Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Um Alfa 164 para andar junto com Ferraris


O que posso fazer para um Alfa Romeo 164 Super atingir os 300 km/h?

Cláudio Roberto Vidal
vidal@sigmabbs.com.br
Paulínia, SP


A preparação de um carro importado é sempre mais complicada que a de um nacional, Vidal. No caso do Alfa 164 Super de 24 válvulas, as vendas reduzidas e o escasso interesse na preparação do motor -- que já dispõe de um ótimo desempenho -- tornam as dificuldades ainda maiores.

Atingir os 300 km/h, velocidade superior ao de superesportivos como Ferrari F355 e o novo Porsche 911 Carrera, exige uma preparação bastante pesada no Alfa, o que torna o trabalho ainda mais árduo. As dificuldades são, no caso de preparação aspirada, conseguir comandos de válvulas mais bravos, válvulas maiores, escapamento dimensionado e chips para reprogramação da injeção (ou algum equipamento que substitua a reprogramação). Para o uso de turbocompressor é necessário fabricar um coletor especial e todo um novo sistema de escapamento, além do reajuste da injeção.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Alfa Romeo 164 Super original (em azul), com preparação aspirada e óxido nitroso (em verde), e com dois turbos a 1,2 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


O padrão de desempenho pretendido -- já que o brutal aumento de potência necessário implica uma violenta capacidade de aceleração -- envolve também um completo reprojeto do carro, passando por suspensão, reforços no chassi, câmbio, coxins, freios, rodas e pneus. Busca-se, assim, manter um comportamento razoável do carro e evitar a quebra dos componentes envolvidos na transmissão de potência ao solo. Os impecilhos aumentam se falarmos em encontrar lojas dispostas a realizar trabalho de tal responsabilidade e complexidade técnica.

De qualquer forma para atingir 300 km/h num Alfa 164 Super pode-se valer, entre outras, das seguintes receitas teóricas:

- Preparação aspirada e óxido nitroso com remapeamento da central de injeção, comando com 50o a mais de duração e 3 mm a mais de levantamento, aumento da taxa de compressão em 1 ponto, coletor de escapamento dimensionado, 6 injetores de óxido nitroso de 0,015 pol (um para cada cilindro) e 6 injetores extras de combustível de 0,02 pol (também um para cada cilindro);

- Preparação Turbo
com dois turbocompressores, intercooler e 1,2 kg/cm2 de pressão, redução da taxa de compressão em 2 pontos (para diminuir o risco de detonação) e remapeamento da central de injeção. A redução da taxa de compressão é um critério que deve ser avaliado pelo preparador, pois sua experiência e também as condições de utilização -- altitude, por exemplo -- podem levá-lo a uma taxa mais baixa ou mais alta que a sugerida.

O desempenho obtido para as preparações citadas é o seguinte:

  Original Preparação aspirada e nitro 2 turbos a 1,2 kg/cm2
Potência máxima 215 cv 466 cv 475 cv
Rotação de potência máxima 6300 rpm 7800 rpm 6100 rpm
Velocidade máxima 231 km/h 299 km/h 301 km/h
Rotação à velocidade máxima 5880 rpm 7610 rpm 7660 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,1 s 4,7 s 4,7 s
Torque máximo 28,6 mkgf 36,6 mkgf 63,2 mkgf
Rotação de torque máximo 5000 rpm 6200 rpm 4850 rpm
Alteração recomendada na relação de transmissão - 2,9 %
mais curto
25,5 %
mais longo
Aumento recomendado na injeção de combustível - 33,3 % 100 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,77 g 1,56 g 1,59 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Apesar das dificuldades a se vencer, ter um carro capaz de atingir 300 km/h é estimulante para qualquer um.



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