por Iran Cartaxo Gol 1.6 Mi: turbina grande, embreagem, booster...
|
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 1.6 Mi original, com com turbo a 1,5 kg/cm² e carburador (em verde) e com turbo a 1,5 kg/cm² e injeção (em vermelho) |
Observando seu conjunto
de equipamentos, Anderson, podem-se tecer alguns
comentários. A turbina Garret APL 525, apesar de ser
muito utilizada, é um tanto grande para um motor
1,6-litro. Até mesmo para um 2-litros com pressões
medianas o uso de uma turbina deste tamanho não se
justifica, já que produzirá elevado efeito de retardo (turbo-lag),
em função da maior inércia e do maior regime de gases
que uma turbina deste tamanho exige para funcionar. Para pressões elevadas, acima de 1,5 kg/cm², uma turbina como esta tem seu uso justificado pela maior durabilidade obtida e por aquecer menos o ar durante a compressão, quando comparada a uma turbina menor submetida ao mesmo esforço. Mesmo em um motor pequeno como o 1,6, essa turbina pode ser u |