Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Válvula de prioridade no
Uno Turbo i.e.
Tenho um Uno Turbo i.e. 1996. Gosto do
efeito intimidador da válvula de prioridade e penso em
instalar uma, mas ouço relatos de pessoas que a instalaram nesse
veículo e logo a retiraram, pois a injeção não
estaria "preparada para a nova entrada de ar" em
marcha-lenta e o carro ficaria horrível de se conduzir no
trânsito. Gostaria de saber o que pode ser feito nesse caso e
como aumentar um pouco a potência do Uno.
Patrick Beal
patrickb@abordo.com.br
Brasília, DF
Dar um ar de carro preparado ao Uno Turbo, com a adoção da
válvula de prioridade, tem sido uma vontade de muitos
proprietários desse carro, mas os preparadores encontram
dificuldades para adaptar o dispositivo ao sistema de injeção
sem alterar seu funcionamento.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Uno Turbo original (em azul), com preparação na parte aspirada do motor (em vermelho) e com pressão de superalimentação em 1,1 kg/cm2 (em verde)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A válvula de prioridade tem a função de reduzir o turbo
lag, o retardo da entrada em funcionamento da turbina. É
acionada pelo vácuo formado quando se tira o pé do acelerador.
Nessa ocasião a borboleta de aspiração se fecha, impedindo a
turbina de empurrar ar para o interior dos cilindros. Se não
houver a válvula a turbina é freada pela interrupção do fluxo
de ar, e tem de retomar sua rotação quando o acelerador é
acionado novamente, o que resulta no turbo lag. A
válvula de prioridade abre um caminho alternativo para o ar
comprimido da turbina, lançando-os à atmosfera e evitando a
interrupção do fluxo e a desaceleração da turbina. O ar que
estava comprimido então se descomprime e produz o ruído de
"espirro" que alguns apreciam e outros dispensam.
Um problema freqüente na adaptação da válvula ocorre porque a
injeção utiliza a informação do medidor de vazão de ar para
calcular a quantidade de combustível a ser injetada (o medidor
fica localizado logo após o filtro de ar, quase sempre integrado
à sua caixa, e antes do coletor, onde fica a borboleta de
aspiração). Quando a válvula de prioridade se abre e joga para
a atmosfera uma quantidade de ar que foi considerada pelo medidor
de vazão, a informação deste não mais é válida, a mistura
se enriquece -- pois falta ar -- e o carro engasga.
A solução é retornar esse ar para o sistema numa posição
entre a entrada da turbina e o medidor de vazão de ar: assim o
ar acaba entrando no coletor e a medida da vazão continua
correta. Mas pode ocorrer um problema: o ar comprimido, ao se
expandir, pode voltar e sair no sentido contrário ao fluxo
normal (sair ar pelo filtro, e não entrar como seria normal), o
que causaria problema ainda maior. Para contornar essa
possibilidade deve-se colocar a reentrada do ar proveniente da
válvula de prioridade próxima à turbina, o que ainda concorre
para resfriar a turbina, pois o ar ao se descomprimir fica mais
frio. É uma boa razão para se montar a válvula de prioridade
desse modo também nos carros turbinados e equipados com
carburador.
Correta montagem de uma válvula de prioridade para um carro com turbo e injeção
Nos carros com turbo original de fábrica a válvula de
prioridade retorna o ar da forma mencionada, entre o medidor de
vazão de ar e a turbina, também com o intuito de não
"enganar" a injeção. Poucos sabem que o Tempra
Turbo/Stile e o Uno Turbo possuem uma espécie de válvula de
prioridade, em plástico e toda preta, que recircula o ar. Por
causa da recirculação e de seu desenho específico, a válvula
não produz o ruído característico. Como o leitor procura
justamente o "espirro" e não a redução do turbo
lag ou o resfriamento da turbina, a solução é trocar a
válvula ou colocar outra em conjunto, do tipo vendido em casas
de preparação.
Há duas formas de fazer do Uno Turbo um carro mais bravo,
superar os 200 km/h e baixar de 8 segundos no 0-100. Uma é
aumentar a pressão para 1,1 kg/cm2 com a troca da
válvula de alívio, que regula a pressão de sobrealimentação
e não deve ser confundida com a de prioridade. Deve-se adquirir
uma válvula IHI ou Garret, semelhante à original, mas com haste
de comprimento regulável para regulagem da pressão. A outra
opção é realizar uma preparação na parte aspirada do motor,
com a troca de comando por um com 20o a mais de
duração e 10 mm a mais de lift (levantamento), além
do aumento da taxa de compressão para 8:1. Em ambos os casos é
necessário adaptar a injeção às novas condições de
funcionamento.
Este é o desempenho do Uno Turbo original e o estimado para as
sugestões de preparações citadas:
Original | Preparação aspirada |
Pressão
de 1,1 kg/cm2 |
|
Potência máxima | 118 cv | 138 cv | 139 cv |
Rotação de potência máxima | 6000 rpm | 6500 rpm | 6000 rpm |
Velocidade máxima | 195 km/h | 205 km/h | 206 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5880 rpm | 6200 rpm | 6220 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,2 s | 7,9 s | 7,8 s |
Torque máximo | 17,0 mkgf | 20,1 mkgf | 15,8 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3500 rpm | 3800 rpm | 3500 rpm |
Alteração recomendada na relação de transmissão |
- | 3,6
% mais longo |
4,5
% mais curto |
Aumento recomendado na injeção de combustível |
- | - | 25,0 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,67 g | 0,79 g | 0,80 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados