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por Iran Cartaxo

Gol 1.6 Mi: turbina grande, embreagem, booster...


Quando descobri este site fiquei louco para ter respostas de alto nível sobre preparação de carros, parabéns! Possuo um Gol CL 1.6 MI 1997 e um kit turbo com turbina Garret APL 525, carcaça quente .42; bobina e cabos Mallory; jogo de pistões forjados; carburador 3E; medidores de pressão de óleo e combustível. Qual o jogo de velas ideal, o ponto, giclagem e a pressão máxima da turbina que poderia usar (estava pensando algo em torno 1,5 kg)? Teria necessidade de um radiador de óleo e intercooler? Como o medidor de pressão de combustível me ajudaria na regulagem da mistura? Terei que mexer no câmbio para aproveitar melhor o turbo? Terei que trocar a embreagem? O que mais preciso e quais cuidados devo tomar para que a instalação fique satisfatória, com pequenas possibilidades de quebra? Posso ficar despreocupado em relação às bielas? Gostaria de saber um pouco mais sobre booster: ele joga ar na turbina ou libera a válvula de alívio; isso não traz desgate para o motor? E se eu ligasse o booster e trocasse a marcha no giro certo, mesmo assim teria perigo de quebra? Qual o melhor motor para turbinar, 1.6 ou 1.8?

Anderson Alves
campagro@start.com.br

Campo Mourão, PR


Uma preparação pesada envolve maiores cuidados e despesas e requer praticamente o reaprendizado da direção, pois do estilo de pilotagem dependerá a vida útil de todo o equipamento e sua suscetibilidade a quebras. Grosso modo, considera-se uma preparação pesada aquela que aumente em 100% ou mais a potência do motor. A partir deste limiar, não só se ultrapassa a folga de projeto do motor, mas do carro como um todo -- chassi, câmbio, suspensão. Isso não é motivo, porém, para desistir da empreitada: com alguns reforços e adotando certos hábitos de direção, pode-se gozar do novo rendimento sem problemas e com uma vida útil bem razoável.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 1.6 Mi original, com com turbo a 1,5 kg/cm² e carburador (em verde) e com turbo a 1,5 kg/cm² e injeção (em vermelho)

Observando seu conjunto de equipamentos, Anderson, podem-se tecer alguns comentários. A turbina Garret APL 525, apesar de ser muito utilizada, é um tanto grande para um motor 1,6-litro. Até mesmo para um 2-litros com pressões medianas o uso de uma turbina deste tamanho não se justifica, já que produzirá elevado efeito de retardo (turbo-lag), em função da maior inércia e do maior regime de gases que uma turbina deste tamanho exige para funcionar.

Para pressões elevadas, acima de 1,5 kg/cm², uma turbina como esta tem seu uso justificado pela maior durabilidade obtida e por aquecer menos o ar durante a compressão, quando comparada a uma turbina menor submetida ao mesmo esforço. Mesmo em um motor pequeno como o 1,6, essa turbina pode ser u