por Iran Cartaxo Mitsubishi Eclipse: nitro e mais pressão no turbo
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Para envenenar um carro como o Eclipse GST é preciso encontrar um preparador com experiência e disposição de fazê-lo. A preparação de um carro deste tipo sempre é cara, pode exigir a importação de peças e requer muita capacidade para que evitar que uma pequena imprudência resulte num prejuízo de milhares de reais. A receita mais barata e mais simples, mas que traz os maiores incômodos ao motorista, é a adaptação de um kit de óxido nitroso. O kit completo instalado para o Eclipse sai por volta de R$ 1.500, mas tem os inconvenientes da pequena autonomia do cilindro de gás e da cara recarga do mesmo. Existe também o maior desgaste a que o nitro submete o motor, quando comparado a uma preparação equivalente de outra natureza. |
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Eclipse GST original (em azul), com pressão de 1,3 kg/cm2 (em rosa), com óxido nitroso (em verde) e com pressão de 1,6 kg/cm2 (em vermelho) |
Como o Eclipse GST já é
equipado com turbocompressor, uma opção relativamente
simples é o aumento da pressão de operação do sistema.
Com o remapeamento da central de injeção, e contando
com a taxa de compressão já baixa deste motor, pode-se
chegar a 1,3 kg/cm² de pressão sem riscos, desde que o
remapeamento seja bem-feito. É possível utilizar pressões
maiores, mas deve-se então reduzir a taxa para evitar a
detonação. Simulamos a adaptação do kit nitro de 70 cv; o aumento da pressão do turbo para 1,3 kg/cm², com o devido remapeamento; e o aumento da pressão do turbo para 1,6 kg/cm², com redução da taxa de compressão em 0,5 ponto e também o devido remapeamento. Confira o desempenho estimado: |
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A simples troca do filtro
de ar não surte efeito no desempenho (clique
aqui para saber mais) e ainda sujeita o motor a um risco maior
de absorção de impurezas. Modificações no câmbio não
são necessárias com as preparações sugeridas, pois a
relação do Eclipse original é longa para um esportivo
e se torna mais exata com o aumento de potência. Com estes venenos de baixo custo o cupê da Mitsubishi, já um carro bastante potente, pode deixar bem para trás um Chevrolet Calibra -- a não ser que este também esteja preparado, como simulamos em outra consulta (clique aqui para ler). |
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