Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Um Alfa 164 para andar
junto com Ferraris
O que posso fazer para um Alfa Romeo
164 Super atingir os 300 km/h?
Cláudio Roberto Vidal
vidal@sigmabbs.com.br
Paulínia, SP
A preparação de um carro importado é sempre mais complicada
que a de um nacional, Vidal. No caso do Alfa 164 Super de 24
válvulas, as vendas reduzidas e o escasso interesse na
preparação do motor -- que já dispõe de um ótimo desempenho
-- tornam as dificuldades ainda maiores.
Atingir os 300 km/h, velocidade superior ao de superesportivos
como Ferrari F355 e o novo Porsche 911 Carrera, exige uma
preparação bastante pesada no Alfa, o que torna o trabalho
ainda mais árduo. As dificuldades são, no caso de preparação
aspirada, conseguir comandos de válvulas mais bravos, válvulas
maiores, escapamento dimensionado e chips para reprogramação da
injeção (ou algum equipamento que substitua a reprogramação).
Para o uso de turbocompressor é necessário fabricar um coletor
especial e todo um novo sistema de escapamento, além do reajuste
da injeção.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Alfa Romeo 164 Super original (em azul), com preparação aspirada e óxido nitroso (em verde), e com dois turbos a 1,2 kg/cm2 (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
O padrão de desempenho pretendido -- já que o brutal aumento de
potência necessário implica uma violenta capacidade de
aceleração -- envolve também um completo reprojeto do carro,
passando por suspensão, reforços no chassi, câmbio, coxins,
freios, rodas e pneus. Busca-se, assim, manter um comportamento
razoável do carro e evitar a quebra dos componentes envolvidos
na transmissão de potência ao solo. Os impecilhos aumentam se
falarmos em encontrar lojas dispostas a realizar trabalho de tal
responsabilidade e complexidade técnica.
De qualquer forma para atingir 300 km/h num Alfa 164 Super
pode-se valer, entre outras, das seguintes receitas teóricas:
- Preparação aspirada e óxido nitroso com
remapeamento da central de injeção, comando com 50o a
mais de duração e 3 mm a mais de levantamento, aumento da taxa
de compressão em 1 ponto, coletor de escapamento dimensionado, 6 injetores de óxido nitroso de 0,015 pol (um
para cada cilindro) e 6 injetores extras de combustível de 0,02
pol (também um para cada cilindro);
- Preparação Turbo com dois turbocompressores,
intercooler e 1,2 kg/cm2 de pressão, redução da
taxa de compressão em 2 pontos (para diminuir o risco de
detonação) e remapeamento da central de injeção. A redução
da taxa de compressão é um critério que deve ser avaliado pelo
preparador, pois sua experiência e também as condições de
utilização -- altitude, por exemplo -- podem levá-lo a uma
taxa mais baixa ou mais alta que a sugerida.
O desempenho obtido para as preparações citadas é o seguinte:
Original | Preparação aspirada e nitro | 2 turbos a 1,2 kg/cm2 | |
Potência máxima | 215 cv | 466 cv | 475 cv |
Rotação de potência máxima | 6300 rpm | 7800 rpm | 6100 rpm |
Velocidade máxima | 231 km/h | 299 km/h | 301 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5880 rpm | 7610 rpm | 7660 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,1 s | 4,7 s | 4,7 s |
Torque máximo | 28,6 mkgf | 36,6 mkgf | 63,2 mkgf |
Rotação de torque máximo | 5000 rpm | 6200 rpm | 4850 rpm |
Alteração recomendada na relação de transmissão | - | 2,9
% mais curto |
25,5
% mais longo |
Aumento recomendado na injeção de combustível | - | 33,3 % | 100 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,77 g | 1,56 g | 1,59 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
Apesar das dificuldades a se vencer, ter um carro capaz de
atingir 300 km/h é estimulante para qualquer um.
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