que seja fácil obter uma mais grossa para melhorar o controle de rolagem em curvas. Se você se refere à barra de amarração entre as torres da suspensão (clique aqui para saber mais), esbarramos na mesma dificuldade, a de importação de uma adequada ao Lancer. Por isso, a adequação do modelo ao novo desempenho deverá ficar restrita aos freios (é possível adotar os discos traseiros oferecidos como opcional) e aos pneus.

Se mantiver as rodas originais, de tala 5,5 pol., você pode substituir a medida 185/65 R 14 por 195/60 R 14, mas seu código de velocidade H (210 km/h) ficará subdimensionado para a velocidade máxima do Lancer preparado. Contudo, se a opção for por aro 15 pol. e tala mais larga, no mínimo 6 pol., surge a possibilidade de adotar pneus 195/55 R 15 V ou mesmo 205/50 R 15 V, com o que o desempenho em curvas e freadas e a transmissão de potência ao solo ficarão bastante otimizados.

Vale lembrar que ambas as preparações sugeridas equiparam o desempenho de seu carro ao da versão de comando duplo e 175 cv a 7.500 rpm vendida lá fora. Falta pouco para seu Lancer sair por aí dando sustos no "irmão mais bravo" da família, o Eclipse.



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