Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Válvula de prioridade no Uno Turbo i.e.


Tenho um Uno Turbo i.e. 1996. Gosto do efeito intimidador da válvula de prioridade e penso em instalar uma, mas ouço relatos de pessoas que a instalaram nesse veículo e logo a retiraram, pois a injeção não estaria "preparada para a nova entrada de ar" em marcha-lenta e o carro ficaria horrível de se conduzir no trânsito. Gostaria de saber o que pode ser feito nesse caso e como aumentar um pouco a potência do Uno.

Patrick Beal
patrickb@abordo.com.br
Brasília, DF


Dar um ar de carro preparado ao Uno Turbo, com a adoção da válvula de prioridade, tem sido uma vontade de muitos proprietários desse carro, mas os preparadores encontram dificuldades para adaptar o dispositivo ao sistema de injeção sem alterar seu funcionamento.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Uno Turbo original (em azul), com preparação na parte aspirada do motor (em vermelho) e com pressão de superalimentação em 1,1 kg/cm2 (em verde)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


A válvula de prioridade tem a função de reduzir o turbo lag, o retardo da entrada em funcionamento da turbina. É acionada pelo vácuo formado quando se tira o pé do acelerador. Nessa ocasião a borboleta de aspiração se fecha, impedindo a turbina de empurrar ar para o interior dos cilindros. Se não houver a válvula a turbina é freada pela interrupção do fluxo de ar, e tem de retomar sua rotação quando o acelerador é acionado novamente, o que resulta no turbo lag. A válvula de prioridade abre um caminho alternativo para o ar comprimido da turbina, lançando-os à atmosfera e evitando a interrupção do fluxo e a desaceleração da turbina. O ar que estava comprimido então se descomprime e produz o ruído de "espirro" que alguns apreciam e outros dispensam.

Um problema freqüente na adaptação da válvula ocorre porque a injeção utiliza a informação do medidor de vazão de ar para calcular a quantidade de combustível a ser injetada (o medidor fica localizado logo após o filtro de ar, quase sempre integrado à sua caixa, e antes do coletor, onde fica a borboleta de aspiração). Quando a válvula de prioridade se abre e joga para a atmosfera uma quantidade de ar que foi considerada pelo medidor de vazão, a informação deste não mais é válida, a mistura se enriquece -- pois falta ar -- e o carro engasga.

A solução é retornar esse ar para o sistema numa posição entre a entrada da turbina e o medidor de vazão de ar: assim o ar acaba entrando no coletor e a medida da vazão continua correta. Mas pode ocorrer um problema: o ar comprimido, ao se expandir, pode voltar e sair no sentido contrário ao fluxo normal (sair ar pelo filtro, e não entrar como seria normal), o que causaria problema ainda maior. Para contornar essa possibilidade deve-se colocar a reentrada do ar proveniente da válvula de prioridade próxima à turbina, o que ainda concorre para resfriar a turbina, pois o ar ao se descomprimir fica mais frio. É uma boa razão para se montar a válvula de prioridade desse modo também nos carros turbinados e equipados com carburador.

Correta montagem de uma válvula de prioridade para um carro com turbo e injeção


Nos carros com turbo original de fábrica a válvula de prioridade retorna o ar da forma mencionada, entre o medidor de vazão de ar e a turbina, também com o intuito de não "enganar" a injeção. Poucos sabem que o Tempra Turbo/Stile e o Uno Turbo possuem uma espécie de válvula de prioridade, em plástico e toda preta, que recircula o ar. Por causa da recirculação e de seu desenho específico, a válvula não produz o ruído característico. Como o leitor procura justamente o "espirro" e não a redução do turbo lag ou o resfriamento da turbina, a solução é trocar a válvula ou colocar outra em conjunto, do tipo vendido em casas de preparação.

Há duas formas de fazer do Uno Turbo um carro mais bravo, superar os 200 km/h e baixar de 8 segundos no 0-100. Uma é aumentar a pressão para 1,1 kg/cm2 com a troca da válvula de alívio, que regula a pressão de sobrealimentação e não deve ser confundida com a de prioridade. Deve-se adquirir uma válvula IHI ou Garret, semelhante à original, mas com haste de comprimento regulável para regulagem da pressão. A outra opção é realizar uma preparação na parte aspirada do motor, com a troca de comando por um com 20o a mais de duração e 10 mm a mais de lift (levantamento), além do aumento da taxa de compressão para 8:1. Em ambos os casos é necessário adaptar a injeção às novas condições de funcionamento.

Este é o desempenho do Uno Turbo original e o estimado para as sugestões de preparações citadas:

  Original Preparação
aspirada
Pressão de
1,1 kg/cm
2
Potência máxima 118 cv 138 cv 139 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6500 rpm 6000 rpm
Velocidade máxima 195 km/h 205 km/h 206 km/h
Rotação à velocidade máxima 5880 rpm 6200 rpm 6220 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,2 s 7,9 s 7,8 s
Torque máximo 17,0 mkgf 20,1 mkgf 15,8 mkgf
Rotação de torque máximo 3500 rpm 3800 rpm 3500 rpm
Alteração recomendada na
relação de transmissão
- 3,6 %
mais longo
4,5 %
mais curto
Aumento recomendado na
injeção de combustível
- - 25,0 %
Aceleração longitudinal
no interior do veículo
0,67 g 0,79 g 0,80 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.

Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados