Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo e Fabrício Samahá


Gol 2.000 com turbo ou nitro rala Uno Turbo


Tenho um Gol GLSi 2.000 e o carro não anda bem. Já passei vergonha até para Pickup Corsa. Gostaria de uma dica de preparação aspirada forte que eu possa fazer em Brasília, para ter bom desempenho em arrancada, retomada e velocidade final. O que eu poderia trocar?

Luciano Oliveira Penna Fernandes
jakka@brnet.com.br
Brasília, DF



Parabens pelo site, o pessoal aqui em Foz adorou. Temos uma turma de 1.200 pessoas fissuradas em arrancadão. Gostaria de saber como ficaria o Gol GTI 1993 usando turbo com 1 kg/cm2. Qual a potência, quantidade de combustível extra, velocidade final e 0-100?

Marcelo Doebber
doebber@foznet.com.br

Foz do Iguaçu, PR


Tenho um Gol GLS e gostaria de saber qual é a melhor opção para que ele ande na frente do Uno Turbo e dê 220 km/h de final, sem turbiná-lo.

Luciano Fernandez
lollyy@hotmail.com

Brasilia, DF


Tenho um Gol GLi 1.8 95 com turbo a 0,4 kg/cm2 sem intercooler. Pretendo trocar por Gol GTI, já que a turbina Garrett 461 é mais indicada para motores de 2.000 cm3. Como ficaria o desempenho e consumo com pressão de 0,5 kg/cm2 e intercooler? E com o máximo de pressão que você recomendaria e intercooler, sem alterar a taxa de compressão e combustível originais? A central é passível de remapeamento ou colocação de caixa de controle? Informaram que o GTI 95 utiliza a injeção FIC da Ford. O que devo fazer em relação a suspensão e freios? Utilizo rodas de aro 15".

César Pereira de Araújo
oab-df@cd-graf.com.br
Brasília, DF


O volume de consultas de Gol 2-litros turbo mostra a predileção dos donos do modelo por alto desempenho, seja no esportivo GTI ou no mais "comportado" GLS. As duas versões apresentam ótimo potencial de preparação, contando com mecânica robusta e conjunto de suspensão e freios de fácil adaptação ao novo padrão de desempenho.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol 2.000 original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 1 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Como o motor AP-2000 da Volkswagen já foi exaustivamente simulado neste Consultório, mesmo que equipando veículos diferentes, optamos por atender os quatro leitores com duas receitas que devem suprir seus anseios de potência:

- Óxido nitroso com quatro injetores de 0,018 pol. para nitro e quatro de 0,020 pol. para combustível, comando de válvulas de 288° de duração e coletor de escapamento dimensionado. Atende aos Lucianos, que desejam preparação aspirada.

- Turbo operando à pressão de 1 kg/cm2, com intercooler e redução em 1 ponto da taxa de compressão. Responde ao Marcelo e ao César, que podem encontrar em outras consultas a estimativa de potência com menor pressão e taxa de compressão original.

Confiram o desempenho estimado:

  Original Nitro Turbo
Potência máxima 109 cv 204 cv 231 cv
Rotação de potência máxima 5250 rpm 5700 rpm 5250 rpm
Velocidade máxima 180 km/h 222 km/h 231 km/h
Rotação à velocidade máxima 4960 rpm 6115 rpm 6375 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,2 s 7,0 s 6,5 s
Torque máximo 17,0 mkgf 25,3 mkgf 36,1 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3250 rpm 3000 rpm
Alongamento recomendado
na relação de transmissão
- 7,6 % 21,4 %
Aumento recomendado na
injeção de combustível
- 50,0 % 83,3 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,55 g 0,88 g 0,86 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Superar um motor turbo de bom rendimento como o do Uno Turbo, em que pese a diferença de cilindrada (1,4 contra 2 litros), exigiria do Gol uma preparação aspirada bastante pesada, com prejuízo ao torque em baixa rotação e dirigibilidade no uso urbano. Uma receita mais leve associada à injeção de óxido nitroso foi a solução encontrada para fazer sumir do retrovisor as cinco barrinhas da Fiat sem comprometer a utilização do Gol no dia-a-dia.

Para adaptar um carro equipado com injeção às novas condições de funcionamento após o veneno, quer turbo, quer aspirado, sempre se enfrentam problemas, qualquer que seja o sistema de injeção. Esses problemas surgem mais pelo despreparo dos mecânicos em efetuar modificações no funcionamento da injeção do que por uma dificuldade implícita do sistema. Apesar disso sempre há soluções e também quem saiba aplicá-las corretamente. O que se deve manter em mente é que durante uma preparação tanto a quantidade de combustível injetada, como a curva de ponto de ignição, devem ser ajustadas às novas condições, podendo-se lançar mão de remapeamento, caixa de injeção e ignição adicional e outros sistemas menos difundidos. Basta ao dono do carro observar se o sistema escolhido consegue efetuar corretamente as mudanças na quantidade de combustível injetada e curva de ignição.

As medidas de adequação da suspensão e freios do Gol ao novo desempenho estão em diversas consultas e incluem amortecedores mais firmes, pastilhas de freio mais macias, rodas e pneus mais largos. Aros de 15 pol. do GTI 16V com pneus 195/50 R 15 V são recomendados, pois mantêm o perímetro dos pneus originais e a profundidade de montagem especificada pelo fabricante.



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