Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Mitsubishi Colt: turbo ou
compressor?
Tenho um Mitsubishi Colt GTi
1995 com injeção remapeada para melhor retomada e aceleração.
Gostaria de colocar um compressor como o do Mercedes SLK ou um
turbo (já ouvi falar que o kit do Eclipse serve neste motor), em
qualquer caso com baixa pressão (máximo 0,5 kg/cm2) para não
precisar mexer nas partes internas do motor, manter sua
resistência e não comprometer a transmissão. É possível
realizar este sonho de maneira viável? Qual a estimativa de
ganho de potência e torque? Precisaria buscar peças lá fora
(EUA)?
Outras dúvidas: o novo Código de Trânsito permite estas
alterações e similares? A gasolina Premium mantém o sistema de
injeção realmente limpo? Verifiquei que o desempenho melhora um
pouco. E as outras qualidades, quais são, e quais as
desvantagens (se houver)?
Fábio Terribeli
fbi-t@usa.net
São Paulo, SP
Adaptar um compressor
volumétrico no Colt é difícil, Fábio. É preciso adquirir o
kit apropriado ao seu motor que, caso exista, seria importado e
provavelmente nada barato. O compressor entra em operação mais
cedo que o turbocompressor, mas rouba potência do motor para
operar. O turbo pode fornecer mais potência que o compressor
usando uma mesma pressão e, com uma instalação bem-feita e a
escolha correta da turbina, é possível reduzir bastante o turbo-lag
(atraso da entrada do turbo em operação).
As curvas de potência (as mais altas) e de torque
estimadas para o Colt do leitor com motor original (em azul), com
remapeamento da central de injeção (em verde), com compressor
(rosa) e com turbo (vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Utilizar o turbo do Eclipse é inviável. Mesmo que o coletor de
escape servisse, a turbina e a injeção não seriam apropriadas,
pois seu motor é de 1,8 e não de 2 litros. Existe um Colt 1,8
16V turbo, mas o custo da importação deste conjunto torna a
opção inviável. Em vista disso, sugerimos a instalação de um
turbo nacional. Recorrendo a lojas de renome será possível
alcançar bons resultados a um custo razoável, sem ter que
recorrer à importação de peças.
A maior dificuldade no caso do Colt é obter um coletor de escape
para alojar a turbina, mas em São Paulo há especialistas
capazes de fabricar um de muito boa qualidade. O chip de
injeção e ignição deverá ser novamente remapeado, para se
adequar às novas condições de funcionamento do motor. Segundo
o Consultor você pode manter a taxa de compressão original para
pressão até 0,5 kg/cm2, mas isso depende das condições de
utilização e da instalação. O ideal é deixar esse parâmetro
a cargo do preparador. A gasolina Premium possui maior octanagem
que a comum e a aditivada, o que dificulta a ocorrência de
detonação ("batida de pino") na câmara de
combustão. Pode ser uma boa opção para seu motor após a
montagem do turbo.
Obtivemos a seguinte simulação para as modificações
sugeridas:
Chip remapeado | Compressor a 0,5 kg/cm2 | Turbo a 0,5 kg/cm2 | |
Potência máxima | 146 cv | 209 cv | 217 cv |
Rotação de potência máxima | 6600 rpm | 6500 rpm | 6500 rpm |
Velocidade máxima | 200 km/h | 225 km/h | 228 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 7290 rpm | 8230 rpm | 8330 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,9 s | 5,5 s | 5,3 s |
Torque máximo | 17,7 mkgf | 25,4 mkgf | 26,4 mkgf |
Rotação de torque máximo | 5600 rpm | 5500 rpm | 5500 rpm |
Alongamento recomendado na relação de transmissão | 10,0 % | 26,8 % | 28,2 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível | -- | 41,7 % | 41,7 % |
Aceleração no interior do veículo | 0,79 g | 1,13 g | 1,18 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão e/ou o emprego de pneus mais largos. Caso o aumento de potência não seja muito grande, pode-se mantê-los originais e contar com resultados pouco piores. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo
de simulação de preparação de motores desenvolvido
pelo consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
O novo Código de Trânsito
traz uma má notícia aos que gostam de carros preparados ou
modificados: é proibida toda alteração nas características
originais do veículo sem prévia autorização da autoridade
competente uma permissão bastante improvável de se
obter. Na prática pode haver alguma tolerância da
fiscalização em itens que não afetem a segurança, mas não
há como garantir que seu Colt turbo circule sem problemas de
ordem legal.
Quanto à gasolina Premium, sua única vantagem está na maior
octanagem. Se o fenômeno da detonação ocorre em seu carro
às vezes é possível ouvi-lo, mesmo que haja sensor
, vale a pena usá-la. O poder de limpeza é o mesmo da
aditivada, e ambas são consideradas eficazes em manter limpo o
sistema de injeção. Mas nos testes da imprensa, com carros
nacionais e importados, foi verificado pouco ou nenhum ganho de
desempenho com a Premium, de modo que seu uso é dispensável no
Colt sem turbo. Pode haver alguma melhora em retomadas, sobretudo
ao nível do mar. Não há, contudo, desvantagens exceto o
maior preço.
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