Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Gol 1.000 Mi pode ficar
bem mais esperto
Possuo um Gol Mi 97 8 válvulas e
gostaria de saber qual a melhor opção para melhorar um pouco:
instalar um turbo, se é que já existe um para este modelo de
motor, ou alterar a centralina de injeção? Onde posso encontrar
kits para ele?
Alexandre S.Alves
fastline@netkey.com.br
O que posso fazer para que um Gol 1.000
Mi possa ganhar mais arrancada, de forma a atingir seu limite
facilmente? Quais seriam as providências a serem tomadas? E como
posso fazer isto sem que estrague o motor?
Marcos Flávio
marcos_flavio@hotmail.com
Preparar um motor que está há pouco tempo no mercado é sempre
mais difícil, pois ainda não foi desenvolvida grande variedade
de venenos e os preparadores ainda não tiveram tempo de se
habituar ao motor. Mas como se trata de um motor Volkswagen de
alta vendagem, com muita similaridade aos conhecidos AP e
sobretudo pela cilindrada -- motores de 1 litro são ultimamente
os alvos preferidos dos "envenenadores" --, é de se
esperar que haja no mercado peças para preparação turbo e
aspirada para o motor AT-1000, que podem até mesmo ser herdadas
da linha AP.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol Mi original (em azul), com remapeamento (em rosa), com preparação aspirada (em verde) e com turbo a 0,4 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Para dar mais agilidade ao Gol Mi pode-se optar tanto pelo
turbocompressor, que é bem aplicável neste caso, como por um
veneno aspirado leve, para não reduzir muito o torque que já é
escasso neste tipo de motor. O remapeamento é uma boa opção,
mas deve ser feito especialmente em seu carro para surtir algum
efeito palpável. Chips já remapeados não apresentam resultado
dos melhores e, de modo geral, aumentam em muito o consumo e as
emissões poluentes, de forma desproporcional ao ganho de
desempenho.
Simulamos três preparações para o Gol 1.000 Mi, tendo sempre
em vista a manutenção da vida útil do motor e de um bom torque
em baixas rotações:
- remapeamento da central de injeção, com aumento da injeção
de combustível e do avanço da curva de ignição;
- aspirada, com comando de 20o a mais de duração e
0,5 mm a mais de levantamento das válvulas, coletor de
escapamento dimensionado e reajuste da injeção e ignição;
- turbo com 0,4 kg/cm2 de pressão, intercooler e
reajuste da injeção e ignição.
Este é o desempenho estimado:
Original | Remapeado | Aspirada | Turbo | |
Potência máxima | 54 cv | 57 cv | 63 cv | 78 cv |
Rotação de potência máxima | 5400 rpm | 5500 rpm | 5800 rpm | 5400 rpm |
Velocidade máxima | 147 km/h | 149 km/h | 154 km/h | 166 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5580 rpm | 5660 rpm | 5860 rpm |